4 melhores receitas de fermento caseiro para pães e bolos

4 receitas de fermento caseiro

1. Fermentação natural para pão

  • Utilizar vidro esterilizado e com tampa.
  • A cada dia, após a mistura de água e farinha, tampar o vidro, apenas deixando a tampa sobre ele, sem fechar completamente ou cobrir o vidro com filme plástico e fazer 3 ou 4 furos pequenos com palito.
  • Misturar com um palito longo (hashi), é mais eficiente deixando a mistura sem grumos.
  • Deixar o vidro num local onde não pegue sol nem vento (num lugar onde não atrapalhe, mas que esteja à vista).
  • Usar marcadores para marcar o nível do fermento e data e hora da mistura.

Passo-a-passo:


  1. Primeiro dia: para 30 g (30 ml ou aproximadamente 2 colheres de sopa) de água filtrada ou mineral dentro do pote, junte 15 g (2 colheres de sopa) de farinha de trigo. Misture bem (ficará uma mistura rala).
  2. Segundo dia: sem nenhum tipo de adição, mexer várias vezes por dia.
  3. Terceiro dia: 30 g (30 ml ou 2 colheres de sopa, aproximadamente) de água filtrada ou mineral e 30 g (4 colheres de sopa) de farinha de trigo branca. Mexer vigorosamente.
  4. Quarto dia: 15 g (15 ml ou 1 colher de sopa) de água filtrada ou mineral e 30 g (4 colheres de sopa) de farinha de trigo. Mexer bem e, quando se lembrar, mexer mais algumas vezes no decorrer do dia.
  5. Quinto dia: 30 g de água (30 ml ou 2 colheres de sopa) e 30 g de farinha de trigo (4 colheres de sopa, aproximadamente).
  6. Depois deste dia, a mistura deve iniciar o processo de fermentação. Caso isso não ocorra, continue alimentando igual ao quinto dia, até que o fermento dobre de volume.

Depois do fermento pronto:

  1. Separar 30 g e guardar na geladeira por até 10 dias, deixando em “dormência”.
  2. Depois de 10 dias, se não for fazer pão, deverá fazer o processo de “refresca”, ou seja, alimentá-lo novamente.
  3. Se for apenas para guardá-lo novamente, usar pequenas quantidades de farinha e água, por exemplo, 2 colheres (sopa) de farinha e 1 colher de água. Misturar bem e deixar em “repouso” por cerca de 4 horas coberto apenas com o filme plástico com pequenos furos. Depois das bolhas estarem ativas, separar 30 gramas e guardar na geladeira em vidro tampado, não se esquecendo de colocar a data.
  4. O restante você poderá doar ou descartar, a “refresca” é necessária para seu fermento continuar sempre em atividade.