Como as Fases do Ciclo Menstrual Podem Influenciar Seu Treino?

Kinax

Mesmo que provoque alguns problemas no decorrer do mês, compreender o ciclo menstrual é importante para que a mulher conheça a si mesma. Com isso, é muito mais simples estabelecer uma programação de exercícios apropriada para cada período de seu ciclo para atingir os intuitos esperado. Quer saber como lidar com os Efeitos das Fases do Ciclo Menstrual nos Seus Treinos?

Tudo o que você precisa fazer é acompanhar o nosso post!

Confira os Efeitos das Fases do Ciclo Menstrual nos Seus Treinos

Fase Folicular

Essa etapa é separada em dois momentos: menstruação e no período após, tendo cerca de 15 dias, podendo mudar de 9 a 23 dias conforme o organismo de cada uma. Ela inicia no primeiro dia do ciclo e vai até antes da ovulação.

Menstruação

Esse período leva 5 dias e é quando o organismo começa a produzir o estrogênio, hormônio responsável pela postura feminina. Ele está ligado a serotonina, responsável por regular o sono, o humor e o apetite da mulher.

Neste momento, a mulher está muito mais sensível as cólicas e as mudanças de humor e dores. Assim, é essencial que ela pegue mais leve nos treinos para reduzir o desconforto.

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efeitos das fases do ciclo menstrual nos seus treinos

Pós-Menstruação

Até seis dias depois da menstruação, existe uma elevação na produção de estrogênio, que coincide na maior liberação de noradrenalina. Assim, é quando a mulher está motivada para realizar exercícios e seu rendimento melhora.


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