Já ouvir falar no poder do xarope de Guaco? Então não perca mais tempo e veja o que ele pode fazer por você

Canal Cura Verde

2.6 (52%) 5 votes

Quer saber como fazer xarope de Guaco? Cientificamente chamado de “Mikania glomerata spreng”, o Guaco é uma planta trepadeira lenhosa, podendo alcançar até 3 metros de altura. Visualmente, ela tem flores amareladas, ramos abundantes e aroma de baunilha. Suas folhas são em formato de coração, com cheiro parecido com o da abóbora.

O Guaco é originário da América do Sul e está presente, em grande abundância, principalmente no Sul e Sudeste do país. Além de ser belo, ainda oferece propriedades medicinais. Aprenda a fazer xarope de Guaco.

Benefícios em saber como fazer xarope de guaco

O Guaco é eficaz contra o tratamento de resfriados, tosses e gripes, assim como também infecções de garganta, bronquite, reumatismo, asma, infecção de pele, febre, rouquidão e alergias. Além disso, também é eficaz para quem quer perder peso, já que aumenta a eliminação de líquidos do corpo devido suas propriedades sudoríferas. Assim, também elimina bactérias, toxinas e o líquido extra que acaba resultando em inchaço.

Podemos dizer que o Guaco tem propriedades expectorante, febrífugo, antisséptico, bronco-dilatador, antiasmático, sudorífero, antirreumático e cicatrizante.

Como aproveitar os benefícios do Guaco

Para aproveitar os benefícios do Guaco, você deve consumir o seu chá. Na medicina natural, ele é muito utilizado para prevenção de males e também no auxílio ao tratamento de algumas enfermidades. Em casa, você pode preparar o chá e o xarope.

No caso do chá, você deve levar ao fogo duas folhas de Guaco e deixar ferver com meio litro de água por cinco minutos. Após, é só abafar e deixar esfriar para consumir. Mas se for para combater problemas externos, como reumatismos, por exemplo, faça uma compressa com toalha limpa e o chá, aplicando sobre o local afetado. Faça essa compressa por três vezes ao dia.

Como fazer xarope de Guaco

Xarope feito de Guaco

Para aproveitar os benefícios que o xarope feito de Guaco oferece, anote uma receita natural.

Você vai precisar de:

  • 01 xícara de açúcar
  • 01 xícara de mel
  • 09 folhas de Guaco higienizadas
  • 01 litro de água

Para o preparo, siga essas recomendações:

Primeiro você terá que caramelizar a o açúcar. Para isso, utilize uma panela funda, adicione o açúcar e espalhe-o pelo fundo da panela até caramelizar. Assim que o açúcar estive dourado, adicione 01 litro de água fervendo à panela e em seguida, coloque as 09 folhas de Guaco. Mexa bem até que o açúcar desmanche do fundo. Depois, tampe a panela e leve ao fogo para ferver por cerca de 20 minutos. Verifique se as folhas de Guaco já estão moles, se estiverem, desligue o fogo e espere esfriar.

Então, coe o xarope e adicione o mel, misturando até que o líquido fique homogêneo. Beba de 01 a 02 colheres (sopa) antes de dormir.

Leia Também ↓↓: 

Aproveite os benefícios que o xarope de Guaco oferece e não consuma-o por tempo prolongado. Se aparecer qualquer reação, suspenda o uso. Lembre-se de que crianças pequenas, pessoas com problemas no fígado e que fazem uso de anticoagulantes não podem fazer uso do xarope.

Agora que já sabe como fazer xarope de guaco, aproveite os benefícios que ele pode trazer.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: