Conheça os Maravilhosos Benefícios do Mastruz. Seu Suco é Sinônimo de Força e Vitalidade!

Embora poucas pessoas saibam disso, os Benefícios do Mastruz, planta também conhecida como erva de Santa Maria, são muitos para a saúde do organismo. Quer saber quais são eles?


Benefícios do Mastruz

Os Benefícios do Mastruz são diversos, e podem ser necessários em vários momentos e situações inesperadas. Abaixo listamos alguns dos Benefícios do Mastruz para que ele possa auxilia-lo em alguma dessas situações.

Fortalece as Defesas Imunológicas

Um dos principais motivos responsáveis pelo aumento do consumo do mastruz trata-se do fato de ele ser um grande aliado no fortalecimento das defesas imunológicas do organismo.

O que isso significa? Quem consome esta planta, sobretudo, crianças e idosos que naturalmente possuem o organismo mais frágil, tornam-se menos suscetíveis à ação de diversas doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.

Isso é possível porque o mastruz é riquíssimo em vitamina C, uma das substâncias que mais colaboram para evitar gripes, resfriados, infecções etc.

Ajuda Tratar Doenças Respiratórias

Outro dos importantes Benefícios do Mastruz diz respeito ao papel que ele exerce no tratamento de doenças respiratórias, tais como: asma, bronquite, sinusite e também gripes e resfriados.

Esta planta batida com leite é muito eficaz na eliminação das secreções (catarro) próprias destas doenças, fazendo com que o organismo consiga se recuperar mais rápido.

Auxilia na Cicatrização de Feridas

Pelo fato de o mastruz ser rico em óleos essenciais que estimulam a regeneração dos tecidos da pele, esta planta é de grande valia para higienizar e cicatrizar feridas, fazendo também com que a pele apresente melhor e mais rápida recuperação quanto aos hematomas causados por pancadas, quedas, cortes etc.

Vale ressaltar que no que se refere à aplicação desta planta na pele, o chá ou infusão de mastruz deve estar em temperatura fria, evitando queimaduras.

Estimula a Digestão

O consumo regular de mastruz estimula a produção das substâncias essenciais para o processo digestivo, sobretudo, no que diz respeito aos alimentos mais pesados ou gordurosos, como carnes e massas, por exemplo. Em outras palavras, ingerir mastruz diminui a incidência de azia, má digestão, problemas estomacais de forma geral.

Melhora o Funcionamento do Intestino

Além de atuar na melhora do trânsito intestinal, evitando episódios de prisão de ventre, constipação etc., esta planta contribui para eliminar as bactérias intestinais causadoras de diversos tipos de infecções, ajudando a manter o equilíbrio da flora intestinal.

Como Usufruir dos Benefícios do Mastruz?

Benefícios do mastruz

De maneira geral, há 3 maneiras bem simples de consumir o mastruz no dia a dia, são elas:

Como Suco ou Vitamina

A vitamina feita com mastruz e leite é muito comum em diversas regiões do país. Para obtê-la, é necessário que sejam batidas no liquidificador algumas folhas desta planta com leite. Esta vitamina poder se preparada tanto com leite quente quanto gelado. Para tratar doenças respiratórias, recomenda-se ingerir a bebida quente. Já para estimular o processo digestivo, o ideal é tomar esta vitamina gelada.

Chá

O chá é outra das maneiras simples de usufruir os Benefícios do Mastruz. Basta fazer uma infusão de algumas folhas desta planta e ingerir de 2 a 3 xícaras deste chá por dia.

Misturado com Alimentos

Além de utilizar esta planta no preparo de vitaminas e chás, é possível utilizar as folhas de mastruz para temperar o feijão e também no preparo de geleias.

Receita Simples de Vitamina de Mastruz

Ingredientes:

  • 2 folhas de mastruz rasgadas com as mãos;
  • 1 copo de leite (quente ou gelado).

Modo de Preparo:

  • Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por cerca de 2 minutos, até que a mistura fique bem homogênea;
  • Ingerir a vitamina logo em seguida, aproveitando todas as propriedades da planta.

Obs.: recomenda-se tomar a vitamina de mastruz com leite preferencialmente no período da manhã.

Onde é Possível Encontrar o Mastruz?

Esta planta geralmente é encontrada em feiras livres e também poderá ser adquirida em lojas de produtos naturais (vendida como erva).

Há Contraindicações Quanto ao Uso do Mastruz?

Embora esta planta ofereça grandes vantagens para a saúde, ela é contraindicada nos casos de:

  • Grávidas;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Crianças (menores de 3 anos);
  • Pessoas que apresentam ou já apresentaram reação alérgica ao mastruz.

É muito importante frisar que os Benefícios do Mastruz são obtidos com o uso moderado desta planta. Em excesso, ele poderá causar intoxicação.

 

 


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: