O leite faz mal? Ou faz bem? São muitos os mitos e verdades do leite. Desvende-os!

Canal Cura Verde

Rate this post

Você ouve muito por aí sobre o bem e o mal que o leite faz? Conheça o que são mitos e verdades do leite e fique por dentro.

Cada vez mais ouvimos falar sobre a importância do leite e também como ele faz mal à saúde. Mas até onde tudo é verdade? Saiba aqui quais são os principais mitos e verdade do leite.

O que são mitos e verdades do leite

Por que será que enquanto alguns especialistas querem incluir a ingestão de leite em nosso cardápio diário, outros condenam a bebida? Será que o leite é mocinho ou vilão? Conheça quais são os mitos e verdades por trás dessa bebida tão famosa.

– Leite orgânico é mais seguro que o normal

Mito. Os dois leites oferecem nutrientes para o nosso corpo. A única diferença é que o orgânico vem das vacas que não recebem hormônio ou medicamentos e nem se alimentam de pastos com fertilizantes para aumentar a produção do leite. Por isso eles são mais puros. Mas isso não significa que o leite normal faça mal, já que o governo estabeleceu regras para garantir a segurança dos mesmos ao consumo humano.

Leia Também ↓↓: 
– Tomar leite aumenta as chances de pedras nos rins

Mito. Embora o cálculo renal esteja relacionado com o cálcio, somente seu excesso é que ocasiona o cálculo nos rins. Para evitar de ter esse problema, é necessário aumentar a ingestão de água e reduzir o sal e o álcool.

– O leite favorece o ganho de peso

Verdade. Porém, se consumido em excesso é que irá proporcionar uma diferença, assim como qualquer outro alimento. Mas você pode ingerir versões que ofereçam teor de gordura reduzido.

– O leite desnatado não possui colesterol

Mito. É importante frisar que todos os alimentos de origem animais contêm colesterol. Nesse caso, o teor é menor, já que as gorduras do alimento são reduzidas.

 

Leia Também ↓↓: 

Mitos e verdades do leite

– Alergia à lactose e alergia à proteína do leite é a mesma coisa

Mito. Quando falamos em alergia à lactose, estamos falando sobre a falta ou deficiência da produção da lactase, que é uma enzima que serve para digerir a lactose. Por isso que quem possui alergia à lactose acaba sofrendo com diarreia, já que a substância é fermentada por bactérias presentes no intestino grosso. Já a alergia à proteína do leite é apenas a resposta do sistema imunológico do corpo, este entende que ela é um corpo estranho e precisa ser combatido, o que acaba proporcionando reações alérgicas, como urticária e diarreia, por exemplo.

– Quem é intolerante à lactose não pode ingerir qualquer um dos laticínios

Mito. Existem diferentes graus de intolerância à lactose, podendo ser mais ou menos agressiva.

– O leite fortalece os dentes

Verdade. Ele é a principal fonte de cálcio, contribuindo assim, para a boa formação dos dentes, protegendo as gengivas e contendo cáries.

– Leite e seus derivados são importantes para os humanos

Verdade. Ele contém proteínas, potássio, fósforo e zinco, além de ser uma rica fonte de cálcio e vitaminas A, B2, B12 e D. Sem contar que ele contribui para a prevenção de diabetes e doenças no coração.

Esses são os principais mitos e verdades do leite e agora você já sabe no que acreditar.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: