Descubra os 5 Melhores Benefícios do Melão de São Caetano

Nesse artigo descubra quais são os Benefícios do Melão de São Caetano e todos os males que ele ajuda combater.


Não é nenhum segredo que algumas plantas têm um poder incrível de cura e podem ser usadas no tratamento de inúmeras doenças.

A própria indústria farmacêutica utiliza muitas dessas plantas nas composições de medicamentos, cosméticos, pomadas, entre outros produtos encontrados nas prateleiras das drogarias. 

Características do Melão de São Caetano

Benefícios do Melão de São Caetano

O Melão de São Caetano (nome científico: Momordica charantia L.) é uma planta pouco conhecida por seus poderes medicinais, principalmente por ser considerada uma erva daninha.

Originária do sul da China, aqui no Brasil essa planta trepadeira de aparência estranha pode receber diferentes nomes de acordo com a região, como erva de São Caetano, fruto de cobra, melãozinho e erva das lavadeiras.

Os índios da Amazônia já utilizam os Benefícios do Melão de São Caetano para fins medicinais há décadas.

Essa planta tem uma aparência muito exótica e um odor desagradável, seu fruto espinhoso de coloração amarela se abre em três partes revelando suas sementes no interior.

O Melão de São Caetano é uma planta da família das trepadeiras facilmente encontrada crescendo em lugares como terrenos abandonados, hortas, pomares, cercas e alambrados.

Elas não necessitam de muitos cuidados para o plantio e conseguem crescer em diferentes climas, por isso são encontradas em toda região do Brasil, onde são consideradas ervas daninhas.

O fruto e suas sementes são utilizados de várias maneiras, não só apenas por suas propriedades medicinais, mas por exemplo ela recebe o nome de “Erva Lavadeira” pois alguns povos utilizam ela para lavar suas roupas.

Os Benefícios do Melão de São Caetano são muitos, pois ele é uma planta extremamente nutritiva, rica em vitaminas como a vitamina A, vitamina C, vitamina B1, vitamina E, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina B9. Além conter outros minerais como ferro, zinco, fósforo, cálcio e magnésio.

Benefícios do Melão de São Caetano

Por ser uma planta tão rica em nutrientes, seus benefícios e propriedades medicinais são bastante variados, podendo ajudar o nosso organismo a combater diversos males.

Ela é muito utilizada para problemas estomacais e intestinais, como cólicas, úlceras e prisão de ventre. Também é ótima para ajudar no tratamento de diabetes, problemas e infecções na pele, febre, gripe, entre tantas outras. Veja abaixo todos os Benefícios do Melão de São Caetano:

Benefícios do Melão de São Caetano-Ajuda a Emagrecer

Ajuda a Emagrecer

O Melão de São Caetano é muito utilizado para quem quer perder peso, pois além de ser uma fruta muito nutritiva, repleta de vitaminas e sais minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, ela possui uma quantidade muito baixa de calorias.

Ele é perfeito para fazer sucos e chás naturais, e em países como a Índia por exemplo, é usada na receita de alguns molhos e outros pratos salgados.

Para Tratar Diabetes

O Melão de São Caetano reduz os níveis de açúcar no sangue, ajudando o organismo a aumentar seu metabolismo, controlando suas taxas de glicose.

É recomendável a pessoa beber pelo menos 01 copo do suco natural de Melão de São Caetano por dia, lembrando que a fruta serve para auxiliar no tratamento, mas ainda é recomendável que você consulte um médico.

Ajuda no Combate ao Câncer

Talvez sua propriedade anticancerígena seja um dos maiores Benefícios do Melão de São Caetano. Estudos mostram que o Melão de São Caetano ajuda o organismo interromper a produção de glicose, inibindo o desenvolvimento dessas células cancerígenas no pâncreas, cólon, mama, próstata e fígado.

Beba pelo menos 01 copo de suco do Mamão de São Caetano por dia.

Fortalecimento do Sistema Imunológico

Muitos dos nutrientes encontrados no Melão de São Caetano são importantes para fortalecer nosso sistema imunológico, que nada mais é que a defesa natural do nosso organismo contra vírus, bactérias, fungos e outras ameaças que causam doenças como gripes e resfriados.

Elimina Pedras Nos Rins

Só quem já teve pedra nos rins sabe o quão doloroso isso pode ser. O Melão de São Caetano ajuda esses minerais petrificados alojados nos rins a sair naturalmente, pois produz um ácido poderoso que combate essas pedras.

Para isso basta apenas beber 01 xícara de chá de Melão de São Caetano, que vamos ensinar você a fazer abaixo.

Aprenda a Fazer Chá de Melão de São Caetano

Benefícios do Melão de São Caetano-Chá

Para aproveitar todos esses Benefícios do Melão de São Caetano, você pode consumir eles de diversas formas. Abaixo vamos ensinar você a fazer um chá super simples e extremamente para sua saúde.

Ingredientes:

  • 01 litro de água potável
  • 02 colheres de sopa de erva de Melão de São Caetano
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo:

Pegue uma panela grande, e coloque a água para ferver. Depois adicione as colheres de sopa com a erva de Melão de São Caetano. Após a água começar a ferver, desligue o fogo e tampe a panela.

Deixa o chá descansar por aproximadamente 10 minutos. Depois é só coar e está pronto para o consumo. É aconselhável tomar no máximo de duas à três xícaras por dia.

Esperamos que tenham gostado do artigo e tenham aprendido um pouco mais sobre os Benefícios do Melão de São Caetano, essa fruta versátil e extremamente rica em nutrientes.

Se gostou, compartilhe agora mesmo com seus amigos, familiares e nas redes sociais. Até logo!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: