Conheça a dieta perfeita para combater o colesterol alto!

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Todas as pessoas que sofrem com níveis elevados de LDL, naturalmente desejam saber uma dieta para colesterol alto, já que o LDL consiste naquela gordura prejudicial ao organismo, muitas vezes responsável por graves problemas cardíacos. Para saber no que consiste esta dieta e como fazê-la, acompanhe nosso post e ganhe muito mais saúde e qualidade de vida.

Dicas da dieta para colesterol alto

Como planejar esta dieta?

O primeiro passo para planejar uma dieta com o objetivo de diminuir o colesterol trata-se de se comprometer em eliminar ao máximo a quantidade de gordura saturada ingerida, ou seja, aquele tipo de gordura que é mais difícil de perder e que se acumula nas artérias.

Além disso, o consumo de verduras, frutas, legumes e sobretudo ricas fontes de fibra, são imprescindíveis para uma dieta de controle do colesterol.

Quais são os alimentos recomendados?

Para estabelecer essa dieta de controle ao colesterol, os alimentos que deverão integrar o cardápio são:

  • Frutas (maçã, laranja, melancia, melão, abacaxi, maracujá, limão, acerola, morango, kiwi e uva). Além de contribuírem para o emagrecimento e de é claro, serem saborosas, elas estimulam a queima de gordura na parede das artérias e algumas delas possuem efeito diurético;
  • Verduras (rúcula, alface, almeirão, chicória, agrião etc). ATENÇÃO: Quanto ao tempero dessas folhas em salada, recomenda-se utilizar no máximo alguns fios de azeite, pouquíssimo sal e limão. De forma alguma exagerar no óleo ou usar molhos gordurosos;
  • Legumes (berinjela, tomate, vagem, quiabo, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, cenoura e beterraba);
  • Alimentos ricos em fibras (aveia, linhaça dourada, granola, grão de bico e gérmen de trigo);
  • Iogurte natural desnatado;
  • Queijos magros;
  • Pão integral e arroz integral;
  • Feijão;
  • Peixes;
  • Carnes magras;
  • Filé de peito de frango (sem pele);
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Gelatina;
  • Chás (especialmente chá verde, chá de hibisco e de gengibre). Obs.: pessoas que sofrem de hipertensão deverão fazer uso bem moderado desses chás, já que em excesso eles aceleram os batimentos cardíacos.
  • Outras bebidas: sucos naturais, água de coco e leite desnatado.

Conheça a dieta para colesterol alto

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Quais alimentos são proibidos?

Além de saber os alimentos mais recomendados numa dieta para colesterol alto, é indispensável saber quais itens evitar, já que disso também depende os bons resultados. Desse modo, os alimentos proibidos são:

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  • Frituras em geral;
  • Embutidos em geral (salames, mortadela, salsicha, presunto etc);
  • Queijos gordurosos;
  • Carboidratos densos (arroz branco, pão convencional, bolos e massas com molhos gordurosos);
  • Molhos gordurosos em geral;
  • Maionese;
  • Carnes gordurosas;
  • Energéticos, refrigerantes, café e bebidas alcoólicas.
Como planejar as refeições diárias?
Café da manhã

Para começar o dia, o ideal é caprichar na ingestão de fibras. Por isso, o café da manhã sempre deverá conter aveia ou granola e pelo menos uma fruta misturada com leite ou iogurte natural.

As fibras atuam como uma verdadeira esponja no organismo, removendo o excesso de gordura nas artérias. Logo, elas são cruciais para diminuir o colesterol ruim.

Lanche da manhã ou da tarde

Recomenda-se ingerir uma fruta com iogurte, gelatina ou um shake com suco de frutas frescas.

Almoço

É indicado ingerir arroz integral (em pouca quantidade), feijão ou grão de bico cozido, carne grelhada ou assada, legumes e salada de folhas.

Jantar

Na hora do jantar, o ideal é evitar os carboidratos, priorizando a ingestão de uma sopa de legumes, salada de folhas ou até mesmo um pequeno pedaço de carne, peixe ou frango grelhado.

Obviamente, além desta dieta para colesterol alto, é fundamental contar com orientação médica, buscando fazer consultas e exames regularmente.


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