Aprenda agora a preparar um almoço saudável e simples!

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É preciso sempre ter um prato saudável para o almoço, mas a correria do dia a dia pode fazer com que isto seja deixado de lado, em substituição a alimentos gordurosos e calóricos. Porém, se houver planejamento é possível ter uma refeição que contemple todas as categorias dos alimentos. Veja logo abaixo dicas de almoço saudável e simples para o cotidiano.

É necessário ter equilíbrio entre as refeições, segundo os nutricionistas. Para isso, é necessário incluir no almoço alimentos das três categorias abaixo:

1- Energéticos: nesta categoria entram os carboidratos, fazendo parte os pães, cereais e massas. Este grupo é o responsável por manter a energia durante todo o dia para as pessoas, sendo desta forma essencial. Porém, é possível consumir a versão integral dos alimentos desta categoria. Açúcares e gorduras, que também são desta espécie, devem ser evitados.

2- Construtores: as proteínas fazem parte desta categoria, como carnes, leites e derivados. É fundamental o consumo destes alimentos, pois são excelentes para que as pessoas mantenham a estrutura do corpo e, ainda, ajudam o sistema imunológico do organismo.

3- Reguladores: frutas, legumes e verduras entram nesta lista, sendo alimentos ricos em minerais, vitaminas e fibras, que ajudam o sistema digestivo a funcionar corretamente.

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Confira dicas de almoço saudável e simples

1- Saladas

As saladas nunca devem deixar de fazer parte do almoço das pessoas, que deve incluir as folhas, como escarola, alface, rúcula, agrião, entre outras. Os legumes crus: beterraba, cenoura, rabanete, entre outros, devem ser consumidos sempre no almoço. O não cozimento dos legumes conserva suas propriedades. Já outros alimentos podem ser cozidos e usados nas saladas: batata, cenoura, beterrabas e etc. Coloque também queijos e frutas nas saladas, pois dão um toque saboroso e diferenciado.


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