8 melhores óleos vegetais para os cabelos

Como escolher os óleos vegetais?

Em primeiro lugar, é preciso saber que todo óleo vegetal para cabelos precisa ser extravirgem. Ou seja, devem ser extraídos a frio e sem uso de nenhum tipo de solvente. Isso faz com que eles sejam mais puros e possuam um maior valor nutricional.


Diferente dos óleos refinados, que são aquecidos e passam por diversos processos químicos. Tudo com objetivo de que eles rendam uma maior quantidade, resultando assim em um óleo pobre nutricionalmente e que não traz nenhum benefício para a saúde dos fios.

Outro ponto a ser levado em consideração na hora de escolher um tipo de óleo vegetal é o resultado desejado. Isso porque, existe um óleo específico para cada finalidade, como evitar o ressecamento, para crescimento ou proteção dos fios.

Só para exemplificar, cabelos muito ressecados ou quebradiços precisam de óleos mais encorpados. Por isso, o ideal é usar o de abacate, oliva ou linhaça. Já quem possui madeixas com uma estrutura mais fina ou sofre com oleosidade e caspa deve usar os óleos de jojoba, oliva ou girassol.

O óleo de coco, por sua vez, serve para todos os tipos de fios. Outra dica é que óleos mais pesados são melhores para cabelos crespos ou cacheados.