Você nunca mais vai comprar azeite de oliva ruim após ler este texto!

Kinax

Hoje, não é possível cozinhar mais sem a presença de um bom azeite de oliva. Existem três tipos do produto: virgem, extravirgem e lampante, sendo este último não indicado para o consumo. Para produzir um litro da substância é preciso ter entre 6 e 10 azeitonas. Cada azeite é único, possuindo suas características próprias, como experiência sensorial e notas de sabor de frutas que podem ser de madeiras, cítricos ou amêndoas. É preciso ter certo conhecimento para saber como escolher o melhor azeite de oliva.

Veja dicas de como escolher o melhor azeite de oliva

1- Aparência

Muitas pessoas buscam comprar um azeite de oliva que possua a melhor embalagem, mas nem sempre a aparência do produto, com seu design sofisticado, é indicador de um bom produto. Às vezes é melhor comprar um azeite de oliva de uma embalagem simples, mas que tenha boa procedência.

2- Como escolher

As embalagens dos azeites devem ser guardadas em um lugar fresco, ficando ao abrigo da luz. É recomendável escolher embalagens escuras de azeite de oliva, pois dessa forma os óleos não ficam oxidados, o que faz diminuir a qualidade do produto.

3- Mistura de óleos

Pode sair mais barato, mas não é o ideal comprar azeite de oliva misturado com outro tipo de óleo, como, por exemplo, óleo de soja. Esse produto misto perde a qualidade e os benefícios que o azeite de oliva puro pode trazer para a saúde. O verdadeiro azeite de oliva é o puro sumo das azeitonas, sem misturas e refinos.

como escolher o melhor azeite de oliva

4- Informações do rótulo

É essencial verificar todos os detalhes do rótulo, como data que o azeite de oliva foi envasado, data da colheita, sendo que quanto mais recente as datas forem melhor. Isto deve ser observado porque azeites se oxidam, perdendo suas propriedades e benefícios. No rótulo também é possível identificar o grau de acidez do azeite, sendo que quanto mais baixo o grau mais puro é o produto.

5- Procedência

É preciso verificar sempre a procedência do azeite de oliva, observando o local onde foi produzido e engarrafado. Assim, dá para saber como o produto foi manipulado e, então, se foi exposto ao ambiente que foi produzido.

Leia Também ↓↓: 

6- Cuidado com fraudes

O azeite de oliva do tipo extravirgem geralmente é o mais fraudado. Por isso, é necessário acompanhar o trabalho dos órgãos fiscalizadores, que sempre ganham destaque na mídia. É preciso fazer valer os direitos para consumir um azeite de excelente qualidade.

 7- Referências

Uma boa referência na hora da compra pode ser notada nos selos de origem e de prêmios conquistados pela marca. Por isso, preste sempre atenção neste detalhe na hora de comprar o azeite de oliva.

8- Gordura monoinsaturada

Por conter uma grande concentração de gordura monoinsaturada, o azeite de oliva se torna ideal para cozinhar, mas muitas pessoas não sabem deste detalhe.

9- Amargor e o sabor picante

Estes são atributos excelentes no azeite de oliva, pois quanto maior a concentração de amargor e sabor picante mais benefícios para a saúde o produto traz. Ou seja: azeite de oliva avinagrado ou fermentado não faz bem para a saúde.

10- Qualidade do azeite de oliva

Azeites são produzidos em muitos países do mundo, sendo que a qualidade depende da tecnologia empregada na produção, no cultivo e, ainda, na extração e o envase do azeite de oliva.

Agora você já sabe como escolher o melhor azeite de oliva. Então, compartilhe esta informação com seus amigos nas redes sociais!

Leia Também ↓↓: 


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: