Como Fazer Banana Passa de Maneira Fácil e Aproveitar Todos os Seus Benefícios

Canal Cura Verde

5 (100%) 1 vote

Neste artigo, você vai aprender Como Fazer Banana Passa em casa e aproveitar todos os seus benefícios para manter a sua alimentação rica e saudável.

A banana é uma das frutas mais versáteis que existe no mundo. Além de possuir alto valor nutritivo, é um alimento que pode ser preparado de inúmeras formas.

Como por exemplo, na sua forma desidratada, mais conhecida por banana passa, muito popular entre quem preza a alimentação saudável.

Isso porque o processo de desidratação é capaz de preservar todos os nutrientes da fruta que, normalmente, são destruídos durante o preparo em temperaturas elevadas.

Sim, Nós Temos Banana Passa!

Como Fazer Banana Passa é muito fácil. Já dizia a antiga marchinha composta pelos famosos compositores brasileiros João de Barro e Braguinha:

“Yes, nós temos bananas
Bananas pra dar e vender
Banana menina
Tem vitamina
Banana engorda e faz crescer…” 

Hoje em dia não é mais segredo para ninguém que a banana é um super alimento capaz de oferecer inúmeras vantagens e benefícios para a nossa saúde. Além de barata e prática, a banana é um carboidrato, rico em vitaminas A, B, E e C, e sais minerais.

Ou seja, a banana é capaz de nos fornecer uma enorme quantidade de nutrientes e energia ao ser consumida de uma só vez.

Como Fazer Banana Passa

Talvez, o que muita gente ainda não se deu conta é de que a banana passa possui praticamente os mesmos benefícios da fruta “in natura”, apenas com mais vantagens.  Como por exemplo, o fato de ocupar menos espaço, possuir uma maior durabilidade e ainda apresentar novas possibilidades de preparo e consumo.

É verdade que a banana pode ser consumida de diversas formas, e não exige grandes habilidades no seu preparo, pois basta descascá-la e consumi-la in natura para obter todos os seus nutrientes.

Mas não são apenas as frutas frescas que são ricas em nutrientes. A fruta desidratada é capaz de conservar todos os seus nutrientes por mais tempo mesmo depois de secas.

Por isso, oferece muitas vantagens ao serem adicionadas em nossa rotina. Isso não quer dizer que você deva parar de consumir a banana fresca.

Leia Também ↓↓: 

Pelo contrário, o objetivo aqui é ensinar Como Fazer a Banana Passa no intuito de oferecer mais opções de alimentos saudáveis para enriquecer a sua rotina de maneira prática. Assim, você irá aproveitar todos os benefícios que a fruta tem a oferecer.

Benefícios da Banana Passa

Já dissemos que um dos maiores benefícios da banana é a sua riqueza de nutrientes. Como a banana passa é capaz de conservar a mesma gama de nutrientes mesmo seca, ela oferece os mesmos benefícios nutricionais. No entanto, a banana passa também vai muito além disso. Veja abaixo todos os seus benefícios:

Capaz de Fornecer Vitaminas e Sais Minerais

A banana passa também é rica em vitaminas A, E, C e diversas vitaminas do complexo B. Todas essas vitaminas juntas possuem uma importante função energética no nosso organismo e também auxiliam no funcionamento do nosso sistema nervoso.

Além disso, a banana passa também contém ácido fólico, uma substância altamente importante para o desempenho do nosso metabolismo e para a formação dos glóbulos vermelhos.

Como a banana fresca, a banana passa também contém sais minerais como o ferro, cobre, flúor, cálcio, potássio, magnésio e fósforo necessários para o funcionamento do organismo. Sem falar que a banana passa é uma fonte de carboidrato, proteína e fibra essencial para uma boa dieta alimentar.

E além disso, é excelente alimento para ser consumido no pré treino e pós treino.

Capaz de Restaurar o Equilíbrio Energético no Organismo

Devido aos seus nutrientes, a banana passa também é capaz de recuperar o equilíbrio energético após gastos de energia física. Por isso, muitas vezes, atletas ou quem costuma treinar bastante, costumam consumir a banana passa após atividades físicas de grande esforço.

Além disso, o potássio existente na banana passa permite equilibrar a quantidade de substâncias perdidas nas atividades físicas, repondo os nutrientes rapidamente no organismo.

Capaz de Proteger Contra Cãibras

A banana passa também auxilia na prevenção de cãibras, devido a sua concentração de magnésio e potássio. Por isso, aprender Como Fazer Banana Passa e consumi-la antes de desempenhar qualquer atividade física é super recomendável para evitar esse desconforto.

Capaz de Substituir o Açúcar e Saciar a Fome

A banana passa pode ser uma opção de consumo de doce deliciosa, sem conter açúcar refinado. Ela vai ser capaz de saciar tanto a urgência do organismo pelo açúcar como pela fome. Pois, a banana passa é naturalmente doce, consistente e fibrosa. Isso vai garantir a sua dieta saudável sendo uma excelente opção de lanche rápido.

Como Fazer Banana Passa

Fazer Banana Passa em Casa

Banana passa, seca ou desidratada é tudo o mesmo alimento. As frutas secas, como a banana passa estão em alta porque não só possuem alto valor nutritivo, mas também por serem práticas ao consumir, carregar e pelo sabor.

A banana passa, por exemplo, é um alimento altamente energético que possui cerca de 300 calorias a cada 100 g, facilmente assimiláveis pelo organismo. De acordo com estudos conduzidos pelo ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, apenas 125 g de banana passa por dia são capazes de fornecer 1/4 das necessidades nutricionais de um menino de 10 anos, em valor energético, glícidos, magnésio e outros nutrientes.

Portanto, saber Como Fazer Banana Passa pode ajudar e muito na sua dieta. O melhor é que o processo envolvido no seu preparo é simples e não requer grandes habilidades. Basta seguir algumas etapas para obter o melhor dessa fruta tão versátil.

A banana passa é chamada de crudívora, por causa do seu processo de desidratação em baixa temperatura. No entanto, há também a opção de uma versão de banana passa assada no forno.

Todo o processo de desidratação pode ser feito de diferentes formas: no forno convencional, no fogão ou através de um desidratador convencional ou solar.

Tipos de Bananas Ideais para Aprender Como Fazer Banana Passa

Recomenda-se que as bananas sejam orgânicas, qualquer que seja o tipo de sua preferência e na quantidade que desejar. No entanto, a banana nanica é a mais ideal para a desidratação.

No caso da banana nanica, o seu ponto de maturação ideal é quando estiver bem madura a ponto de apresentar pequenas manchas escuras em toda a superfície da casca. Se puder, escolha as bananas de cachos menores ou individualmente que tenham um tamanho menor, pois secam mais rápido e são mais baratas.

Como Lavar Corretamente

A limpeza das bananas para desidratar deve ser feita de acordo com três estágios:

  • Mergulhe as bananas em solução de cloro em 50 mg/L de água por 30 min;
  • Mergulhe as bananas em solução de cloro em 20 mg/L de água por por 10 min, retirando-as do cacho após o banho;
  • Lave as bananas em água corrente para retirar todo o cloro.

Como Fazer Banana Passa

Descasque as bananas manualmente e descarte as partes estragadas ou escurecidas retirando-as com o auxílio de uma faca, e tomando cuidado para não quebrá-las. À medida que forem descascadas, vá colocando-as em uma bacia.

Com as bananas descascadas, é necessário retirar o mesocarpo, uma fina película que recobre a fruta. Caso o mesocarpo não seja retirado, a banana passa pode apresentar uma aparência ruim ou ficar esbranquiçada. Para retirar o mesocarpo, adicione duas xícaras de água a 75°C por 5 minutos na vasilha e, em seguida, lave-as em água corrente em temperatura ambiente.

Depois, corte as bananas ao meio no sentido do comprimento, em seguida em fatias mais finas, ou em dois ou 3 pedaços. Lógico que isso vai depender do tamanho que você quiser que as bananas passas fiquem e do tamanho das bananas escolhidas.

Tente cortá-las de um tamanho uniforme para que todas fiquem iguais depois de prontas. À medida que for cortando as bananas separe-as em uma travessa grande e pincele com suco de um limão.

Leia Também ↓↓: 

Tipos de Desidratação

Após cortadas, as bananas devem ser distribuídas sobre as bandejas de secagem, de acordo com o tipo de desidratação que você escolheu. Siga o preparo de cada um deles abaixo:

Como Fazer Banana Passa no Desidratador Convencional

Se você tiver um desidratador, é melhor para fazer a receita crudívora. Coloque todas as fatias de bananas em uma única camada alinhando-as uniformemente nas bandejas. Não sobreponha as fatias para que o ar circule livremente entre elas.

Siga as instruções do seu aparelho deixando desidratar pelo tempo indicado. A temperatura do ar do aparelho deve ser ajustada para 65°C e as bandejas devem ser giradas de 180° a cada 4 ou 6 horas para reduzir o tempo de secagem e obter um teor de umidade final uniforme.

O tempo total de secagem vai depender do diâmetro ou espessura da fatia, ponto de maturação e do teor de açúcar, podendo variar entre 18hrs a 30hrs, dependendo do aparelho.

Concluído o processo de desidratação, desligue o sistema de aquecimento de ar do secador e deixe apenas o ventilador ligado, até que a banana passa atinja a temperatura ambiente. No caso de algumas ainda apresentarem umidade residual, separe-as das demais, e coloque-as novamente no desidratador. O ponto ideal é uma aparência totalmente seca e naturalmente adocicada.

Banana Passa

Como Fazer Banana Passa Desidratando no Forno Convencional

Caso você não tenha desidratador, é possível desidratar a banana no forno do fogão convencional, desde que o forno possa atingir uma temperatura de no máximo de 50°C. O preparo é o mesmo, dispondo as fatias em travessa refratária de de vidro.

Caso prefira usar um tabuleiro ou forma de bolo de metal, use papel vegetal para forrar. Ligue o forno e deixe atingir a temperatura de 50°C. Em seguida, desligue o forno e leve a travessa para dentro, mantendo a porta do forno aberta para que a água da banana possa evaporar.

Coloque um ventilador perto do forno para que o ar circule e a temperatura seja controlada durante o processo de desidratação. Desta maneira, os nutrientes serão mantidos, pois a desidratação em temperatura baixa conserva as enzimas vivas mantendo as vitaminas.

O tempo de desidratação no forno convencional é em média de 20 horas.

Leia Também ↓↓: 

Como Fazer Banana Passa Assada no Forno Convencional

Caso você decida que não quer desidratar a banana, elas podem ser assadas no forno convencional. Para tanto, basta seguir as mesmas instruções de preparo das bananas acima.

Além disso, você adicionar um pouco de açúcar mascavo e canela, caso queira elas mais doces; ou flor de sal, caso preferi-las salgadas.

Leve ao forno pré-aquecido em temperatura de 160°C 180°C, em assadeira retangular grande. Lembre de deixar as fatias bem dispostas e espalhadas, separadas umas das outras. Em seguida, asse as bananas por mais ou menos 20 minutos.

Como Fazer Banana Passa e Armazená-la

Após a desidratação ou assar, as bananas passas devem ser colocadas em outra travessa grande, espalhando as fatias para esfriar por uns 3 minutos antes de guardar. É possível conservar em recipiente de vidro hermético fechado fora da geladeira por até 1 semana.

No entanto, recipientes fechados à vácuo têm maior duração. Caso fizer em grande quantidade, pode conservar na geladeira. Pode-se também embalar as bananas passas em sacos plásticos, filme plástico de PVC ou em papel celofane e estocá-las por 10 a 15 dias em local seco, arejado e protegido de luz solar.

Como vimos, a banana passa além de altamente nutritiva é fácil de fazer e uma delícia para comer a qualquer momento. É um alimento ideal para ser levado com você em todo lugar.

Assim, saber Como Fazer Banana Passa é a forma perfeita para matar a fome e a urgência daquele “docinho” fora de hora. Com isso, é possível manter a dieta saudável de forma prática e deliciosa.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: