Como Plantar Morango: Confira o Passo a Passo de Como Cultivar

Vamos aproveitar o espaço do seu terreno e investir em uma nova cultura? Aprenda passo a passo Como Plantar Morango e alem de consumir um produto sem agrotóxicos, você pode até vender.


A época costumeira de plantar morangos inicia-se no final do verão e segue até o fim do outono. Porém, isso depende muito da região, em locais quentes inicia-se mais cedo e em lugares frios começa o plantio mais tarde.

O clima ideal para o cultivo é o clima subtropical e temperado, com temperaturas entre 13º e 26° C para a fase floração e frutificação. O cultivo deve ser sempre ao sol, evitando geada, chuvas de granizo, chuvas fortes e ventos intensos.

 Como Plantar morango

Local

A primeira dica de Como Plantar Morango é a escolha o local apropriado para fazer o plantio. Por ser uma planta rasteira, indica-se um lugar alto ou em jardins verticais.

Mas, pode ser cultivado também em vasos, dentro de casa e apartamentos, porém, sempre com um pouco de luz solar.

Solo

Uma técnica importante de Como Plantar Morango é a escolha da terra. O solo ideal para plantio é o arenoso-argiloso, com uma boa drenagem e muito bem adubado, a preferência é por adubo orgânico. O PH do solo deve estar entra 5,5 e 6,5.

A terra deve ser bem adubada antes do plantio, quando os morangos já estiverem cultivando, se as folhas apresentarem cor verde claro, é sinal que falta hidrogênio na terra para isso, utiliza-se grãos de café na terra para ajudar a fortificação.

Plantio no Solo

Ao escolher a muda, procure aquelas que não tem um tom marrom nas folhas, sempre separando as folhas velhas e doentes.

Antes de colocá-las na terra, coloque em uma pouco de água por 2 horas, ensopando bem a raiz, pois isso evita o choque de transição.

Faça canteiros com aproximadamente 25 cm de altura por 1,20 m de largura. Na sequência faça um buraco e coloque a muda, deixando o início do caule (a coroa) acima do solo.

Jogue terra ao redor da muda, aperte bem para firmar, deixando um espaçamento de 30 a 45 minutos centímetros uma da outra.

Como Plantar Morango em Vaso

Como Plantar morango em Vaso

Além do solo, tem Como Plantar Morango em vasos também. Prepare o vaso, podendo não ser muito fundo, com terra adubada organicamente.

Faça um buraco na terra, coloque a muda, podendo deixar crescer com os galhos caídos ao redor do vaso.

Quando as raízes estiverem saindo pelos buracos do vaso, mude para um vaso maior.

Uma opção, é pendurar o vaso na lateral da parede, ou em uma prateleira, sempre com acesso a luz solar.

Irrigação

A plantação deve ser molhada todos os dias, porém, não pode ficar encharcada de água. A terra deve ser apenas umedecida, sempre mantendo o cuidado ao regar as folhas e os frutos.

Luz

Para que se desenvolva bem, a planta precisa de luminosidade, ou seja, deve estar sob exposição da luz solar diretamente.

Em regiões em que as temperaturas são intensas, a plantação pode ser sombreada, porém, sempre deixando um jeito para que recebam luz solar diariamente por algumas horas.

Colheita

A colheita ocorre entre 60 a 80 dias após o plantio das mudas, durando em média 4 a seis meses.

Quando os frutos já estiverem vermelhinhos é hora da colheita. Retire com cuidado o morango e sem apertá-los, já que é uma fruta delicada.

Lave em água corrente, sempre cuidando para não amassá-los.

Cultivo Por Semente

Para entender Como Plantar Morango em semente, você deve primeiro escolher uma semente com boa procedência.

Em seguida, coloque uma terra adubada organicamente em copinhos descartáveis, faça furinhos ao redor do copo e plante três sementinhas em terra úmida.

Após o plantio, cubra com um filme plástico, e coloque em um lugar protegido do vento. Mantenha a terra úmida e no mínimo 6 horas de sol diariamente.  E plante no vaso ou canteiro.

Outras Maneiras de Como Plantar Morango

Formas de Como Plantar morango

Existem outras alternativas de Como Plantar Morango. Você pode utilizar garrafa pet, cano de pvc, pneus e até mesmo em bambus grossos. Basta fazer o mesmo procedimento do plantio em vaso.

Bambu/Garrafa Pet/Cano PVC

Faça um corte da metade para cima dos recipientes e em sentido horizontal e repita o mesmo procedimento do plantio em vaso.

Pneu

Basta encher o pneu de terra adubada e fazer o plantio do mesmo estilo do solo ou do vaso.

Portanto, se você tem uma hortinha em sua casa ou um espaço de terra sobrando, cloque as técnicas de Como Plantar Morango em prática e mãos na terra.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: