8 melhores óleos vegetais para os cabelos

1. Óleo de coco

Um dos queridinhos não só para tratamentos capilares, mas também na alimentação, é o óleo de coco. Esse tipo de óleo é extraído da polpa do fruto e tem 65% da sua composição formada por ácidos graxos.


Esses, como já foi citado, são partes essenciais da estrutura dos fios de cabelos. Além disso, o óleo de coco é totalmente formado por lípidos e ajudam a evitar a oxidação dos cabelos. Assim ajuda a prevenir os danos causados pelo sol, vento e produtos químicos como tinturas e alisamentos.

Outro benefício dele é que o óleo é bem fino, logo é absorvido rapidamente pela fibra capilar. Por esse motivo, é bastante indicado para tratar cabelos muito ressecados e quebradiços.

Esse benefício se deve principalmente ao fato do óleo extraído da polpa do coco conseguir formar uma espécie de barreira protetora em volta dos fios de cabelo. Isso não só reduz a perda de umidade para o ambiente, mas também previne danos e diminui o frizz.

O óleo de coco pode ser usado de três formas diferentes. A primeira delas é ele puro, na forma de umectação. Nesse caso, aplica-se o produto em todo o fio, desde a raiz e deixa que o cabelo absorva. O ideal é deixar agir por algumas horas ou até mesmo durante a noite. Para enxaguar basta aplicar shampoo nos cabelos secos e só depois molhar.

A segunda opção de uso é junto ao seu creme de tratamento preferido. Para isso, basta misturar os dois produtos bem e aplicar diretamente nos fios. Por fim, o óleo de coco também funciona como um finalizador.

Quando aplicado em pequenas quantidades e apenas nas pontas dos cabelos ele serve para manter os fios alinhados e sem frizz por mais tempo.