Se faltar luz na sua casa, não se desespere! Ligue a lâmpada em uma batata!

Canal Cura Verde

4.3 (86.67%) 3 votes

O pesquisador Haim Rabinowitch e seus companheiros levaram anos para desenvolver máquinas abastecidas com batatas, visando extrair a energia elétrica do alimento. O conceito pode soar estranho, mas pesquisas Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, apontam que é possível iluminar um quarto com uma batata por até 40 dias.

Na verdade, esta iluminação se refere a carga para gerar luz nas lâmpadas, nos fios e no metal. De fato, esta não é uma técnica recente e já é ensinada nos colégios desde 1780, quando Luigi Galvani realizou os primeiros testes a respeito. No entanto, a tecnologia incrementou a capacidade elétrica do tubérculo.

Isso acontece porque a mistura da bateria com material orgânico é feita com a ajuda de dois metais. O acido no interior da batata efetua uma reação química que solta elétrons, que circulam de um componente para o outro. A energia é gerada por esta movimentação.

Como iluminar um quarto com uma batata?

Em 2010, os cientistas da Universidade de Jerusalém passaram a realizar testes com inúmeros tipos de batatas para entender como elevar a potencia. Com uma ação simples, cozinhar as batatas por apenas oito minutos, ocorre a queda dos tecidos orgânicos e se diminui a resistência, tornando o movimento para produção de geração muito mais eficiente.

Outra alteração mínima: cortar a batata em até 5 fatias potencializou a ampliação em até dez vezes!

Leia Também ↓↓: 

Essas experiências provaram que pode ser viável utilizar os tubérculos como fonte de energia de baixa voltagem. Mas, suficiente para deixar a lâmpada de seu quarto acesa por mais de um mês!

iluminar um quarto com uma batata

Fonte de alimento ou de energia?

De acordo com informações da BBC, o planeta pode produzir até 325 milhões de toneladas de batatas por ano, sendo um alimento plantado em mais de 130 nações. Plantar batata é simples, econômico e pode ser guardado por um bom tempo.

Com mais de um bilhão de pessoas ainda sem energia elétrica no planeta, este não poderia ser um método eficiente? No entanto, as autoridades de inúmeros países entendem que esta pratica é, no mínimo, complexa.

Afinal, a fome também é um problema que assola a humanidade e retirar alimentos para gerar energia pode ser bastante polêmico. A Organização das Nações Unidas (ONU) questiona se existe uma quantidade suficiente do tubérculo tanto para alimentar quanto para iluminar todos os habitantes do planeta.

Leia Também ↓↓: 

Vale a pena iluminar um quarto com uma batata?

As despesas de se projetar uma tecnologia de geração de energia e distribuir entre as pessoas que precisam de acesso a energia elétrica é viável financeiramente. Isso acontece porque produzir as placas de zinco e cobre é mais barato do que uma lâmpada de querosene, por exemplo.

Mas, é necessário levar outros fatores em consideração. É possível fazer uma relação direta com o uso do milho em larga escala para produzir biodiesel.

Será que vale mesmo a pena? Nos dias de hoje, a dúvida persiste com relação desde abastecimento de uma pequena comunidade até um centro urbano movimentado. Mas, nada impede que você faça a experiência na sua própria casa.

Gostou de saber mais sobre como iluminar um quarto com uma batata? Aproveite para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos nas redes sociais!


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: