Conheça as Frutas Que Não Devem Ser Armazenadas na Geladeira

Todo mundo sabe que as frutas são alimentos perecíveis. Mas existem Frutas Que Não Devem Ser Armazenadas na Geladeira, pois podem perder nutrientes, sabor e textura ou até estragar.


Por esta razão, é essencial entender como os alimentos devem ser armazenados, pois a armazenação adequada faz toda a diferença para a sua conservação.

Dessa forma, muito se especula quanto a quais alimentos devem ou não ser refrigerados. Por outro lado, há diversos alimentos que costumamos armazenar na geladeira, sem a menor necessidade.

Neste artigo vamos ensinar como guardar os alimentos e quais as Frutas Que Não Devem Ser Armazenadas na Geladeira para evitar que se deteriorem ou percam seus nutrientes.

Veja a seguir!

Frutas Que Não Devem Ser Armazenadas na Geladeira

Como Guardar Alimentos de Forma Adequada

De acordo com o Food Network muitos alimentos e algumas Frutas Que Não Devem Ser Armazenadas na Geladeira para não deteriorar, perder nutrientes, sabor e textura.

Ao contrário que muita gente pensa, colocar o alimento na geladeira nem sempre vai garantir a sua conservação a fim de prolongar sua vida útil.

Isso porque alguns alimentos precisam de ventilação e luz natural para manter a sua integridade nutricional.

As frutas, por exemplo, são ricas em substâncias antioxidantes, que previnem o desenvolvimento de doenças crônicas. Como por exemplo, o betacaroteno, o licopeno e os carotenóides.

Portanto, as frutas devem ficar fora de refrigeração para que estas substâncias permaneçam intactas.

Apesar de serem perecíveis, existem muitas Frutas Que Não Devem Ser Armazenadas na Geladeira. Saiba quais são e a razão abaixo:

Frutas Que Não Devem Ser Armazenadas na Geladeira

Conheça as Frutas Que Não Devem Ser Armazenadas na Geladeira

A lista de frutas à seguir não devem ser refrigeradas, pois apesar de serem uma delícia geladas, muitas frutas perdem o seu sabor e textura, seus nutrientes e até estragam mais rapidamente.

Banana

As bananas verdes amadurecem melhor fora da geladeira. A sua refrigeração pode retardar o processo de amadurecimento. Assim, vai depender do seu objetivo.

Ou seja, caso você queira retardar a maturação da fruta, coloque na geladeira, senão deixe em temperatura ambiente para que ela amadureça rápido.

Quando colocada ao lado da maçã, a banana irá amadurecer ainda mais rápido.

Um dica é envolver o seu talo em plástico filme para retardar o seu processo de amadurecimento, pois fora da geladeira ela conservará seus nutrientes por mais tempo.

Além disso, o ambiente frio e escuro pode acelerar o processo de decomposição. No entanto, caso você não for consumi-las, guarde-as na geladeira, que mesmo com a casca preta, ainda estará boa por dentro.

Maçã

A maçã costuma durar até três semanas fora da geladeira. Por isso, não é necessário guardá-la na geladeira. Ela pode muito bem ficar em temperada ambiente.

Caso não sejam consumidas em algumas semanas, congele-as. Além disso, a maçã na geladeira emite um gás que pode acelerar o amadurecimento de outras frutas e legumes que estiverem por perto.

Abacate

O abacate é melhor aproveitado quando armazenado em temperatura ambiente. Caso você não vá consumi-lo logo, guarde-os no refrigerador para durar mais alguns dias.

O abacate funciona igual à banana. Se você quer que ele amadureça rápido, deixe fora da geladeira.

Além disso, ao comprar o abacate, prefira um mais verde, duro e menos maduro para não ter que guardá-lo na geladeira.

Para acelerar seu amadurecimento, guarde-o junto a uma maçã ou uma banana, de preferência dentro de um saco de papel.

Caso consuma apenas uma metade, pingue um pouco de limão sobre o restante da fruta e guarde-a envolvida em plástico filme na geladeira para que ele não escureça.

Frutas de Caroço Grande

Pêssegos, damascos, mangas, nectarinas e ameixas são frutas que não devem ser armazenadas na geladeira, sendo melhor deixados em temperatura ambiente.

Caso não vá consumi-las logo, é melhor armazená-las em uma gaveta separada da geladeira por alguns dias.

Os pêssegos, como as cerejas também congelam facilmente e perdem com isso, o seu sabor.

A manga se colocada na geladeira pode ficar com um cheiro ruim, além de perder também o seu sabor. As nectarinas também devem ser evitadas de colocar na geladeira, pois elas ressecam e perdem o sabor rapidamente.

Laranja e Limão

Ao contrário que muita gente pensa e faz, a laranja e o limão não devem ser colocados dentro da geladeira, pois perdem o sabor, o sumo e ressecam.

Caso deseje consumir a laranja gelada, coloque na geladeira por, no máximo, meia hora.

Melancia e Melão

Frutas Que Não Devem Ser Armazenadas na Geladeira-Melancia e Melão

Sabemos que comer melancia e melão gelados é uma delícia. No entanto, ambos são Frutas Que Não Devem Ser Armazenadas na Geladeira, pois elas perdem suas propriedades antioxidantes, já que se desenvolvem no calor.

Ambas podem ser ser guardadas por duas semanas em local fresco e ventilado. Apenas quando cortadas devem ir para a geladeira, sempre cobertas com plástico transparente para não ressecar, e por no máximo, três dias.

Dessa forma, elas ainda são capazes de conservar seus nutrientes antioxidantes.

Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas frescas têm um sabor maravilhoso, mas devem ser mantidas fora da geladeira. Caso não sejam consumidas logo, elas deterioram rapidamente.

Por isso, uma boa maneira de mantê-las por mais tempo, é congelando-as.

Os morangos, por exemplo, são uma das Frutas Que Não Devem Ser Armazenadas na Geladeira. Apesar de serem altamente perecíveis e terem uma vida útil baixa, a refrigeração afeta o sabor e a textura deles.

Além disso, o risco de mofo é ainda maior. É melhor deixá-los em temperatura ambiente, assim você ainda conservar suas propriedades antioxidantes.

Assim como os morangos, as amoras também possuem uma vida útil curta. Portanto, elas devem ser consumidas logo e ainda frescas, em cerca de um ou dois dias após a compra.

Os mirtilos, por outro lado, podem até ser congelados sem problema algum, evitando que se estraguem rapidamente.

A cereja costuma absorver toda a temperatura da geladeira, podendo até congelar facilmente. Com isso, ela perde o seu sabor.

A dica é deixar a cereja amadurecer fora da geladeira e depois colocá-la para gelar apenas por alguns minutos antes de consumi-la.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: