Como as Fases do Ciclo Menstrual Podem Influenciar Seu Treino?

Mesmo que provoque alguns problemas no decorrer do mês, compreender o ciclo menstrual é importante para que a mulher conheça a si mesma. Com isso, é muito mais simples estabelecer uma programação de exercícios apropriada para cada período de seu ciclo para atingir os intuitos esperado. Quer saber como lidar com os Efeitos das Fases do Ciclo Menstrual nos Seus Treinos?


Tudo o que você precisa fazer é acompanhar o nosso post!

Confira os Efeitos das Fases do Ciclo Menstrual nos Seus Treinos

Fase Folicular

Essa etapa é separada em dois momentos: menstruação e no período após, tendo cerca de 15 dias, podendo mudar de 9 a 23 dias conforme o organismo de cada uma. Ela inicia no primeiro dia do ciclo e vai até antes da ovulação.

Menstruação

Esse período leva 5 dias e é quando o organismo começa a produzir o estrogênio, hormônio responsável pela postura feminina. Ele está ligado a serotonina, responsável por regular o sono, o humor e o apetite da mulher.

Neste momento, a mulher está muito mais sensível as cólicas e as mudanças de humor e dores. Assim, é essencial que ela pegue mais leve nos treinos para reduzir o desconforto.

efeitos das fases do ciclo menstrual nos seus treinos

Pós-Menstruação

Até seis dias depois da menstruação, existe uma elevação na produção de estrogênio, que coincide na maior liberação de noradrenalina. Assim, é quando a mulher está motivada para realizar exercícios e seu rendimento melhora.

Por essa razão, é a melhor época para pegar mais pesado nos treinos e usar todo o seu potencial, já que quase não há Efeitos das Fases do Ciclo Menstrual nos seus treinos.

Fase Ovulatória

Esse é o período fértil da mulher e ocorre entre os dias 12 e 22 do seu ciclo. Nesta ocasião, ocorre uma redução na produção de estrogênio e um aumento de progesterona. A partir daqui, a mulher não necessita diminuir o treino, mas pegar mais leve.

Fase Luteínica

Esta fase da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Esse período tem duração de cerca de seis dias e há uma drástica queda da concentração de progesterona. Com isso, há um aumento da fadiga, tanto física quanto nervosa.

É comum que a mulher se sinta bem menos motivada e com disposição para se exercitar, além de sofrer com dores no corpo, retenção de liquido, irritação e prisão de ventre. Pegue leve, só que não pare de se movimentar.

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