Você nunca mais vai sofrer com enxaqueca na sua vida! Saiba como!

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça, mas se caracteriza por uma dor pulsátil muito forte em um dos lados da cabeça. Porém, em algumas pessoas, estes sintomas podem ser sentidos dos dois lados. Além disso, a enxaqueca é acompanhada na maioria dos casos de náuseas, vômitos e outros sintomas. Existem excelentes ervas medicinais para enxaqueca, ajudando a aliviar as fortes dores.


Geralmente, a enxaqueca acomete pessoas na faixa etária dos 25 aos 45 anos de idade, sendo que as mulheres são as que mais sofrem com este problema. As causas da enxaqueca são desconhecidas, mas têm relação com alterações ocorridas no cérebro das pessoas. Hoje, existem vários tratamentos para doença, inclusive com remédios naturais.

Veja lista de ervas medicinais para enxaqueca

1- Hortelã

A hortelã possui propriedades anti-inflamatórias, sendo desta forma recomendada para o alívio de enxaquecas. Além disso, a erva tem efeito calmante, o que ajuda a controlar o estresse que a pessoa fica quando está com uma forte enxaqueca. De acordo com um estudo internacional, a fragrância da hortelã tem associação com o alívio da enxaqueca.

É muito simples receber os benefícios da hortelã: basta fazer um chá (infusão) com as folhas da hortelã e adoçar com mel a gosto. Se preferir, é possível fazer massagens nas têmporas, com gotas de óleo essencial de hortelã. Para potencializar o efeito da erva, utilize juntamente com óleo essencial de lavanda, deixando agir por até 30 minutos.

2- Camomila

A camomila possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes assim como a hortelã. Desta forma, seu uso é indicado para tratar as fortes dores de cabeça, que são conhecidas como enxaquecas. O consumo de chá de camomila ajuda a prevenir o problema. O uso da chamada “camomila alemã” é mais indicado para o problema, pois a pessoa terá melhores resultados com a enxaqueca.

Para tomar o chá de camomila você vai precisar de: três colheres de flores de camomila, um copo de água quente e mel para adoçar. Algumas pessoas ainda utilizam suco de limão.

ervas medicinais para enxaqueca

3- Matricária

A matricária é uma erva medicinal muito usada para combater a enxaqueca. O composto da planta é o parthenolide, que ajuda a aliviar os espasmos do tecido muscular, prevenindo inflamações e dores de cabeça muito fortes, como é o caso da enxaqueca. O chá da matricária pode ser preparado com outra erva: misture uma colher de chá de hortelã seca, ou então as folhas da erva in natura, com folhas de matricária em uma xícara com água quente para fazer a infusão.

Logo depois, deixe as ervas apurarem por um tempo com uma tampa. Em seguida, é só coar e beber o chá das ervas. Caso seja necessário, você pode consumir várias vezes ao dia esta bebida.

4- Cavalinha

A cavalinha é uma erva medicinal usada para combater enxaqueca, visto que a mesma possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a cavalinha otimiza a circulação sanguínea. Para ter todos esses benefícios contra fortes dores de cabeça é só consumir o chá de cavalinha regularmente.

Outras ervas medicinais para enxaqueca

  • Erva cidreira;
  • Chapéu-de-couro;
  • Tanchagem;
  • Dente-de-Leão com Alfazema.

Gostou de conhecer estas ervas medicinais para enxaqueca? Então, compartilhe nas redes sociais para seus amigos!