Erva de São João – O que é, Benefícios e Receita

Kinax

A Erva de São João é uma das mais populares no Brasil, sendo utilizada em diversos tipos de tratamentos caseiros. Para saber todos os detalhes sobre essa planta e benefícios que ela oferece para a saúde, confira nosso post.


Erva de São João – O que é?

A Erva de São João, também chamada de hipérico e pertencente à família Hypericaceae, está presente em diversas regiões do mundo (Ásia, Europa, Estados Unidos e norte da África), sendo utilizada há vários séculos pelos antigos povos.

Benefícios da Erva de São João

Diminui os Sintomas da Depressão

Dos benefícios da Erva de São João, um dos principais é o alívio dos sintomas da depressão nos quadros leves e moderados. Portadora de substâncias relaxantes, essa erva é reconhecida por favorecer o equilíbrio do humor e reduzir as consequências da doença, tais como insônia e ansiedade.

Por esse motivo, muitas pessoas usam essa planta como tratamento complementar ao uso dos remédios antidepressivos. Vale frisar que os efeitos da Erva de São João não oferecem os mesmos resultados nos quadros de depressão grave. Seja na situação de depressão leve, moderada ou mais severa, o acompanhamento médico e uso dos medicamentos indicados é obrigatório.

Cicatriza Feridas e Lesões na Pele

A Erva de São João, por ser rica em propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, funciona como uma grande aliada no tratamento de feridas e queimaduras na pele, contribuindo para a higienização do local e prevenção de infecções. Essa planta também oferece excelentes resultados no tratamento de hemorroidas, dores nos nervos e de pequenas irritações na pele.

Favorece o Emagrecimento

Por combater a ansiedade, a Erva de São João indiretamente contribui para a perda de peso, já que, ao estabilizar as emoções, ela atua no equilíbrio do apetite e evita que as pessoas comam em excesso. O chá dessa planta também melhora a qualidade do sono, outro fator essencial para que o peso fique estável.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: