Eles São Indispensáveis Para Sua Dieta. Saiba os Benefícios dos Frutos Secos Para a Saúde do Organismo

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Incluir frutos secos nas refeições é a nova onda da dieta saudável e equilibrada, pois são muitos os Benefícios dos Frutos Secos para a saúde do nosso organismo. Mas você sabia que nem sempre eles foram considerados fontes saudáveis de nutrientes para o nosso organismo?

Isso porque há um tempo atrás, todas as fontes de gordura eram consideradas más para o bom funcionamento do organismo. Mas hoje, graças a pesquisas na área, sabemos que apesar da gordura presente nos frutos secos, ela é do tipo monoinsaturada.

Ou seja, um tipo de gordura boa que o organismo precisa para desempenhar suas funções vitais.

No entanto, deve-se lembrar também que os Benefícios dos Frutos Secos só serão obtidos quando consumidos in natura. Pois, frutos secos processados industrialmente, em sua maioria, possuem adição de sal ou açúcar, além de terem o seu perfil calórico alterado durante o processo.

Por isso, para obter a quantidade de nutrientes e gorduras saudáveis dos frutos secos, devemos consumi-los corretamente.

Isto é, em quantidades moderadas e da forma mais natural possível. Portanto, para não errar na medida, vamos explicar abaixo quais os Benefícios dos Frutos Secos para a sua saúde e de que maneira podemos incluí-los em nossa dieta.

O Que São Frutos Secos?

O fruto é a estrutura carnosa derivada da flor de plantas angiospermas, popularmente conhecida pela parte comestível da planta. Os frutos secos, por sua vez, são frutos simples que derivam de uma única flor e pobres em água, concentrando suas substâncias nutritivas na semente.

Por esta razão, esses frutos secos são também chamados de sementes ou frutos oleaginosos, como as nozes, castanhas, avelãs, amêndoas, pistache, entre outros.

Já, aquilo que chamamos de frutas secas, são frutas que foram desidratadas ou cristalizadas, como por exemplo, a uva passa, a tâmara, o damasco, entre outras.

Nutrientes Presentes nos Frutos Secos

Benefícios dos Frutos Secos

A grande quantidade de gordura presente nos frutos secos é do tipo monoinsaturada que aumenta as lipoproteínas no organismo, o bom colesterol. Por isso, é uma gordura saudável para o organismo.

Além disso, os frutos secos são excelentes fontes de proteína, fibras e hidratos de carbono, que contêm uma enorme variedade de vitaminas e minerais.

Como Obter Benefícios dos Frutos Secos

Para obter todos os Benefícios dos Frutos Secos, uma dica é adicioná-los às diversas refeições do dia, especialmente no café da manhã, misturando-os no iogurte, na vitamina ou por cima de uma salada de frutas.

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No almoço, você pode utilizá-los como substituição de alimentos que contêm gorduras saturadas, como as carnes vermelhas, ou misturá-los a uma salada como fonte de proteína.

Na hora de elaborar as refeições, evite queijo ralado ou outros temperos se a receita já tiver frutos secos. Reduza também as porções de carne nos pratos que incluem frutos secos e opte por um molho magro.

Por serem práticos e convenientes para transportar, você pode ter sempre pequenas quantidades para consumir em forma de lanches entre as refeições.

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Dessa forma você vai conseguir obter suas doses nutritivas diárias sem prejudicar a sua dieta com o consumo excessivo.

Quais os Benefícios dos Frutos Secos?

Já vimos que, quando consumidos da forma correta, os frutos secos são uma fonte rica de nutrientes e nos ajudar a manter a forma.

Por esta razão, um dos maiores Benefícios dos Frutos Secos é agregar valor a alimentação saudável trazendo esses nutrientes importantes para o funcionamento do organismo a fim de evitar problemas de saúde.

Além disso, são excelentes fontes de energia para o pré treino ou quando o nível de energia no organismo estiver baixo, saciando a fome entre as refeições.

Para os vegetarianos, um dos Benefícios dos Frutos Secos é poder substituir as carnes como fonte de proteína. Além disso, os frutos secos ajudam a combater o colesterol protegendo evitando doenças cardíacas.

Por serem fontes de fibras, também ajudam na prisão de ventre, e excelentes antioxidantes combatendo o envelhecimento das células e a produção de radicais livres, responsáveis pelo

Como Consumir Frutos Secos

Os Benefícios dos Frutos Secos podem ser inúmeros para o seu organismo. No entanto, por serem muito ricos em gordura (praticamente 80%) o grande segredo é saber como consumi-los de forma adequada para obter todos os Benefícios dos Frutos Secos e não prejudicar a sua dieta.

A quantidade correta vai depender de cada pessoa, mas de acordo com a Fundação do Coração, a dose diária recomendada é de 50 gramas, devido a quantidade de calorias presente em cada tipo de fruto.

Normalmente, essa dose não deve ultrapassar uma ou duas porções por dia, cerca de um punhado.

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Benefícios dos Frutos Secos para a Saúde

Portanto, o objetivo é não exagerar, ou seja, para obter todos os benefícios dos frutos secos é preciso incluí-los na alimentação com moderação.

Além disso, o ideal é consumir frutos secos in natura, sem adição de sal, açúcar ou outros temperos.

câncer.

Exemplos de Frutos Secos e Benefícios

Os Benefícios dos Frutos Secos vão depender das propriedades de cada tipo de fruto. O seu consumo pode ser usado no tratamento de uma variedade de doenças e ainda suprir algumas de nossas necessidades básicas.

Amêndoas

A amêndoa é a semente do fruto da amendoeira, que como fontes de cálcio, ferro, fibra, vitamina E, riboflavina, magnésio, fósforo e manganésio, seus benefícios para a saúde, incluem:

  • Tonificam o sistema nervoso;
  • Ajudam a emagrecer;
  • Previnem doenças cardíacas e ósseas;
  • Controlam a diabetes;
  • Auxiliam na gravidez e amamentação.

Castanha de Caju e Castanha do Pará

Ambos os tipos de castanhas, por serem excelentes fontes de antioxidante, fibras, vitamina E, magnésio, fósforo, tiamina, selénio, cobre e ferro, seus benefícios para a saúde, incluem:

  • Combatem os radicais livres;
  • Melhoram o sistema digestivo;
  • Combatem o nervosismo, irritabilidade, depressão e cansaço;
  • Fortalecem os ossos e dentes;
  • Melhoram a pele, das unhas e dos cabelos.

Nozes

As nozes são sementes de espécies de nogueiras e outras árvores, entre elas estão a persa, macadâmias, pecãs, etc. Por serem uma excelente fonte de vitamina B6, magnésio, fósforo, cobre, potássio, tiamina, potássio, manganésio, selênio, ômega 3, zinco, fibras e proteína, seus benefícios para a saúde, incluem:

  • Evitam doenças cardíacas (angina) e do sistema nervoso (arteriosclerose);
  • Reduzem o colesterol;
  • Previnem artrite;
  • Controlam a diabetes;
  • Combatem infecções;
  • Tratam transtornos sexuais e esterilidade;

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