Como Conservar as Verduras Por Mais Tempo e Evitar o Desperdício

Uma das dúvidas mais comuns em relação aos alimentos é Como Conservar as Verduras Por Mais Tempo.


Tem gente até que deixa de comprar apenas por não saber como conservar e evitar que se estraguem. É mesmo um desafio.

Mas quem preza uma alimentação saudável e equilibrada não pode deixar de incluir legumes, verduras e frutas na sua dieta.

Portanto, é fundamental saber como conservar os alimentos mais perecíveis por mais tempo a fim de aproveitar todos os seus nutrientes e benefícios.

Para facilitar a vida dessas pessoas e agilizar a rotina no dia a dia, preparamos algumas dicas especiais para ensinar Como Conservar as Verduras Por Mais Tempo, e evitar o desperdício.

Aprenda Como Conservar as Verduras Por Mais Tempo

Saiba Como Conservar as Verduras por Mais Tempo

As verduras possuem uma menor durabilidade comparada a outros alimentos, e por isso precisam de alguns cuidados para não estragar as folhas, principalmente na geladeira.

O ideal é sempre comprar uma pequena quantidade, para o consumo em poucos dias.

Mas, às vezes, devido a praticidade e falta de tempo, a gente acaba se adiantando e comprando uma variedade maior para a semana.

Existem alguns alimentos que não devem ser guardados na geladeira, como certas frutas e legumes (tomates, pimentões, pepinos entre outros), que estragam mais rapidamente e perdem nutrientes.

Já as verduras, porém, precisam de refrigeração para que durem por mais tempo. No entanto, a forma como iremos armazená-las é o grande segredo.

Algumas dicas muito simples fazem toda a diferença. Por exemplo, lave apenas o suficiente para umas 2 refeições e guarde o restante nas gavetas da geladeira de forma adequada.

Você pode colocá-las individualmente dentro de sacolas plásticas fechadas ou acondicioná-las em potes e embalagens próprias para isso.

Ao lavar as folhas e higienizá-las, é importante guardá-las depois de secas.

Uma alternativa bastante usada é utilizar papel toalha entre as folhas, trocando a cada 2 dias.

Mas existem muitas outras dicas de como conservar verduras por mais tempo através do armazenamento correto.

Dicas de Como Conservar as Verduras Por Mais Tempo

Utilize o Papel Toalha

O papel toalha é excelente para forrar a superfície das gavetas da geladeira ou os potes de armazenamento.

Faça camadas entre as folhas e troque o papel a cada dois dias ou conforme for consumindo.

Isso vai evitar o contato com a umidade entre elas e o papel vai sugar a água formada durante a refrigeração mantendo-as secas e frescas por mais tempo.

Como Conservar as Verduras por Mais tempo

Lave Apenas o Que For Consumir

Não lave as verduras se não for consumi-las de imediato. Deixe que elas permaneçam como vieram. Principalmente, se for produto orgânico.

Evite retirá-las do talo e cortar as raízes, isso vai fazer com que elas apodreçam mais rapidamente. Assim, apenas lave o necessário que será consumido no dia.

Utilize Potes e Jarras

Os vegetais sem casca devem ser conservados em jarras de vidro ou acrílico com água. Já as folhas devem ser acondicionadas em embalagens plásticas, se possível herméticas ou fechadas à vácuo.

Use as Gavetas da Geladeira

As gavetas da geladeira estão ali na parte de baixo por uma razão. As verduras não podem ser conservadas sob refrigeração muito baixa, assim a parte de baixo da geladeira onde se encontram as gavetas são ideais para o seu armazenamento.

Pois ali é onde as temperaturas são menos agressivas. As temperaturas muito baixas costumam acelerar o processo de apodrecimento das verduras.

Cuidado Com os Gases

Algumas frutas como bananas, mangas e peras liberam gás etileno durante o processo de amadurecimento. Essa substância acaba prejudicando outros alimentos.

Por isso, mantenha essas frutas fora da geladeira ou as verduras separadas em outro compartimento.

Já as maçãs fazem o caminho contrário, elas ajudam a manter alguns alimentos frescos por mais tempo.

Como Como Conservar as Verduras Por Mais Tempo Sem Usar Plástico

Separamos algumas dicas de Como Conservar as Verduras Por Mais Tempo por tipos específicos e de maneira sustentável, sem usar plástico:

Alcachofras

Alcachofras não são verduras, mas possuem folhas. É importante guardá-las em um recipiente de vidro fechado com muito pouca umidade.

Rúcula

Como Conservar as Verduras por Mais Tempo Sem Usar Plástico

Mergulhe o maço inteiro de rúcula em água fria e depois destaque cada uma das folhas, higienizando individualmente.

Em seguida seque-as bem e guarde-as em um recipiente sem tampa, cobrindo apenas com papel toalha.

Manjericão

O manjericão é de difícil armazenamento. O mais recomendável é conservá-lo em um recipiente fechado a vácuo ou em uma jarra tampada com papel úmido, em um local fresco. Não coloque na geladeira.

Folhas de Beterraba

Recomenda-se separar as folhas da beterraba e depois de limpas e higienizadas, guardá-las em um recipiente hermético que permitida um pouco de umidade.

Couve de Bruxelas

Quando comprada com o talo, deve-se manter junto com a couve e armazenada na geladeira. Se comprada individualmente sem o talo, recomenda-se armazenar em recipiente sem tampa, coberto por uma toalha úmida.

Repolho

O repolho perde a umidade mais rapidamente, sendo que depois de uma semana já fica com uma aparência escura nas folhas e seco.

Portanto, recomenda-se consumi-lo em até sete dias. Coloque-o em uma tigela na geladeira, retirando sempre as folhas externas que forem murchando e escurecendo antes de consumir.

Folhas em Geral

Quando comprar, separe as folhas escuras e murchas e guarde tudo em uma vasilha hermética coberta por um pano úmido ou papel toalha, para evitar que sequem. Algumas folhas, como couve e acelga são melhor conservadas em vasilha com água na geladeira.

Radicchio

As folhas do radicchio devem ser colocadas separadamente em um recipiente coberto por um pano úmido ou papel toalha na geladeira para evitar o ressecamento.

Espinafre

As folhas do espinafre devem ser destacadas do talo e guardadas em um recipiente aberto, na gaveta baixa de legumes da geladeira.

Cebolinha

Retire as folhas escuras do maço e lave-o por inteiro, secando bem. Em seguida, guarde na gaveta de legumes dentro da sua geladeira.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: