5 Dicas poderosas para finalmente parar de roer as unhas!

Saber como parar de roer as unhas é um dos grandes desejos tanto de homens quanto de mulheres que possuem este hábito tão prejudicial para a saúde e a beleza. Se você deseja se ver livre disso, confira nossas dicas que certamente ajudarão bastante.


5 Dicas de como parar de roer as unhas

1 – Cuidar da ansiedade

Um dos principais fatores relacionados ao fato de roer unhas está ligado a episódios de ansiedade. Geralmente, as pessoas ansiosas ou que enfrentam períodos de ansiedade ou estresse intenso, são muito mais propensas a roer unhas.

Desse modo, a primeira dica essencial de como parar de roer as unhas trata-se de cuidar da ansiedade por meio das maneiras abaixo:

  • Ingerir diariamente chás relaxantes, tais como: jasmim, camomila, capim-cidreira, hortelã, erva-doce, maracujá etc;
  • Dormir adequadamente;
  • Adotar a prática de uma atividade física, promovendo um gasto de energia que combata a ansiedade;
  • Participar de sessões de Yoga, Reiki, meditação etc, cuidando da mente e tratando a causa da ansiedade;
  • Evitar bebidas estimulantes, tais como: café, chá mate, chá verde, energéticos, refrigerantes etc;
  • Fazer sessões de terapia juntamente com um psicólogo, profissional este que poderá orientar e auxiliar na identificação das causas da ansiedade.

Todos esses fatores contribuem para o tratamento natural da ansiedade, fazendo com que as pessoas gradativamente comecem a abandonar o hábito de roer as unhas.

Como parar de roer as unhas

2 – Esmaltar as unhas

Geralmente, as mulheres que possuem o hábito de roer as unhas nunca as mantém esmaltadas. Por que? É como se inconscientemente elas quisessem deixar o caminho livre para quando sentirem a necessidade de roer as unhas nos momentos em que elas estiverem mais ansiosas.

Por isso, tanto para as mulheres quanto para os homens, uma das melhores estratégias de como parar de roer as unhas trata-se de mantê-las sempre esmaltadas.

As mulheres poderão escolher as cores de esmaltes que mais gostam, deixando as unhas bem bonitas. Parece “bobagem”, mas este simples fator faz com que elas não queiram estragar as unhas. Além disso, o gosto do esmalte não é nada agradável e naturalmente inibe o ato de roer as unhas.

Vale ressaltar que é preferível que as unhas não fiquem muito compridas. O ideal é mantê-las curtas e sempre bem lixadas e esmaltadas.

Quanto aos homens, é possível que mantenham a unha sempre curta, lixada e esmaltada com uma base discreta. Isso também fará com que o impulso de roer as unhas seja significativamente diminuído.

3 – Cuidar da alimentação

Ingerir alimentos que fortaleçam as unhas é essencial para inibir o hábito de roê-las, já que as unhas mais frágeis quebram com mais facilidade e funcionam como um chamariz para quem tem o hábito de roê-las.

Assim, todas as pessoas que desejam parar de roer unhas devem ingerir os seguintes alimentos: cenoura, beterraba, mamão, manga, tomate, laranja, nozes, morango, gelatina, peixes de água salgada (sardinha, salmão e atum), ovo, vegetais de folhas verdes escuras (couve, rúcula, espinafre, brócolis, almeirão etc).

4 – Mascar um chiclete

Nos momentos de ansiedade ou simplesmente na hora em que ocorre aquele impulso de roer as unhas, é sempre válido manter por perto um pacotinho de chiclete para mascar. Ainda que isso seja feito por alguns minutos, automaticamente o desejo de roer as unhas diminui.

5 – Usar cremes nas mãos

Passar o creme de mão é um hábito pouco usual das pessoas que costumam roer as unhas, já que o aroma do creme geralmente bloqueia o desejo de roê-las. Por isso, tanto para homens quanto para mulheres que possuem o hábito de roer as unhas, é necessário passar o creme de mão com frequência, fazendo com que o desejo de levar a unha à boca diminua consideravelmente.

Essas dicas deixam bem claro que é perfeitamente possível saber como parar de roer das unhas, mantendo-as muito mais bonitas e saudáveis.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: