Segredo Para Combater o Cansaço

O Segredo para Combater o Cansaço consiste em um conjunto de pequenas ações que, somadas, são capazes de fazer milagres pela sua qualidade de vida, aliviando tanto o cansaço físico quanto o mental.


Confira nosso post e veja como se sentir mais disposto no dia a dia.

Segredo Para Combater o Cansaço Físico

Para falarmos do Segredo para Combater o Cansaço, vamos começar pelo aspecto físico que, de alguma maneira, também acaba interferindo no mental.

Alimentação

Segredo Para Combater o Cansaço

Mudanças pequenas nos hábitos alimentares reduzem o nível de cansaço.

Quando ingerimos diariamente uma maior quantidade de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e priorizamos o consumo de sucos, água, água de coco, chás de ervas etc., em questão de poucos dias notamos uma diferença drástica no nosso nível de energia.

Além de aumentar a quantidade de alimentos naturais, dentro do possível, priorize o consumo de alimentos orgânicos (sem adição de agrotóxicos).

Os vegetais são riquíssimos em vitaminas, minerais e muitas outras substâncias benéficas para a saúde.

Essa poderosa combinação de nutrientes é o que nos deixa mais dispostos, bem-humorados e com ânimo extra para prática de atividade física.

Para ter maiores níveis de energia, os nutricionistas recomendam que cerca de 70% da nossa alimentação diária deve ser composta por vegetais (frescos, cozidos, refogados etc.).

Exercícios de Respiração

Outro importante Segredo para Combater o Cansaço é usar técnicas simples de respiração.

O simples fato de respirar melhor oxigena as células, fazendo que nos sintamos mais dispostos e o cérebro também funciona melhor.

O ideal é reservar 5 minutos por dia para respirar de forma estratégica, ou seja, aquela respiração que estimula ainda mais a oxigenação.

Anthony Robbins, o coach mais conhecido nos Estados Unidos e no mundo, ensina uma técnica excelente de respiração com o objetivo de aumentar os níveis de energia do organismo.

Essa técnica consiste em:

  • Inspirar por 1 segundo;
  • Segurar o ar contando 4 segundos;
  • Expirar contando 2 segundos.

Essa proporção sempre deve ser mantida. Ou seja, se você inspirar por 2 segundos, segure o ar por 8 segundos e expire contando 4 segundos.

Essa sequência de respiração deve ser feita 10 vezes, sendo realizada 3 vezes ao dia (manhã, tarde e antes de dormir).

Robbins garante que em questão de 10 dias é possível observar grandes diferenças na sua disposição.

Fazer Exercícios Físicos

O Segredo para Combater o Cansaço físico é justamente fazer o corpo se movimentar. Como assim?

A medida que nos exercitamos mais, naturalmente ficamos mais fortes, flexíveis e com maior disposição.

Quem pratica atividade física com frequência também libera uma série de toxinas e estimula a produção de importantes neurotransmissores que favorecem a sensação de bem-estar físico e mental.

Segredo Para Combater o Cansaço-Exercícios Físicos e Hidratação

Hidratar o Organismo

Quando o organismo está desidratado, há uma perda dos fluidos corporais que prejudica a circulação sanguínea e isso faz que nos sintamos mais cansados.

Por isso, manter o organismo bem hidratado é outra forma simples de combater o cansaço.

Por isso, além de ingerir 2 litros de água, é necessário priorizar o consumo de bebidas nutritivas, como sucos naturais, chás, água de coco, shakes etc.

Dormir Bem

Esse Segredo para Combater o Cansaço é outro dos mais simples.

Dormir bem, preferencialmente 8 horas por noite, é fundamental para que nos sintamos dispostos no dia seguinte.

Quando dormimos mal ou pouco, nosso desempenho físico e mental cai drasticamente e ficamos mais suscetíveis a uma série de doenças devido à diminuição das defesas imunológicas.

Segredo Para Combater o Cansaço Mental

Momentos de Lazer

Reservar momentos para o lazer é uma medida de saúde. Nesse momento em que “desligamos” da rotina e das preocupações do dia a dia, nosso corpo e nossa mente são automaticamente beneficiados, renovando as energias para depois retomar a rotina.

Mantenha um tempo com seus familiares e amigos e também invista em pequenos momentos de solidão saudável para colocar os pensamentos em ordem.

Além dos dias de folga do trabalho, todos os dias reserve momentos que sejam apenas seus, como ler, assistir a um filme, caminhar, ouvir música etc.

Segredo Para Combater o Cansaço Mental

Tempo de Silêncio

O Segredo para Combater o Cansaço mental, de acordo com muitos mestres orientais, é simplesmente ficar em silêncio por alguns minutos todos os dias.

O silêncio funciona como um alimento para a nossa mente e permite que, por alguns momentos, façamos uma faxina de pensamentos negativos que sugam nossa energia.

Banhos Relaxantes

Além de aliviar o cansaço físico, os banhos relaxantes (em banheira ou chuveiro) proporcionam uma agradável sensação de bem-estar que favorece o descanso mental e uma revigorante noite de sono.

Uma dica extra é usar aromatizantes relaxantes no quarto e no banheiro. Entre os aromas mais indicados, estão: lavanda, limão, laranja, jasmim e capim-limão.

Gostou do Segredo para Combater o Cansaço? Coloque essas dicas em prática quanto antes, compartilhe essas informações e veja nossos demais conteúdos sobre saúde e qualidade de vida.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: