Treino pesado x descanso? Descubra o que é o melhor a se fazer em momentos de estresse!

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Qualquer pessoa que tenha como intuito treinar de maneira freqüente e atingir resultados expressivos individualmente precisa manter hábitos bem saudáveis, tomando cuidado com a sua alimentação e do sono com a mesma seriedade que seu trabalho físico. Por isso, o estresse exige descanso ao invés de musculação.

Isso acontece porque prestar atenção na sua recuperação é tão importante quanto manter a intensidade dos seus treinos em cada fase do seu ano. Cada treino, de forma individual, possui uma relevância, porém quando você tem a capacidade de ficar 12 meses, 24 meses e 36 meses treinando constantemente possui muito mais condição para atingir objetivos ousados.

No entanto, existem 3 casos em que o seu bom senso deve fazer a diferença entre dar duro nos treinos e se lesionar com seriedade. Quer saber como um período de estresse descanso ao invés de musculação? Basta conferir o nosso post e fuja das lesões musculares!

3 situações em que estresse exige descanso ao invés de musculação

1 – Suavize a tensão

Quando o seu corpo é sobrecarregado com episódios de estresse pessoal ou profissional, pode ocorrer de você estar totalmente sem energia e vontade para treinar. Além disso, o seu organismo fica, em alguma proporção, muito mais propenso a enfermidades e lesões.

Estresse exige descanso ao invés de musculação

Isso significa que se você está sendo submetido a dias ou semanas de muito pressão e ansiedade é essencial procurar se alimentar adequadamente e descansar ao máximo, mesmo que isso acabe dificultando o seu treinamento.

Caso você não tenha como equilibrar esses dois fatores, é indicado reduzir a sua quantidade de trabalho físico. Na verdade, esse momento agudo de estresse exige descanso ao invés de musculação, uma vez que é muito mais adequado ficar por algumas semanas se desgastando menos na academia e entendendo a limitação do seu corpo do que se lesionar e não treinar nada.

2 – Programa intenso demanda recuperação

Vale destacar que os dias de treinamento muito intenso devem ser sucedidos por períodos mais simples e confortáveis para que o seu corpo tenha possibilidade de se restabelecer. Uma boa dica para maximizar a sua recuperação, no decorrer do ano, é montar uma semana de programas mais leves por mês, durante a qual você diminui a dificuldade e o tempo de seus exercícios.

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3 – Substitua treino regenerativo por atividades agradáveis

Outra sugestão é substituir um dia de trabalho de recuperação por uma atividade ao ar livre e agradável, como, por exemplo, pedalar a vontade. Você contará com as mesmas vantagens de elevação do fluxo de sangue nas pernas, que tem a ver com uma recuperação mais leve e eficaz, só que sem se limitar ao mesmo ambiente e até mesmo diminuindo a tensão diária.

Portanto, você deve compreender que o período de estresse exige descanso ao invés de musculação pesada. Por isso, priorize o seu repouso, aprimore o seu trabalho de restabelecimento e se divirta mais nestes instantes de cobrança!

Gostou de saber mais sobre como o estresse exige descanso ao invés de musculação? Aproveite para compartilhar esse material com os seus amigos agora mesmo nas redes sociais.


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