Erva de Passarinho: O Que é e Principais Benefícios Para a Saúde

Kinax

Se ainda não conhece os benefícios da Erva de Passarinho, leia este artigo e descubra curiosidades sobre a erva relacionada a saúde humana!

A Erva de Passarinho traz benefícios que muita gente desconhece, por se tratar de um elemento parasita da natureza.

A questão é que, para a saúde humana, a erva é capaz de aprimorar e auxiliar o sistema pulmonar, respiratório e demais relacionadas ao sangue.

O Que é Erva de Passarinho?

erva de passarinho

A Erva de Passarinho, como dito antes, é uma substância parasita quando pensamos na natureza. A planta é pertencente a classe “loranthaceae”, conhecida também como uma categoria dos hemiparasitas, em que se destaca como um acometedor de natureza.

Esse elemento é encontrado em diversas regiões brasileiras, mas em destaque pelo Cerrado.

A erva é, na verdade, uma planta, que leva o nome de Erva de Passarinho em virtude da sua função que espalha pelos pássaros, sementes em suas fezes.

Leia Também ↓↓: 

As aves consomem estes frutos e eliminam as sementes em plantas e árvores como goiabeiras e laranjeiras.

Esta erva acaba tendo a alimentação a partir da seiva de hospedeiros, possibilitando, ainda, provocar a morte da própria árvore.

Trata-se de um parasita para a nossa natureza, mas constitui substâncias medicinais e fatores benéficos importantíssimos para a saúde humana.

A erva age em combate a patologias do sistema respiratório, tanto em adultos quanto em crianças, e é passível de ser encontrada seca ou natural.

A planta é um tipo da trepadeira, fornecedora de alimentação para pássaros frutívoros.

Para Que Serve a Erva de Passarinho?

É uma planta que se torna um parasita para diversas outras plantas. De um modo geral, ela suga árvores de lenhas. Ao ser eliminada do que parasita, suga a seiva de outro elemento até que leve-o a morte (outra planta/ árvore).

Em virtude de que a planta atua como uma alimentação para muitas aves, a  erva de passarinho conta com o auxílio destes animais para ser proliferada.

Ao passo que os pássaros a consomem, eles também fazem a ingestão de sementes que são eliminadas juntamente das fezes.

É, dessa forma, que a planta vai se espalhando rapidamente. É importante dizer que essa planta não provoca, de fato, a morte de outra planta, porém, em virtude de que a hospedeira fica fraca, acaba sendo mais favorável a doenças.

Ao longo do tempo, a alimentação não tem mais suficiência para ambos os organismos e a planta parasitada acaba falecendo.

Benefícios

Os benefícios da Erva de Passarinho são inúmeros para a saúde humana. Ela melhora diversos fatores do organismo e, portanto, muita gente acaba optando por cultivá-las nos próprios quintais. Entre uma variedade de vantagens, estão:

  • atua contra o bronquite;
  • eficaz em combate a pneumonias;
  • atua contra a hemoptise;
  • auxilia a melhorar dores no peito;
  • atua contra pontadas;
  • previne patologias do útero;
  • contém hemorragias;
  • combate a tosses.

A Erva de Passarinho está disponível para o tratamento de questões respiratórias e aprimora o órgão responsável pela respiração.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: