Confira 6 Dicas Para Reaproveitar a Borra de Café, Economizando Dinheiro

Já pensou o que dá para fazer com a borra de café?


Quando consumido com moderação, o café proporciona alguns benefícios para a saúde, como o combate ao câncer e a depressão e o rejuvenescimento da pele.

O único problema é o que fazer com a borra de café. Algumas pessoas jogam no lixo e outras no ralo da pia. Neste vídeo, vamos mostrar 6 soluções interessantes e muito úteis para reaproveitar essa sobra.

A borra de café pode parecer um resíduo inocente – afinal, é apenas a sobra de um produto orgânico. Mas se engana quem pensa assim.

Além de se acumular nos canos com corrente de água mais fraca, provocando entupimentos, ela é bastante prejudicial ao meio ambiente.

Quando a borra de café é jogada no lixo, ela se decompõe rapidamente, liberando metano (CH4), um gás incolor, altamente inflamável e que contribui de forma significativa para agravar o efeito estufa: ele é 20 vezes mais potente que o gás carbônico (CO2), causando desequilíbrio na camada de ozônio.

Confira 6 dicas para reaproveitar a borra de café, economizando dinheiro e protegendo o meio ambiente.

Adubo natural

O café é rico em nutrientes como cobre, potássio, magnésio, ácidos e matéria orgânica, ajudando a fertilizar o solo.

Para conseguir os benefícios desses nutrientes, misture 100 gramas de borra de café em 1 litro de água e jogue na terra onde cultiva plantas e hortaliças.

Também dá para preparar adubo orgânico com a borra de café. Misture o material com restos de folha, cascas de frutas, restos de vegetais e cascas de ovo.

Lembrando que tudo deve estar triturado.

Deixe secando ao sol em um recipiente aberto. Será preciso esperar 60 dias, sempre mexendo a mistura, para que ela fermente e se torne homogênea.

Você consegue produzir um adubo natural, orgânico, muito nutritivo, com custo zero e ainda evita o descarte de todo esse material no ambiente – além de deixar o quintal livre do excesso de folhas.

Plantas fertilizadas

Alguns tipos de vegetais, como alho, pitanga e hortênsias crescem melhor em solos ácidos.

A borra de café produz justamente essa acidez, por isso, usá-la no solo, como ensinamos no tópico anterior, ajuda as plantas a ficarem mais fortes e saudáveis.

Dá para aplicar a borra de café diretamente no vaso, ou misturá-la com outros fertilizantes, como farinha de ossos e esterco e adicionar ao solo onde os vegetais serão plantados.

Limpeza doméstica

A borra de café tem propriedade abrasiva, por isso facilita a limpeza de sujeiras mais difíceis. Acrescente um pouco do produto no detergente para potencializar os resultados e use na bancada da pia.

Cuidado apenas com as superfícies porosas, que podem ficar manchadas de marrom.

Elimina mau cheiro

Por conter nitrogênio, a borra de café tem poder de eliminar gás sulfúrico do ar – o que ajuda a neutralizar os odores ruins em todos os locais da casa.

Primeiro, deixe a borra secar ao sol. Depois, é só colocar no local em que o cheiro está incomodando.

Dá para usar na geladeira, depositando a borra em um recipiente e neutralizando o cheiro dos alimentos, ou fazer purificadores portáteis, colocando a borra de café em meias velhas.

Use em sapatos, banco do carro e qualquer lugar com cheiro ruim. Se o problema for nas mãos, depois de manusear alimentos de cheiro forte, é só esfregar um pouco de borra e lavar em seguida.

Repelente natural

Se a sua casa está com infestação de formigas ou os animais de estimação estão com pulgas, você pode ficar tranquilo: a borra de café funciona bem nesses casos, como um repelente natural, substituindo produtos químicos e tratamentos caros, com muitos efeitos colaterais.

Outra função importante é acabar com os focos de dengue. Isso pode fazer toda a diferença, especialmente em épocas de proliferação da doença

Para acabar com as pulgas: esfregue suavemente a borra de café na pele do pet depois do banho. Enxague e deixe o animal secar normalmente.

As pulgas não gostam de café, então essa é uma solução simples e barata para o problema, sem agredir a saúde do seu amigo.

A borra vai acabar com as pulgas e deixar o pelo brilhante e suave. Mas como essa é uma receita popular, é importante levar o animal ao veterinário, caso o problema persista.

Para acabar com as formigas: espalhe a borra de café nos locais onde as formigas passam.

Dá até para jogar o café diretamente no formigueiro e eliminar a fonte do problema.

Lembrando apenas que ele deve estar sem açúcar, senão você terá o efeito contrário e, ao invés de acabar com as formigas, vai atraí-las.

Para acabar com o mosquito da dengue: use a borra de café no fundo de pratos e vasos de plantas. Esse truque ajuda a matar as larvas do mosquito.

Essa uma doença muito grave e que pode matar. Por isso, além da borra de café, siga todas as outras orientações de prevenção, como evitar água parada e usar telas nas janelas.

Esfoliante para a pele

Você ainda pode produzir um esfoliante natural de alta qualidade para acabar com a sujeira e remover as células mortas da pele.

Mistura a borra de café com óleo de coco ou água, formando uma pastinha. Esfregue suavemente na pele e depois lave com água e sabão.

Além de limpar, a esfoliação melhora o fluxo sanguíneo, contribuindo para a melhoria geral da saúde da pele.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: