Como Fazer Banana Passa de Maneira Fácil e Aproveitar Todos os Seus Benefícios

Kinax

Neste artigo, você vai aprender Como Fazer Banana Passa em casa e aproveitar todos os seus benefícios para manter a sua alimentação rica e saudável.

A banana é uma das frutas mais versáteis que existe no mundo. Além de possuir alto valor nutritivo, é um alimento que pode ser preparado de inúmeras formas.

Como por exemplo, na sua forma desidratada, mais conhecida por banana passa, muito popular entre quem preza a alimentação saudável.

Isso porque o processo de desidratação é capaz de preservar todos os nutrientes da fruta que, normalmente, são destruídos durante o preparo em temperaturas elevadas.

Sim, Nós Temos Banana Passa!

Como Fazer Banana Passa é muito fácil. Já dizia a antiga marchinha composta pelos famosos compositores brasileiros João de Barro e Braguinha:

“Yes, nós temos bananas
Bananas pra dar e vender
Banana menina
Tem vitamina
Banana engorda e faz crescer…” 

Hoje em dia não é mais segredo para ninguém que a banana é um super alimento capaz de oferecer inúmeras vantagens e benefícios para a nossa saúde. Além de barata e prática, a banana é um carboidrato, rico em vitaminas A, B, E e C, e sais minerais.

Leia Também ↓↓: 

Ou seja, a banana é capaz de nos fornecer uma enorme quantidade de nutrientes e energia ao ser consumida de uma só vez.

Como Fazer Banana Passa

Talvez, o que muita gente ainda não se deu conta é de que a banana passa possui praticamente os mesmos benefícios da fruta “in natura”, apenas com mais vantagens.  Como por exemplo, o fato de ocupar menos espaço, possuir uma maior durabilidade e ainda apresentar novas possibilidades de preparo e consumo.

É verdade que a banana pode ser consumida de diversas formas, e não exige grandes habilidades no seu preparo, pois basta descascá-la e consumi-la in natura para obter todos os seus nutrientes.

Mas não são apenas as frutas frescas que são ricas em nutrientes. A fruta desidratada é capaz de conservar todos os seus nutrientes por mais tempo mesmo depois de secas.

Por isso, oferece muitas vantagens ao serem adicionadas em nossa rotina. Isso não quer dizer que você deva parar de consumir a banana fresca.

Pelo contrário, o objetivo aqui é ensinar Como Fazer a Banana Passa no intuito de oferecer mais opções de alimentos saudáveis para enriquecer a sua rotina de maneira prática. Assim, você irá aproveitar todos os benefícios que a fruta tem a oferecer.

Benefícios da Banana Passa

Já dissemos que um dos maiores benefícios da banana é a sua riqueza de nutrientes. Como a banana passa é capaz de conservar a mesma gama de nutrientes mesmo seca, ela oferece os mesmos benefícios nutricionais. No entanto, a banana passa também vai muito além disso. Veja abaixo todos os seus benefícios:

Capaz de Fornecer Vitaminas e Sais Minerais

A banana passa também é rica em vitaminas A, E, C e diversas vitaminas do complexo B. Todas essas vitaminas juntas possuem uma importante função energética no nosso organismo e também auxiliam no funcionamento do nosso sistema nervoso.

Além disso, a banana passa também contém ácido fólico, uma substância altamente importante para o desempenho do nosso metabolismo e para a formação dos glóbulos vermelhos.

Como a banana fresca, a banana passa também contém sais minerais como o ferro, cobre, flúor, cálcio, potássio, magnésio e fósforo necessários para o funcionamento do organismo. Sem falar que a banana passa é uma fonte de carboidrato, proteína e fibra essencial para uma boa dieta alimentar.

E além disso, é excelente alimento para ser consumido no pré treino e pós treino.

Leia Também ↓↓: 

Capaz de Restaurar o Equilíbrio Energético no Organismo

Devido aos seus nutrientes, a banana passa também é capaz de recuperar o equilíbrio energético após gastos de energia física. Por isso, muitas vezes, atletas ou quem costuma treinar bastante, costumam consumir a banana passa após atividades físicas de grande esforço.

Além disso, o potássio existente na banana passa permite equilibrar a quantidade de substâncias perdidas nas atividades físicas, repondo os nutrientes rapidamente no organismo.

Capaz de Proteger Contra Cãibras

A banana passa também auxilia na prevenção de cãibras, devido a sua concentração de magnésio e potássio. Por isso, aprender Como Fazer Banana Passa e consumi-la antes de desempenhar qualquer atividade física é super recomendável para evitar esse desconforto.

Capaz de Substituir o Açúcar e Saciar a Fome

A banana passa pode ser uma opção de consumo de doce deliciosa, sem conter açúcar refinado. Ela vai ser capaz de saciar tanto a urgência do organismo pelo açúcar como pela fome. Pois, a banana passa é naturalmente doce, consistente e fibrosa. Isso vai garantir a sua dieta saudável sendo uma excelente opção de lanche rápido.

Como Fazer Banana Passa

Fazer Banana Passa em Casa

Banana passa, seca ou desidratada é tudo o mesmo alimento. As frutas secas, como a banana passa estão em alta porque não só possuem alto valor nutritivo, mas também por serem práticas ao consumir, carregar e pelo sabor.

A banana passa, por exemplo, é um alimento altamente energético que possui cerca de 300 calorias a cada 100 g, facilmente assimiláveis pelo organismo. De acordo com estudos conduzidos pelo ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, apenas 125 g de banana passa por dia são capazes de fornecer 1/4 das necessidades nutricionais de um menino de 10 anos, em valor energético, glícidos, magnésio e outros nutrientes.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: