Se faltar luz na sua casa, não se desespere! Ligue a lâmpada em uma batata!

Kinax

O pesquisador Haim Rabinowitch e seus companheiros levaram anos para desenvolver máquinas abastecidas com batatas, visando extrair a energia elétrica do alimento. O conceito pode soar estranho, mas pesquisas Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, apontam que é possível iluminar um quarto com uma batata por até 40 dias.

Na verdade, esta iluminação se refere a carga para gerar luz nas lâmpadas, nos fios e no metal. De fato, esta não é uma técnica recente e já é ensinada nos colégios desde 1780, quando Luigi Galvani realizou os primeiros testes a respeito. No entanto, a tecnologia incrementou a capacidade elétrica do tubérculo.

Isso acontece porque a mistura da bateria com material orgânico é feita com a ajuda de dois metais. O acido no interior da batata efetua uma reação química que solta elétrons, que circulam de um componente para o outro. A energia é gerada por esta movimentação.

Como iluminar um quarto com uma batata?

Em 2010, os cientistas da Universidade de Jerusalém passaram a realizar testes com inúmeros tipos de batatas para entender como elevar a potencia. Com uma ação simples, cozinhar as batatas por apenas oito minutos, ocorre a queda dos tecidos orgânicos e se diminui a resistência, tornando o movimento para produção de geração muito mais eficiente.

Outra alteração mínima: cortar a batata em até 5 fatias potencializou a ampliação em até dez vezes!

Essas experiências provaram que pode ser viável utilizar os tubérculos como fonte de energia de baixa voltagem. Mas, suficiente para deixar a lâmpada de seu quarto acesa por mais de um mês!

iluminar um quarto com uma batata

Fonte de alimento ou de energia?

De acordo com informações da BBC, o planeta pode produzir até 325 milhões de toneladas de batatas por ano, sendo um alimento plantado em mais de 130 nações. Plantar batata é simples, econômico e pode ser guardado por um bom tempo.

Leia Também ↓↓: 


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: