Remédio Caseiro para Queimaduras: Veja as Dicas Eficientes

Existem diversas dicas para o Remédio Caseiro para Queimaduras. Acompanhe o texto, e fique por dentro do que pode ser feito de acordo com o grau de cada condição.


O Combate Caseiro à Queimaduras inicia pela sua definição: são denominadas queimaduras, as lesões que surgem na pele por motivo de agentes biológicos, químicos, térmicos e físicos. Elas podem ser causadas por muitas circunstâncias, como choques elétricos, elementos líquidos, motores, raios solares, bem como animais específicos.

Tipos de Queimaduras

Há diversos tipos das condições de queimaduras que são caracterizadas da seguinte forma, que, especificamente, revelam sintomas dolorosos:

  • 1º grau: em queimaduras de 1º grau, a epiderme é o único local afetado, deixando a pele vermelha e ardendo.
  • 2º grau: neste grau, a epiderme e a derme são atingidos, proporcionando dor intensa, surgimento de bolhas e a área lesionada perde líquido.
  • 3º grau: em relação ao 3º grau de queimaduras, a derme, a epiderme inteira e o tecido das células subcutâneas, que é a região mais intensa da pele, sofrem prejuízos. Esse ardência tem caráter nulo ou extremamente pequeno.
  • 4º grau: devido ao severo dano que a queimadura deste grau acaba causando à pele, tanto os tendões, os vasos de sangue, nervos e ossos ganham exposição. O local afetado pode ter teor escurecido, em virtude dos tecidos carbonizados localizados nessa região.

Alguns médicos declaram que estas lesões chegam até o 3º grau, em virtude de que a gravidade tenha a ver com fatos sobre a pele inteira estar queimada, independente do quanto o local ficou afetado e nem se tiveram demais estruturas comprometidas.

Cuidados e Remédio Caseiro para Queimaduras

Algumas atitudes básicas devem ser tomadas ao usar algum tipo de Remédio Caseiro para Queimaduras, em situações da pele acometida pela queimadura de 1º ou 2º grau, até que se possa conseguir o atendimento médico.

Cuidados Iniciais

É importante fazer o esfriamento da queimadura. Para tanto, a primeira atitude a ser tomada é utilizar água fria sobre a lesão entre 10 minutos. Não deve-se colocar gelo sobre o ferimento, porque ele pode acabar queimando a pele ainda mais.

Limpeza

A limpeza não pode ser realizada com quaisquer produtos que agridam a pele, porém, somente com um sabão neutro, ao passo que a água fria promova o resfriamento da queimadura.

Se há algum tipo de material como a roupa ou elemento plástico sobre a pele, é imprescindível não forçar a retirada. Nessas situações, só um especialista pode solucionar o problema.

Proteção

Em primeira instância, o ferimento deve ter envolvimento com compressas e gases em caráter úmido. Não faça o uso de algodões, porque eles podem acabar prendendo na pele.

Não faça a compressão da pele. Só proteja-a sem fazer pressões.

Pele e Bolhas

Caso existam bolhas e peles que estejam soltas na lesão, jamais arranque ou estoure-as. É importante deixar que sumam de forma natural ou, então, que haja o procedimento de especialistas para a retirada da região que está morta.

Produtos

Não faça a aplicação de nenhum produto natural que seja famoso pelo alívio das queimaduras como manteigas, óleos, café ou, até mesmo, creme dental.

Esses elementos podem piorar ainda mais a situação da lesão, elevando a dor e a inflamação.

Não utilize nada sem a recomendação de um médico.

Controlando as Dores

Se as dores forem muito incômodas, é possível fazer uso de anti-inflamatórios ou analgésicos, sendo que os mesmos não devem apresentar contraindicações relacionadas ao ferimento.

Em caso de situação severa, o especialista pode fazer a prescrição de analgésico opióide para o alívio das dores.

Nessa situação, só é possível adquirir o medicamento por meio de receituário médico.

Soluções Caseiras

Soluções Caseiras para Combate à Queimaduras

Uma ótima solução Remédio Caseiro para Queimaduras e pelas lesões provindas dos raios solares ou em contato de óleo ou água quente, trata-se das cascas de bananas, porque promovem o alívio de dores e evitam a composição das bolhas.  

Porém, outras alternativas correspondem a folhagens do alface e, até mesmo, ao gel da babosa.

Anteriormente ao uso de uma solução caseira, é importante fazer a retirada das roupas que estão na área, desde que não se apresentam grudadas nas lesões.

Depois, é preciso pôr a pele queimada sob água corrente em uma média de 20 minutos.

Cascas da Banana

A casca da banana disponibiliza um elemento denominado como leucocianidina que é muito útil para tratar lesões e queimaduras. Portanto, pode ter utilidade como um medicamento natural que acelera o processo de cicatrização e ainda evita que surjam bolhas.

Como fazer?

É preciso colocar a parte de dentro da casca da banana em cima da queimadura e, posteriormente, cobri-la com gaze estéril. Faça a substituição, caso haja necessidade, entre 2h em 2h. É interessante repetir o processo várias vezes ao longo do dia.

Gel da Babosa

O gel da babosa é ótima solução de Remédio Caseiro para Queimaduras, em virtude de que a planta tem, na parte interna de suas folhagens, este elemento que hidrata e acalma a pele, auxiliando a cicatrizar e reduzir as dores das queimaduras.

Como fazer?

Para tanto, é importante retirar os espinhos e cortar a folha da babosa em sua metade, em posição de comprimento. Após isso, é preciso fazer a raspagem do gel que se localiza na parte interna da folha e colocá-la em cima da compressa ou da gaze que foi esterilizada, fazendo a cobertura da pele.

Gostou das dicas? Tome cuidado com tudo aquilo que possa queimar à pele: use protetor solar, vire os cabos das panelas para dentro do fogo e atente-se aos elementos que constituem fogo.