O Que Fazer Para Controlar a Taquicardia Naturalmente. Aprenda Aqui!

Basicamente, a taquicardia é uma aceleração das batidas do coração. Afinal, os batimentos cardíacos se configuram por contar com um ritmo estável. Por isso, aprender técnicas de como controlar a taquicardia pode salvar vidas.


A diferença é que a arritmia se apresenta com um ritmo irregular, em que os batimentos podem passar de rápidos a lentos, e vice-versa. E tudo isso em uma questão de segundos, sem uma sequencia estável.

Vale destacar que taquicardia surge de maneira repentina e sem que tenha ocorrido nenhum esforço físico, sendo muito perigosa para o individuo e pode ser um sintoma de algo mais severo.

Entenda a Gravidade da Taquicardia

Aprender a como controlar a taquicardia é interessante, uma vez que pode ser o principio de uma doença cardíaca mais séria, como um ataque do coração.

Esta sensação provocará outras reações no organismo, como cansaço e falta de ar. Podendo acontecer em quem sofre de hipertireoidismo, estresse ou fadiga.

Por isso, é essencial saber como perceber esse mal e se direcionar rapidamente para um serviço de emergência.

Técnicas de Como Controlar a Taquicardia Naturalmente

Inicialmente, essas técnicas de como controlar a taquicardia se aplicam unicamente a momentos de medo, estresse ou ansiedade e jamais devem ser reproduzidas em situação decorrente de doença cardíaca.

  • Com Água Fria

como controlar a taquicardia

Encha uma bacia profunda com água fria, quanto mais fria, melhor. Você pode até adicionar alguns cubos de gelo.

Ao sentir seu pulso muito acelerado, você deve respirar profundamente, segure o ar e mergulhe o seu rosto na bacia com água gelada.

Deixe todo o rosto dentro da bacia e fique lá pelo tempo que puder, podendo deixar os seus ouvidos de fora para não sofrer com nenhum efeito colateral.

Isso dá resultado porque quando o seu rosto se choca com a água gelada, os nervos que atuam sobre o ritmo cardíaco são estimulados.

Em função do frio extremo, o cérebro encaminha sinais para o resto do corpo para diminuir o metabolismo, o que leva a uma desaceleração do coração.

Essa técnica recebe o nome de “reflexo de mergulhadores”.

  • Com Respiração Profunda

Essa técnica é ainda mais simples, basta você manter uma respiração profunda e controlada por alguns minutos.

Inicialmente inale o ar, tanto quanto possível. Logo depois, expire o ar dos seus pulmões tão rápido quanto conseguir, até que não haja mais nada.

Respirar no limite da capacidade do pulmão auxilia a diminuir o ritmo do coração. Estas respirações são mais intensas do que as respirações profundas, então você não fazer por muito tempo.

O ideal é fazer somente um minuto do exercício como forma de deter a taquicardia naturalmente.

Importante

Essas duas técnicas de como controlar a taquicardia só devem ser usadas em ocasiões normais, como medo ou tensão.

Não podem ser aplicadas em decorrência de uma doença cardíaca, uma vez que é preciso seguir estritamente o tratamento recomendado pelo seu médico.

Gostou de conhecer esses métodos de como controlar a taquicardia? Aproveite para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos.