Dor Muscular ou Lesão: Aprenda a Diferenciar Casos Após Treinamento

Canal Cura Verde

Rate this post

Como reconhecer Dor Muscular ou Lesão?A atividade física gera diversos benefícios para o ser humano, mas também podem provocar dores quando se eleva a carga de treinos. Normalmente, a pessoa fica com dores musculares no dia seguinte, a famosa dor muscular de começo tardio. Esse desconforto é habitual e faz parte do esporte. Mas, como identificar esses desconfortos musculares?

Ficou interessado neste assunto? Então, basta acompanhar o nosso post!

Como Identificar Dor Muscular ou Lesão Pós-Treino?

Vale salientar que a Dor Muscular ou Lesão tardia ocorre 24 ou 48 horas depois da prática esportiva. Atualmente, se acredita que os mecanismos microscópicos envolvidos nessa dor ainda não são totalmente conhecidos.

Por isso, quem está iniciando ou voltando a atividade física precisa se cuidar e ter sempre a ajuda de um profissional. Mas, se sentir dolorido pode até ser bom para o seu preparo físico.

Isso quer dizer que os seus músculos passaram por um estímulo e, ao longo da recuperação, estará ainda mais preparado para dar conta do exercício. Só que há sinais que esse desconforto pode não ser tão comum e se tratar de uma lesão.

Dor Muscular ou Lesão

Características de uma Lesão

  • A dor não passa após três dias da atividade física;
  • O desconforto não se concentra no ventre muscular, mas na articulação;
  • Existe um hematoma, região avermelhada e até inchaço;
  • A dor se assemelha a uma pontada bem acentuada no músculo e não apenas uma sensação de rigidez, o que é comum em uma dor muscular tardia.
  • Nestes casos, você deve procurar por assistência médica ou de um fisioterapeuta para tratar deste problema e iniciar o processo de recuperação.

Conhecer os seus Limites

Compreender o seu corpo, bem como os seus limites é indispensável para ter uma prática física equilibrada e não sofrer tanto com dor muscular ou lesão pós-treino.

Sempre que você estiver desconfiando que a dor não seja comum, o ideal é prestar atenção, reduzir a intensidade da atividade e, em caso de persistência do desconforto, buscar atendimento profissional.

Leia Também ↓↓: 

Quando se efetua a atividade física com a devida orientação e de maneira gradativa, você só tem a ganhar com melhorias para a sua saúde física e mental.

Gostou de conhecer as características de uma dor muscular ou lesão? Então, aproveite para compartilhar esse material com os seus amigos nas redes sociais!


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: