Conheça todos os benefícios do vinho para saúde!

Canal Cura Verde

Rate this post

Esta é sem dúvida uma das bebidas mais consumidas (e apreciadas) em todo o mundo. Entretanto, poucas pessoas sabem com detalhes todos os benefícios do vinho para a saúde. Para saber quais são eles e o que um simples cálice de vinho faz pelo organismo, confira nosso post.

Lista dos 7 benefícios do vinho para a saúde

1 – Favorece a saúde do coração

Muita gente já deve ter ouvido falar que um cálice de vinho proporciona excelentes resultados para a saúde. Isso é verdade.

As substâncias contidas nesta bebida favorecem o bom funcionamento das artérias, inibem o acúmulo de gordura e diminuem em torno de 20% os riscos de infarto. Além disso, o consumo regular (e moderado) de vinho contribui para o controle da pressão arterial.

2 – Diminui o colesterol ruim

Pelo fato de o vinho conter substâncias naturalmente adstringentes, ele atua na diminuição do colesterol ruim (LDL), um dos maiores inimigos da saúde.

3 – Favorece o rejuvenescimento

Um dos muitos benefícios do vinho está associado ao fato de ele retardar os efeitos do envelhecimento, promovendo a renovação celular e proporcionando às pessoas um aspecto muito mais jovial.

4 – Controla o diabetes

Benefícios do vinho

Embora poucas pessoas saibam disso, o consumo tanto do vinho quanto do suco de uva apresenta excelentes resultados no controle do diabetes.

Leia Também ↓↓: 

O motivo disso é que estas bebidas contribuem para controlar os níveis de glicemia (desde que ingeridas com moderação).

Leia Também ↓↓: 

No caso das pessoas que costumam beber vinho e desejam prevenir ou combater o diabetes, é preferível ingerir vinho seco, evitando aqueles excessivamente doces (também chamados de suaves).

5 – Combate a depressão

Não é por acaso que o consumo de vinho está muito associado à alegria. Além de o vinho atuar na inibição dos sintomas típicos da depressão, a bebida auxilia também no combate a diversas doenças que agravam os quadros depressivos, tais como inflamações, problemas cardíacos etc.

É importante ressaltar que este benefício é obtido por meio de doses moderadas da bebida, já que quando ingerida em exagero, ela pode causar danos no organismo e até mesmo agravar os sintomas da depressão.

6 – Previne o câncer

Embora muitas pessoas não saibam disso, de acordo com pesquisas feitas em diversos países como Inglaterra, França e Grécia, o consumo de vinho contribui para prevenir a formação de tumores cancerígenos no fígado, no intestino, nas mamas e na próstata.

Isso ocorre graças às inúmeras propriedades antioxidantes desta bebida, sobretudo o resveratrol, responsável por inibir a ação dos radicais livres que provocam o câncer nas células.

7 – Favorece o desempenho sexual

Pelo fato de as substâncias contidas no vinho favorecerem o fluxo sanguíneo, elas são capazes de melhorar o desempenho sexual, melhorando a irrigação sanguínea nos vasos localizados nos órgãos genitais.

Qual a quantidade recomendada de vinho?

Para usufruir dos benefícios do vinho sem correr o risco de exagerar no consumo, é importante ter bem claro que a quantidade ideal a ser ingerida desta bebida é de 150 a 300ml por dia (no máximo).

Além disso, o consumo de vinho deve ser feito sempre durante as refeições, juntamente com água e de forma lenta (sem ingerir a bebida toda de uma vez). Não é em vão que as mesas dos restaurantes sempre mantêm uma taça para o vinho e outra para água.

Ao ingerir vinho, recomenda-se também evitar alimentos excessivamente gordurosos, principalmente durante o jantar.

Como já mencionado, os benefícios desta bebida são melhor aproveitados ao optar pelos vinhos secos ou que contenham menor quantidade de açúcar.

Como é fácil perceber, esses benefícios do vinho demonstram porque esta bebida tornou-se tão apreciada em todo o mundo, já que, além do agradável sabor, ela oferece muito mais saúde e jovialidade.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: