Este simples remédio natural vai livrar seu cão / gato das pulgas e carrapatos!

Ingredientes


  • 20g de folhas de arruda (preferencialmente fresca);
  • 1 litro de água quente (não fervendo).

Preparo e aplicação

Remédios naturais para pulgas e carrapatos

  • Em um recipiente, colocar a água para esquentar;
  • Assim que ela estiver bem quente (antes de iniciar a fervura), acrescentar as folhas de arruda, desligar o fogo e abafar a mistura;
  • Deixar o líquido esfriar completamente até que ele fique em temperatura ambiente;
  • Dar um banho convencional no cão ou no gato;
  • Após terminar o banho, utilizar a infusão de arruda como último enxágue depois da água, deixando os pelos secarem naturalmente.

3 – Óleo essencial de alecrim e de lavanda

Para eliminar as pulgas e carrapatos dos animais de estimação, basta despejar 5 gotas de óleo essencial de alecrim e de lavanda na última água do banho do animal, agitando bem a mistura e, depois de banhá-lo com a água e os óleos, deixar os pelos secarem naturalmente.

Além de combater as pulgas e carrapatos, esta mistura fará com que os pelos fiquem mais brilhantes e saudáveis. É importante ressaltar que esses remédios naturais devem ser sempre aplicados com cuidado, evitando contato com os olhos do animal.

Dicas de como evitar as pulgas e carrapatos

Além de saber sobre os remédios naturais para pulgas e carrapatos, é fundamental adotar medidas alternativas na prevenção e combate a estes parasitas. Estas medidas são:

Fortalecer a imunidade do animal

Cães e gatos que apresentam maiores resistências imunológicas naturalmente são menos suscetíveis à ação de pulgas e carrapatos. Por isso, além da alimentação básica do animalzinho, é indispensável alimentá-lo com frutas, verduras, legumes e também verificar um suplemento vitamínico de acordo com as características de cada animal.

Manter a regularidade dos banhos

A regularidade dos banhos é fundamental para afastar as pulgas e carrapatos. Portanto, é necessário lavar bem os animais pelo menos 1 vez por semana, deixando-os secar em um ambiente bem arejado e com luz solar. Além disso, é muito válido usar sabonetes ou shampoos específicos para cães ou gatos, tornando-os menos suscetíveis aos parasitas.

Evitar locais com muitos cães

No caso dos cães, é fundamental que, ao levá-los para passear, sejam evitados locais que tenham muitos cães, já que na maioria das vezes, as pulgas e carrapatos são obtidas perante contato com outros animais.

Evitar acúmulo de lixo orgânico

Seja em casas ou em apartamentos, é indispensável evitar o acúmulo de lixo orgânico, já que ele funciona como chamariz de parasitas. Além disso, é necessário limpar a casa com aspirador de pó e buscar manter os ambientes sempre limpos, iluminados e arejados.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: