Como Cuidar de Um Bonsai Em 10 Passos Rápidos

Você sabe Como Cuidar de um Bonsai? O Bonsai é uma técnica de cultivo de árvores originária da China, adaptada pelos japoneses, que mistura técnicas de horticultura e estética para criar uma representação artística da natureza realista, em miniatura.


No entanto, o seu cultivo exige certos cuidados, desde a escolha da árvore, local, tipo de vaso e manutenção. Isso porque o Bonsai, por ser plantado em vasos menores, dispõe de menos terra, consequentemente menos alimento e água.

De qualquer forma, o Bonsai é uma ótima opção para quem deseja cuidar de uma planta pequena, bem como decorar com mais personalidade o ambiente.

O melhor de tudo, apesar de exigir o conhecimento de algumas técnicas e cuidados, aprender Como Cuidar de um Bonsai é mais fácil do que parece.

Vamos aprender?

Dicas de Como Cuidar de um Bonsai

Como Cuidar de Um Bonsai

1. Como Cuidar de um Bonsai: Escolha um bom local

Cada espécie de Bonsai necessita de um local específico. Algumas preferem a luz e outras meia sombra. No entanto, o ideal é um ambiente onde a temperatura seja constante. Observe a coloração das folhas: folhas amareladas é sinal de muita luz e folhas escurecendo é sinal de pouca luz.

Leia mais: Plantas que afastam o mal olhado, inveja e olho gordo. Veja!

2. Como Cuidar de um Bonsai: Exponha ao sol

O Bonsai necessita de luz e, dependendo da sua espécie, ele precisa tomar sol todos os dias, por algumas horas. Sem sol a sua modelagem irá deformar e a sua estrutura enfraquecer e descaracterizar.

3. Como Cuidar de um Bonsai: Regue sempre

A quantidade de regas vai depender das condições climáticas do seu ambiente. Uma vez ao dia, de manhã ou à tarde, em climas amenos é o suficiente. Já em climas mais secos regue duas vezes ao dia.

4. Como Cuidar de um Bonsai: Cuidado com a umidade

Fique sempre atento à umidade do solo e do ar, especialmente em ambientes fechados com ar condicionado e/ou aquecedor.

Utilize um borrifador ou nebulizador, e teste a umidade do solo com um palito de madeira. Caso esteja úmido, o Bonsai não precisa ser regado.

5. Como Cuidar de um Bonsai: Adube corretamente

Dependendo do tipo de Bonsai (florido, frutífero ou folhagem), ele exige uma adubação específica com Nitrogênio, Fósforo e Potássio em uma mistura de terra adubada com húmus de minhoca, substrato para drenagem no vaso e cascalho fino.

Em geral, os Bonsais externos são adubados no período de crescimento (da primavera ao outono), e os internos adubados o ano todo.

6. Como Cuidar de um Bonsai: Não deixe de podar

Como Cuidar de Um Bonsai - Poda

A frequência da poda vai depender de cada espécie, mas varia de 3 a 6 meses, para que o formato seja mantido.

A poda consiste em retirar os galhos e brotos maiores, utilizando tesouras específicas ou comuns.

7. Como Cuidar de um Bonsai: Transplante quando necessário

O Bonsai terá que ser transportado para outro vaso para acomodar o seu novo tamanho e promover o seu crescimento adequado.

Em geral, isso acontece a cada 2 anos, idealmente no verão, na primavera ou no outono dependendo da espécie.

8. Como Cuidar de um Bonsai: Escolha o vaso certo

O vaso ideal é um não vitrificados, sem esmalte brilhante, com furos e aproximadamente 2/3 da altura da árvore e a profundidade até 2 vezes a espessura do tronco na sua base.

9. Como Cuidar de um Bonsai: Mantenha-o saudável

Manter o Bonsai saudável significa evitar as pragas, inspecionando-o sempre, pois muita água, falta de luz ou áreas muito abafadas, facilitam o aparecimento de pragas e fungos.

Leia mais: 5 Plantas que repelem mosquitos. Confira!

10. Como Cuidar de um Bonsai: Seja criativo

Para modelar o Bonsai e torná-lo autêntico, solte a sua imaginação e deixe a criatividade fluir para decidir os locais podados, onde amarrar os arames para unir ou direcionar galhos e modelar o tronco.

Fácil né? Tente fazer um em casa e volte pra contar pra gente Como Cuidar de um Bonsai à sua maneira!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: