Conheça os Benefícios do Hortelã e Veja o Que Ele Pode Fazer Pela Sua Saúde

Conheça os surpreendentes benefícios do hortelã e veja tudo que ela pode fazer por você.


Considerada uma “erva dos deuses”, a característica principal do hortelã é exalar um odor bastante singular, além de desenvolverem-se como arbustos, árvores ou ervas.

Os benefícios do hortelã foram experimentados por diversos povos que utilizaram para os mais diversos fins, por meio de infusões ou, até mesmo, como objeto para decoração de ambientes.

Dentre os principais benefícios da hortelã, estão:

  •  A sua capacidade de aliviar os sintomas de alguns distúrbios digestivos;
  •  Efeito relaxante;
  •  Expectorante;
  •  Alívio de complicações nas vias respiratórias (tosse, bronquite, sinusite, rinite alérgica, resfriado);
  •  Combate à diarreia;
  •  Combate os gases;
  •  Alívio das cólicas menstruais;
  •  Combate o mau hálito;
  •  Efeito anestésico.

Estudos comprovaram o potencial antimicrobiano do hortelã, cujos óleos essenciais demonstraram ser bastante eficazes no combate de vários microrganismos.

Também demonstrou o seu poder medicinal pelo estímulo das funções imunológicas, poder antialérgico (devido à sua capacidade de inibir a produção de histamina), além de uma sensível proteção contra os efeitos da radioterapia em vários órgãos de animais testados em laboratório.

Outro benefício do chá de hortelã, é o seu poder emagrecedor, muito em função da sua capacidade de estimular o sistema digestivo, eliminar toxinas e conferir uma sensação de saciedade.

Como utilizar o hortelã no dia a dia

Sem dúvida, a forma mais popular de utilização dos benefícios do hortelã, é por meio da infusão das suas folhas verdes ou secas, na proporção de 1 xícara de folhas para meio litro de água.

O recomendado é que deixe a água levantar fervura, para só depois adicionar as folhas e abafar por 10 minutos.

No entanto, além dos benefícios do chá de hortelã, é possível aproveitar suas diversas apresentações: como tempero para diversos tipos de pratos, uso dos seus óleos essenciais para o alívio de dores musculares, ação anti-inflamatória e anestésica; sem contar o seu uso como enxaguante bucal, graças ao poder antisséptico do mentol – o seu princípio ativo.

Outro benefício do hortelã, descoberto após testes com roedores realizados por uma equipe de pesquisadores alemães, é a capacidade de auxiliar no tratamento da tuberculose pulmonar e também o seu potencial no combate a infecções por giardíase. Uma infecção no intestino delgado (com um resultado positivo de 47%).

Curiosidades sobre o uso do hortelã

Por fim, algumas curiosidades, não só sobre os benefícios do hortelã como sobre as suas possíveis contraindicações.

Entre elas, está a recomendação de que se evite o uso do hortelã por mulheres com predisposição para o chamado “aborto espontâneo”, devido a uma espécie de “alargamento uterino” provocado por alguns dos seus constituintes.

Também a tradição familiar determina a suspensão do uso da hortelã por mulheres em fase de amamentação, por crianças pequenas (devido à possibilidade de irritação da mucosa que reveste a boca), mas também incentiva a sua utilização como um potente clareador para os dentes.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: