Taioba Conheça seus benefícios e saiba como diferenciá-la do Inhame!

Kinax

A taioba é originária da América do Sul, sendo cultivada em países da África, Ásia e América Central. Para quem não sabe, a hortaliça é cultivada há milhares de anos no Egito e na China. As folhas da taioba são muito parecidas com a couve, mas são maiores e mais largas. Veja logo abaixo como fazer taioba!

Há alguns anos, a taioba fazia parte da mesa dos brasileiros, mas hoje o seu consumo se concentra mais em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. Muitas pessoas confundem a folha da taioba com a folha do inhame, mas existe uma grande diferença: a folhagem do inhame é tóxica. Diante disso, é preciso tomar muito cuidado antes de sair no quintal procurando folhas de taioba para consumir.

Cultivo da taioba pelo Brasil

A taioba é cultivada nas regiões sul e sudeste do Brasil, sendo que a melhor época para o cultivo é entre setembro e novembro. No centro-oeste o plantio ocorre de setembro a fevereiro, enquanto no nordeste e norte a plantação é durante todo o ano. Se você se interessou pelo cultivo de taioba, saiba que pode plantar em sua casa, produzindo a versão orgânica da hortaliça. Dessa forma, você pode ter taioba durante todo o ano no quintal de sua casa.

Leia Também ↓↓: 

Nutrientes e vitaminas da taioba

A taioba possui nutrientes e vitaminas importantes para a saúde e bem estar, como proteínas, cálcio, fibras alimentares e ferro. Além disso, a hortaliça tem uma grande quantidade de vitamina A. Para quem não sabe, a taioba pode ser totalmente aproveitada, como o talo e as folhas.

É extremamente importante manter cuidados com as folha da taioba que devem ser cozidas ou refogadas, pois as mesmas são tóxicas quando estão cruas. Por isso, jamais consuma folhas de taioba cruas, pois é prejudicial à saúde.

Geralmente, a taioba serve de acompanhamento para outros pratos. Confira logo abaixo receitas de taioba para usar no dia a dia.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: