Erva de São João – O que é, Benefícios e Receita

Canal Cura Verde

5 (100%) 1 vote

A Erva de São João é uma das mais populares no Brasil, sendo utilizada em diversos tipos de tratamentos caseiros. Para saber todos os detalhes sobre essa planta e benefícios que ela oferece para a saúde, confira nosso post.

Erva de São João – O que é?

A Erva de São João, também chamada de hipérico e pertencente à família Hypericaceae, está presente em diversas regiões do mundo (Ásia, Europa, Estados Unidos e norte da África), sendo utilizada há vários séculos pelos antigos povos.

Benefícios da Erva de São João

Diminui os Sintomas da Depressão

Dos benefícios da Erva de São João, um dos principais é o alívio dos sintomas da depressão nos quadros leves e moderados. Portadora de substâncias relaxantes, essa erva é reconhecida por favorecer o equilíbrio do humor e reduzir as consequências da doença, tais como insônia e ansiedade.

Por esse motivo, muitas pessoas usam essa planta como tratamento complementar ao uso dos remédios antidepressivos. Vale frisar que os efeitos da Erva de São João não oferecem os mesmos resultados nos quadros de depressão grave. Seja na situação de depressão leve, moderada ou mais severa, o acompanhamento médico e uso dos medicamentos indicados é obrigatório.

Cicatriza Feridas e Lesões na Pele

A Erva de São João, por ser rica em propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, funciona como uma grande aliada no tratamento de feridas e queimaduras na pele, contribuindo para a higienização do local e prevenção de infecções. Essa planta também oferece excelentes resultados no tratamento de hemorroidas, dores nos nervos e de pequenas irritações na pele.

Favorece o Emagrecimento

Por combater a ansiedade, a Erva de São João indiretamente contribui para a perda de peso, já que, ao estabilizar as emoções, ela atua no equilíbrio do apetite e evita que as pessoas comam em excesso. O chá dessa planta também melhora a qualidade do sono, outro fator essencial para que o peso fique estável.

Leia Também ↓↓: 

Erva de São João

Alivia Sintomas da TPM

A Erva de São João, por estimular as funções cerebrais que melhoram o humor, também atua no alívio dos sintomas da TPM, desconforto que afeta as mulheres todos os meses. Beber o chá dessa planta reduz principalmente a irritação e dores e cabeça. Além de reduzir os desconfortos da TPM, o chá dessa erva atua na redução das consequências da menopausa, principalmente no que se refere às alterações de humor.

Reduz a Enxaqueca

As substâncias anti-inflamatórias presentes nessa erva colaboram para reduzir as dores provocadas pela enxaqueca. Para quem sofre desse problema, o aconselhado é beber o chá dessa planta por 3 dias seguidos.

Alivia o Estresse

A Erva de São João tem um efeito altamente benéfico para quem sofre de estresse ou tensão emocional, já que ela diminui os quadros de ansiedade e melhora a qualidade do sono. Por esse motivo, ao consumir o chá dessa erva, é indicado ingeri-lo cerca de 30 minutos antes de dormir, o que contribuirá para o relaxamento do corpo e da mente.

Equilibra a Pressão Arterial

Essa planta tão conhecida no Brasil possui uma poderosa combinação de anti-inflamatórios e antioxidantes fundamentais para a saúde do sistema cardiovascular. Entre os benefícios nesse quesito, destaca-se o equilíbrio da pressão arterial. Com isso, ao consumir o chá dessa erva, é possível prevenir de forma natural uma série de problemas graves como infarto, derrame cerebral, tromboses etc.

Trata Dores de Ouvido

O efeito anti-inflamatório dessa planta auxilia no tratamento natural de dores de ouvido, geralmente provocadas pela ação de vírus e bactérias que também podem afetar a garganta.

Reforça o Sistema Imunológico

A excelente quantidade de antioxidantes e anti-inflamatórios presentes nessa erva reforçam o sistema imunológico, fazendo com que o organismo fique mais resistente às bactérias, vírus, fungos, parasitas e demais agentes perniciosos às defesas naturais do corpo.

Receita do Chá de Erva de São João

A Erva de São João  é excelente para a saúde, desde que utilizada nas dosagens corretas. Esse cuidado é fundamental para evitar qualquer tipo de efeito colateral e para garantir os resultados adequados. Vamos ensinar como preparar o chá dessa erva, lembrando que opção de uma xícara por dia dessa bebida, já garante boa parte dos seus benefícios.

Chá de Erva de São João

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 colher (chá) de folhas secas de Erva de São João (encontrada em lojas de produtos naturais).

Modo de Preparo:

Colocar a água em um recipiente e levar ao fogo;
Um pouquinho antes de a água começar a ferver, adicionar a Erva de São João e desligar o fogo;
Tampar o recipiente e aguardar cerca de 10 minutos, até que a água absorva bem as propriedades da planta e o chá esfrie;
Coar e beber ao longo do dia (preferencialmente à noite).

Contraindicações Dessa Erva

Por mais que esse remédio caseiro ofereça uma série de benefícios para a saúde, essa erva não é indicada nos seguintes casos:

  • Gestantes;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Crianças pequenas;
  • Pessoas diagnosticadas com alguma doença ou que façam uso constante de medicamentos devem ter autorização médica antes de iniciar o consumo do chá dessa erva.

A Erva de São João, embora seja considerada um antidepressivo natural por excelência, não substitui o tratamento e prescrições médicas tradicionais. O mesmo vale para o tratamento das demais doenças mencionadas.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você: