Aprenda agora a preparar um almoço saudável e simples!

É preciso sempre ter um prato saudável para o almoço, mas a correria do dia a dia pode fazer com que isto seja deixado de lado, em substituição a alimentos gordurosos e calóricos. Porém, se houver planejamento é possível ter uma refeição que contemple todas as categorias dos alimentos. Veja logo abaixo dicas de almoço saudável e simples para o cotidiano.


É necessário ter equilíbrio entre as refeições, segundo os nutricionistas. Para isso, é necessário incluir no almoço alimentos das três categorias abaixo:

1- Energéticos: nesta categoria entram os carboidratos, fazendo parte os pães, cereais e massas. Este grupo é o responsável por manter a energia durante todo o dia para as pessoas, sendo desta forma essencial. Porém, é possível consumir a versão integral dos alimentos desta categoria. Açúcares e gorduras, que também são desta espécie, devem ser evitados.

2- Construtores: as proteínas fazem parte desta categoria, como carnes, leites e derivados. É fundamental o consumo destes alimentos, pois são excelentes para que as pessoas mantenham a estrutura do corpo e, ainda, ajudam o sistema imunológico do organismo.

3- Reguladores: frutas, legumes e verduras entram nesta lista, sendo alimentos ricos em minerais, vitaminas e fibras, que ajudam o sistema digestivo a funcionar corretamente.

Confira dicas de almoço saudável e simples

1- Saladas

As saladas nunca devem deixar de fazer parte do almoço das pessoas, que deve incluir as folhas, como escarola, alface, rúcula, agrião, entre outras. Os legumes crus: beterraba, cenoura, rabanete, entre outros, devem ser consumidos sempre no almoço. O não cozimento dos legumes conserva suas propriedades. Já outros alimentos podem ser cozidos e usados nas saladas: batata, cenoura, beterrabas e etc. Coloque também queijos e frutas nas saladas, pois dão um toque saboroso e diferenciado.

dicas de almoço saudável e simples

2- Prato principal

Este prato deve conter muitas proteínas. Para isto, é preciso contar com carne vermelha, de frango, peixe e também ovo. Ao longo da semana, os cortes precisam variar para a pessoa não ficar enjoada. Além disso, é preciso diferenciar o modo de fazer as carnes: cozidas, assadas, etc.

3- Prato base

Aqui é preciso ter carboidratos, como feijão, arroz, lentilha, grão de bico, batata, mandioquinha, batata doce, entre outros.

4- Refogados e assados

É necessário ter no almoço uma guarnição, ou seja, um prato cozido ou refogado. A sugestão é o consumo de legumes, verduras refogadas, assadas ou no vapor.

Opções para o almoço saudável e simples

Dica 1: bife grelhado, salada de tomate, arroz integral, feijão e chuchu refogado.

Dica 2: filé de frango (grelhado), salada de alface e tomate, macarrão integral com molho vermelho e brócolis cozido.

Alguns alimentos não podem faltar na hora do almoço, como saladas, vegetais, arroz integral ou branco, mas é melhor a primeira opção por ser mais saudável, grãos e etc.

Já outros alimentos devem sempre ser evitados, como as frituras, os embutidos, incluindo aqui as salsichas, mortadelas e linguiças, creme de leite, carnes que têm muita gordura como costela, picanha, acém, etc. Queijos amarelados, chantilly, tortas, massas e pão também devem ser deixados de lado na hora do almoço.

E você gostou de conhecer estas dicas de almoço saudável e simples? Coloque já a lista em prática e tenha uma refeição balanceada no dia a dia. Compartilhe já este texto nas redes sociais com seus amigos!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: