Dieta Da Proteína – Passo a Passo, Alimentos e Resultados

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A Dieta da Proteína consiste numa das melhores opções para quem deseja perder peso rápido sem sacrificar tanto a quantidade de alimentos ingerida no dia a dia.

Para saber todos os detalhes dessa dieta e resultados proporcionados, confira nosso post.

O Que é a Dieta Da Proteína?

A chamada Dieta da Proteína foi idealizada inicialmente na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e conta com o aval de um dos pesquisadores que atuam nessa instituição, George L. Blackburn, atuante na área de obesidade.

O grande objetivo dessa dieta é estimular a queima de gorduras pelo organismo, fazendo com que o emagrecimento ocorra de forma mais rápida.

Para atingir esse resultado, a ingestão de alimentos ricos em carboidratos é reduzida significativamente, sendo priorizado o consumo de alimentos ricos em proteína magra e com baixo teor de gordura.

Dieta da Proteína

Como Fazer a Dieta Da Proteína?

A Dieta da Proteína é composta por 3 fases, sendo que cada uma delas obedece a condições específicas quanto à duração, alimentos permitidos, quantidade máxima diária de calorias etc.

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Vejamos agora como funciona cada uma dessas fases.

Fase 1

É a principal fase da Dieta da Proteína, sendo determinante para a obtenção dos melhores resultados ao final do processo.

A duração dessa fase é de 14 dias, sendo que a quantidade máxima de calorias a ser ingeridas diariamente é de 1000 calorias.

Alimentos Permitidos:

  • Whey protein;
  • Leite desnatado;
  • Queijos magros;
  • Presunto magro;
  • Peito de peru;
  • Iogurte desnatado;
  • Frango;
  • Carne vermelha magra;
  • Peixes em geral;
  • Alface;
  • Espinafre;
  • Pepino;
  • Brotos de feijão;
  • Rabanete;
  • Rúcula;
  • Brócolis;
  • Ovos;
  • Chá;
  • Café;
  • Adoçante.

Fase 2

Nessa fase da Dieta da Proteína o objetivo é garantir os bons resultados obtidos na fase anterior e também promover a reeducação dos hábitos alimentares, evitando o chamado efeito sanfona.

Essa segunda fase deve durar 5 semanas, sendo que a ingestão de calorias a cada dia inicia com máximo de 1.100 e finaliza com 1.500.

Ou seja, essa segunda fase é menos restritiva que a primeira.

Alimentos Permitidos:

Além de todos os alimentos mencionados na fase 1, nessa fase é possível adicionar ao cardápio:

  • Melão;
  • Maçã;
  • Mamão papaia;
  • Banana prata;
  • Morango;
  • Pêra;
  • Kiwi;
  • Laranja;
  • Acelga;
  • Abóbora;
  • Abobrinha;
  • Berinjela;
  • Couve-flor;
  • Cenoura;
  • Tomate;
  • 1 fatia de pão integral (por dia) ou pão sírio;
  • 2 colheres (sopa) de arroz integral (por dia);
  • Batata;
  • Mandioca.

Esses alimentos, embora sejam permitidos no cardápio não podem ser ingeridos em grandes quantidades.

Recomendam-se porções pequenas e manter de forma predominante o consumo dos alimentos permitidos na fase 1, especialmente nas refeições do jantar.

Os alimentos mais ricos em carboidratos devem ser consumidos somente no café da manhã e almoço.

Fases da Dieta da Proteína

Fase 3

A última fase da Dieta da Proteína visa manter os resultados obtidos nas duas fases anteriores.

Nesse momento, todos os alimentos são permitidos, inclusive aqueles mais ricos em carboidratos, doces etc.

No entanto, esse consumo deve ser moderado e, diariamente, deve ser observada a quantidade máxima de 1500 calorias.

No caso de pessoas que praticam atividade física com frequência ou de forma mais intensa, obviamente há um gasto calórico maior no dia a dia.

Por isso, o recomendável é procurar um nutricionista para avaliar quantas calorias são recomendadas diariamente de acordo com seu estilo de vida.

A Dieta Da Proteína Emagrece Quantos Quilos em Quanto Tempo?

De acordo com os resultados apresentados, é possível emagrecer 12 quilos no período de 2 meses.

Na primeira fase da dieta, a estimativa de perda de peso é de aproximadamente 7 quilos.

Na segunda fase, o emagrecimento fica em torno de 1 quilo por semana.

Como Ter os Melhores Resultados com a Dieta Da Proteína?

Para obter os melhores resultados com a Dieta da Proteína e principalmente adquirir novos hábitos para sua saúde e qualidade de vida, essas são as dicas indispensáveis para conquistar e manter o peso ideal:

Beber 2 Litros de Água por Dia

Independentemente do tipo de dieta adotada para o emagrecimento, é indispensável beber dois litros de água todos os dias.

Esse simples hábito estimula a liberação de diversas toxinas do organismo, incluindo o excesso de açúcar e gordura.

Beber Sucos Naturais

No lugar de sucos industrializados, refrigerantes e bebidas alcoólicas, invista nos sucos naturais como as melhores opções de bebidas.

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Além de nutritivos, eles são saborosos, fortalecem o sistema imunológico, estimulam o metabolismo e oferecem muita energia para o organismo.

Consuma Especiarias e Ervas

Tenha o hábito de utilizar especiarias e ervas no preparo dos alimentos.

Além de as refeições ficarem ainda mais saudáveis, elas oferecem sabor e aroma especiais que contribuem para a saciedade e ainda oferecem inúmeros benefícios para a saúde.

Entre os itens mais recomendados, estão:

  • Manjericão fresco;
  • Orégano;
  • Cúrcuma (açafrão-da-terra);
  • Pimenta caiena;
  • Louro;
  • Gengibre;
  • Tomilho;
  • Cominho.

Ao fazer a Dieta da Proteína, não esqueça de fazer exames médicos para acompanhamento dos níveis de glicose, colesterol, ferro e demais substâncias essenciais para a saúde.

Essa é a melhor forma de comparar resultados e de evitar problemas relacionados à carência de algum nutriente.


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