Como Reduzir a TPM de Maneira 100% Natural

Como Reduzir a TPM é algo mais simples que as mulheres imaginam. E isso é possível de uma forma totalmente natural, que não agride o organismo e ainda aumenta a saúde e proporciona maior disposição no dia a dia.


Para saber como se ver livre dos desconfortos da TPM, confira nosso artigo.

Como Reduzir a TPM de Forma Simples

Como Reduzir a TPM

Alimentação Natural

Para saber Como Reduzir a TPM, adotar uma alimentação natural consiste no primeiro grande passo.

Por que? Uma alimentação desregrada prejudica o equilíbrio hormonal feminino e esse é o fator que desencadeia os sintomas mais intensos da TPM.

Para reduzir a TPM, outra recomendação importante é, dentro do possível, optar pela ingestão de alimentos orgânicos, pois eles são livres de agrotóxicos e demais componentes químicos que causam danos à saúde hormonal, especialmente no caso das mulheres.

Para diminuir a TPM, esses são os alimentos mais indicados:

  • Ervilha;
  • Feijão;
  • Lentilha;
  • Grão de bico;
  • Arroz integral;
  • Pão integral;
  • Tapioca;
  • Linhaça;
  • Aveia;
  • Chia;
  • Mamão;
  • Pêssego;
  • Laranja;
  • Abóbora;
  • Brócolis;
  • Alface;
  • Couve;
  • Abacaxi;
  • Maçã;
  • Figo;
  • Quinoa;
  • Abacate;
  • Amêndoas;
  • Ovo;
  • Leite;
  • Iogurte natural;
  • Amendoim;
  • Castanhas;
  • Nozes;
  • Frango;
  • Peixes;
  • Banana;
  • Beterraba;
  • Gergelim.

Essa lista de alimentos contém principalmente fibras, vitamina B, ômega 3, magnésio, triptofano e zinco, substâncias essenciais para eliminar ou aliviar os sintomas da TPM.

Consumo de Chás

Outra forma de Como Reduzir a TPM de maneira 100% natural é consumir determinados tipos de chá cerca de uma semana antes do início da menstruação.

As substâncias contidas nesses chás contribuem para reduzir a irritação, ansiedade e ajudam no equilíbrio hormonal, evitando que as mulheres sofram demais nos dias que antecedem o ciclo.

Vamos ver agora quais são os chás mais indicados para diminuir a TPM:

Chá de Amora

Como Reduzir a TPM - Chá de Amora

As dicas de Como Reduzir a TPM envolvem consumir chá de amora cerca de 4 dias antes do início da menstruação.

Essa bebida é rica em antioxidantes e também estimula a circulação. Por esse motivo, o chá de amora alivia as dores abdominais e as cólicas.

Recomenda-se ingerir 2 xícaras desse chá por dia.

Chá de Valeriana

Para diminuir a TPM de maneira natural, o chá de valeriana é outra receita simples e prática. Essa planta possui propriedades relaxantes, contribuindo para a circulação e alívio da irritação e ansiedade.

Logo, ela alivia cólicas, dores de cabeça e o nervosismo que geralmente antecede o início da menstruação.

O ideal é beber 1 xícara de chá de valeriana cerca de 30 minutos antes de dormir. Além de aliviar os sintomas da TPM, essa bebida proporciona um descanso revigorante.

Chá de Gengibre

O chá de gengibre é muito rico em substâncias anti-inflamatórias e analgésicas. Com isso, ele é de grande ajuda principalmente no alívio das cólicas e dores de cabeça que afetam as mulheres dias antes da menstruação.

Obs.: o consumo de gengibre não é indicado para pessoas que sofrem de problemas como hipertensão ou arritmia cardíaca.

Chá de Capim-Cidreira

Para reduzir a TPM, outra receita caseira saborosa é o chá de capim-cidreira.

Rico em substâncias relaxantes e anti-inflamatórias, ele funciona como um excelente aliado das mulheres e também alivia os sintomas do estresse e quadros depressivos muitas vezes provocados pelo desequilíbrio hormonal.

O indicado é consumir 2 xícaras desse chá por dia nos dias que antecedem o início da menstruação. Uma dessas xícaras de chá deve ser consumida momentos antes de dormir para ter um sono mais tranquilo.

Consumo de Sucos e Shakes

Como Reduzir a TPM - Suco e Shake

Saber Como Reduzir a TPM também é possível ao ficar por dentro de algumas dicas que sucos e shakes que atuam nas causas do problema.

Ou seja, esses sucos ajudam a manter os hormônios equilibrados. Esses são os sucos e shakes para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual:

  • Shake de leite de soja com banana;
  • Shake de leite de soja com morango ou amora;
  • Suco de banana com kiwi;
  • Suco de beterraba com maçã;
  • Suco de beterraba com laranja;
  • Suco de cenoura com agrião;
  • Suco de amora com morango.

Evitar Bebidas Alcoólicas

Um passo importante de Como Reduzir a TPM é evitar o consumo de bebidas alcoólicas. O motivo é que o excesso de álcool prejudica muito a saúde hormonal e pode intensificar os sintomas da tensão pré-menstrual.

Prevenir o Estresse

O estresse constante é um dos maiores inimigos da saúde e interfere bastante no equilíbrio dos hormônios.

Isso significa que uma das maneiras de diminuir os sintomas da TPM é prevenir ou aprender a lidar com o estresse do dia a dia.

Inúmeras pesquisas demonstram como a saúde emocional está ligada ao bem-estar físico.

No caso das mulheres, esse cuidado deve ser redobrado, pois no decorrer da vida, o organismo e condição hormonal das mulheres passam por diversas alterações importantes.

Essas são algumas dicas para controlar o estresse e evitar que ele prejudique a saúde:

  • Ter uma atividade que proporcione bem-estar físico e mental (jardinagem, fotografia, dança, pescaria, leitura, desenho etc.);
  • Sessões de terapia com um psicólogo;
  • Aulas de yoga e meditação;
  • Sessões de aromaterapia;
  • Cuidar da qualidade do sono;
  • Fazer leituras agradáveis antes de dormir;
  • Renovar hábitos alimentares;
  • Simplificar a rotina.

Ter uma Atividade Física

Como Reduzir a TPM - Atividade Física

Outra forma de Como Reduzir a TPM é adotar a prática de uma atividade física 4 vezes por semana.

Exercícios mais simples como caminhada, andar de bicicleta etc. já trazem excelentes resultados para a saúde hormonal e do organismo como um todo.

Além de reduzir a TPM, mulheres que praticam atividade física regularmente são mais resistentes a uma série de doenças físicas e emocionais, já que os exercícios contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico e liberam uma série de substâncias que promovem o bem-estar mental, tais como endorfina e serotonina.

Todas essas maneiras de Como Reduzir a TPM são naturais e simples de aplicar. Esse conjunto de ações evita uso exagerado de hormônios, proporcionando muito mais qualidade de vida.

Além de saber Como Reduzir a TPM e o que fazer no dia a dia para aumentar a saúde hormonal, confira esse nosso conteúdo que fala sobre a saúde feminina.


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