Como Saber Se o Peixe Está Fresco Para Consumo!

Aproveite as dicas de Como Saber Se o Peixe Está Fresco para poder consumi-lo sem medo,  e elaborar as receitas deliciosas que preparamos aqui!


Como Saber Se o Peixe Está Fresco para que você possa consumir naquele almoço de família é muito mais simples do que você imagina.

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que existem duas categorias dos peixes: os brancos e azuis.

O peixe branco a exemplo de dourado e bacalhau, é destacado comum quantitativo muito pequeno de gordura e de fácil digestão.

O peixe azul a exemplo das sardinhas e do salmão, é um alimento rico em gorduras consideradas boas e o ômega 3. Em virtude disso, auxiliam na prevenção de patologias cardíacas e cancerígenas.

 Como Saber Se o Peixe Está Fresco 

Há diversas receitas do peixe. Portanto, é possível que varie muito em relação a preparação de tal proteína. Em ato de escolha e compra do peixe, o imprescindível é seguir as dicas que preparamos abaixo.

Além disso, em momento de cozinhar o peixe, atente-se as indicações e melhores métodos para limpar e prepará-lo!

Dicas de Como Saber Se o Peixe Está Fresco

As dicas de Como Saber Se o Peixe Está Fresco  são simples e importantíssimas em momento de fazer a escolha do alimento, seja no mercado ou em qualquer venda à beira mar:

Reparar na Pele do Peixe

O peixe que é caracterizado como um bom alimento apresenta a pele brilhosa, sendo que o contrário disso, a pele opaca, é característica do peixe ruim.

 Prestar Atenção nas Escamas

Outra maneira de Como Saber Se o Peixe Está Fresco, é preciso que as escamas tenham firmeza na pele do peixe. Ao tentar puxar uma delas e sentir que ela se desprende de maneira muito fácil, busque por outra opção de peixe.

Reparar nos Olhos Brilhantes

Dentre várias técnicas de Como Saber Se o Peixe Está Fresco, uma muito utilizada é reparar nos olhos do peixe. De mesma forma que a pele, os olhos precisam mostrar brilhos e cores avivadas. Se o olhar aparece em tom de cinza ou branco, evite-o.

Reparar nas Brânquias Avermelhadas

 Aprenda Como Saber Se o Peixe Está Fresco 

Estas partes do peixe são denominadas também de guelras. Trata-se de uma região que se localiza no final da cabeça e precisa ter um tom bem avermelhado. Não adquira os peixes que tenham as brânquias em tom cinza ou rosa.

Apertar a Barriga do Peixe

Apertar a barriga também é uma forma de Como Saber Se o Peixe Está Fresco. O músculo firme é uma qualidade dos peixes frescos. Ao apertar a barriga do animal, o dedo é capaz de marcar a região, porém esta some rapidamente. Se a pele não voltar, busque outra opção.

Sentir o Cheiro

Os peixes possuem um odor forte, porém não é o mesmo cheiro para todos. O peixe fresco cheira ao mar, maresia. Atente-se a essa característica de Como Saber Se o Peixe Está Fresco.

Receitas Com Peixe Fresco

Depois de saber escolher o peixe fresco, é importante encontrar a receita perfeita para aquele almoço em família ou com os amigos. Confira as opções!

Peixe Temperado

Você vai precisar de:

  • dois peixes frescos de tamanho médio;
  • 1 limão;
  • uma xícara de tempero com cebolinha, salsa ou coentro
  • uma xícara e meia de azeite extra;
  • uma pitada de sal;
  • quatro tomates cortados sem a pele;
  • uma cebola picada de tamanho médio;
  • 330ml de água.

Como fazer?

Limpar os peixes, retirando rabo e cabeça. Fazer um corte na barriga que siga até a região das costas, retirando por inteiro o espinho. Lavar e deixar que escorra.

Colocar num recipiente aberto e salpicar o sal. Espremer o limão e deixar agindo por alguns minutinhos.

Colocar numa caçarola um pouco de azeite e, em seguida, a cebola até que doure. Depois, colocar os tomates e deixar fritando.

Acrescentar água, tampar e deixar fervendo por 20min. Após este procedimento, fechar os peixes até que cozinhem por mais 10min.

Tempere com um tanto dos elementos citados. Colocar num recipiente e espalhar o resto dos temperos.

 Receita com Peixe Fresco 

Bacalhau Crocante

Você vai precisar de:

  • quatro postas do bacalhau;
  • três alhos;
  • uma folha de louro;
  • uma xícara e meia do azeite de oliva;
  • uma xícara do pão duro bem moído;
  • quatro colheres da maionese;
  • pimenta do reino;
  • sal;
  • legumes de sua preferência

Como fazer?

Aromatize o azeite a partir dos alhos e o louro. Para tanto, colocar num recipiente o azeite, os alhos e o louro. Deixar no fogo em temperatura baixa até que comece a fervura, e desligar.

A partir de uma assadeira, colocar legumes para o acompanhamento da receita do bacalhau, juntar a cebola e temperar.

Dispor as postas do bacalhau nos legumes e jogar o azeite. Deixar um dedo do azeite no recipiente, em fogo pré-aquecido a 180ºC pelo tempo de 20min.

Adicionar pão duro ao azeite que foi separado e misturar até que o pão faça a absorção do azeite. Isso auxilia a manter a crosta mais crocante do pão.

Assim que o bacalhau asse em uma média de 20min, retirar do forno. Espalhar maionese pelas postas e distribuir a farofa do pão. Levar novamente ao fogo por uma média de 10min.

Após isso, o bacalhau está preparado!

Gostou das dicas e receitas? Deixe o seu comentário!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: