Você vai se surpreender com esses poderosos alimentos para limpar o sangue!

Saber quais são os melhores alimentos para limpar o sangue é fundamental para prevenir e tratar uma série de doenças que afetam o organismo. Para saber quais são esses alimentos e porque eles são tão benéficos para a saúde sanguínea, confira nosso post.


Lista dos 10 melhores alimentos para limpar o sangue

1 – Berinjela

A berinjela é um dos alimentos mais eficazes para a limpeza do sangue, sendo muito indicada inclusive para pessoas que sofrem de colesterol alto e diabetes. Entretanto, é necessário ressaltar que ela deve ser consumida em saladas, refogada com pouco azeite ou até mesmo em sucos. Do contrário, ela perderá suas propriedades nutricionais.

2 – Melancia

Esta fruta reconhecidamente tropical também é considerada um dos melhores alimentos para limpar o sangue. Por que?

Rica em propriedades diuréticas, a melancia estimula a limpeza dos rins e do fígado, órgãos essenciais para a manutenção da saúde do sangue. O consumo dessa fruta pode ser feito ingerindo-a pura ou por meio de sucos.

3 – Couve-manteiga

A couve-manteiga é tida como uma das hortaliças mais eficazes para a limpeza do sangue. Além disso, por ser rica em ferro, ela naturalmente estimula a produção de hemoglobina, atuando na prevenção e tratamento da anemia, uma doença que afeta principalmente crianças e idosos.

4 – Limão

Não é em vão que o limão consiste numa fruta amplamente utilizada para elaboração de sucos, chás, no tempero de saladas etc.

Rico em vitamina C e em propriedades adstringentes, ele é reconhecido como o “detergente” do organismo, atuando na eliminação do excesso de açúcar e gordura contidos no sangue.

5 – Maçã

Por se tratar de uma fruta muito rica em fibras, minerais e vitaminas, a maçã não poderia deixar de estar entre os melhores alimentos para limpar o sangue.

Ela atua como uma “esponja”, eliminando a gordura acumulada nas artérias e também beneficiando os órgãos do sistema digestivo, evitando uma série de complicações gastrointestinais.

6 – Salsinha

A salsinha, muito utilizada no preparo de sopas, saladas, refogados etc, é altamente indicada para a limpeza do sangue, sendo inclusive muito recomendada para pessoas que sofrem de infecções ou pedras nos rins.

Para usufruir dos benefícios desta hortaliça quanto à limpeza do sangue, basta consumir em jejum o chá ou suco fresco de salsinha por um período de 4 dias.

Melhores alimentos para limpar o sangue

7 – Hortelã

A hortelã, uma planta reconhecida por seu sabor refrescante, é também considerada uma grande aliada da saúde sanguínea.

Para usufruir dos benefícios dela, basta utilizá-la fresca no preparo de chás, no tempero de saladas e também misturada com sucos, preferencialmente de abacaxi.

8 – Abacaxi

E por falar em abacaxi, este é outro dos melhores alimentos para limpar o sangue que mais se destacam pelo poder de desintoxicação do organismo.

Exatamente por este motivo, o consumo de abacaxi é tão recomendado após as refeições. Ademais, conforme mencionado acima, para usufruir dos benefícios desta fruta, também é interessante utilizá-la no preparo de sucos.

9 – Aveia

A aveia é reconhecida por ser um dos alimentos mais ricos em fibras. Isso faz com que ela promova uma verdadeira faxina no organismo, eliminando o excesso de gordura, açúcar e toxinas prejudiciais à saúde do sangue.

Exatamente por este motivo, o consumo de aveia é bastante indicado para quem sofre de diabetes, colesterol alto e hipertensão.

10 – Açafrão-da-terra (cúrcuma)

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, consiste em outro dos alimentos altamente eficazes para limpeza do sangue.

O açafrão é tido como um poderoso anti-inflamatório natural, sendo muito eficaz no combate aos problemas circulatórios e determinante para prevenção de coágulos sanguíneos.

A importância da água e da alimentação

É indispensável ressaltar que, além de consumir os melhores alimentos para limpar o sangue, é imprescindível ingerir 2 litros de água diariamente, já que este hábito é elementar para manter a saúde do organismo.

Além disso, é fundamental adotar uma alimentação saudável e nutritiva, ou seja, rica em frutas, verduras, legumes e fibras.

Desse modo, além de inserir no cardápio os melhores alimentos para limpar o sangue, é essencial mudar os hábitos alimentares como um todo e é claro, evitar ao máximo o consumo de álcool e acabar de vez com o vício do cigarro (no caso de fumantes).


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: