Este mineral é responsável pelo funcionamento ideal dos seus órgãos vitais! Veja.

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Hoje em dia, a ciência comprovou que os benefícios do magnésio são essenciais para o funcionamento correto do seu organismo.

Isso acontece porque todos os órgãos do seu corpo usam esse mineral, sobretudo, os músculos, os rins e o coração.

Por isso, a maioria do magnésio absorvido fica nos ossos, sendo de vital importância para a força óssea. No entanto, como apenas 1% do magnésio se encontra no sangue, uma análise do sangue não será bastante para descobrir a falta deste mineral.

Devido a isso, é comum que o seu corpo sofra com essa escassez sem ficar evidente. Por isso, essa deficiência recebe o nome de “deficiência invisível”, sendo que a melhor forma de eliminá-la é pela alimentação saudável.

Contudo, o solo brasileiro é pobre em magnésio, presente em terras vulcânicas. Portanto, a maioria dos brasileiros não deve contar com a dosagem certa de magnésio.

A quantia diária para usufruir dos benefícios do magnésio é de 310-320 miligramas para mulheres e para os homens é de 400-420 miligramas. Quer saber tudo sobre esse mineral? Basta conferir o nosso post!

Principais sintomas da falta de magnésio no corpo

• Perda do apetite
• Resfriado
• Dores de cabeça
• Tontura
• Enjôos
• Cansaço extremo
• Queimação no peito
• Desequilíbrio
• Falta de sono
• Problema para engolir e aspereza na garganta

Sintomas agudos da deficiência de magnésio no corpo

• Cãibras frequentes
• Fotofobia (sensibilidade à luz)
• Visão turva
• Intumescimento e formigamento nas extremidades
• Convulsões
• Mudança de humor
• Alucinações e delírio
• Ritmo cardíaco anormal
• Degeneração da cartilagem

Benefícios do Magnésio

Lista dos benefícios do magnésio

O magnésio participa de nada mais, nada menos que 350 reações enzimáticas necessárias à vida! Antigamente, se acreditava que os benefícios do magnésio se limitavam ao coração, mas, essa tese já foi cientificamente derrubada.

1 – Desintoxicar o corpo e evitar danos causados pela poluição ambiental, substâncias químicas nocivas e metais pesados

2 – Deixar músculos e nervos dispostos

3 – Melhorar a qualidade do sono e repouso

4 – Ativar o trifosfato de adenosina (ATP), que fornece energia para o corpo

5 – Aliviar dores em geral, especialmente as das articulações

6 – Facilitar a digestão de proteínas, carboidratos e gorduras

7 – Dar força e flexibilidade aos músculos; é por isso muito importante para atletas

8 – Ajudar a equilibrar os nervos

9 – Outro dos benefícios do magnésio é impedir problemas da próstata

10 – Prevenir diabetes: estudos mostraram que que uma dose maior de magnésio reduziu consideravelmente o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e também diminuiu a progressão em pacientes pré-diabéticos

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11 – Diminuir o risco de fraturas

12 – Reduzir o risco de câncer, especialmente o de cólon e reto

13 – Alcalinizar o corpo também é efeito de um dos benefícios do magnésio

14 – Reduzir convulsões

Dicas para aumentar os níveis de magnésio

De fato, os benefícios do magnésio para sua saúde são incontestáveis e há formas naturais de aumentar o índice deste mineral no seu corpo.

Uma ótima medida é consumir os famosos sucos verdes. Além disso, opte por alimentos orgânicos, pois os fertilizantes e herbicidas impedem a absorção de magnésio.

Outra recomendação é comer esporadicamente alguns alimentos crus, uma vez que conservam alta dosagem de magnésio.

Vale destacar que a vitamina D facilita a absorção de magnésio no corpo, ao mesmo tempo em que é preciso evitar o excesso de bebidas alcoólicas, açúcar e cafeína para não reduzir a capacidade do seu organismo de assimilá-lo.

Fontes naturais de magnésio

Agora, descubra fontes naturais para aumentar o seu consumo e ter acesso a todos os benefícios do magnésio.

• Algas marinhas
• Peixes
• Folhas verdes
• Frutas como banana, damasco, pêssego e ameixa
• Cacau puro e chocolate amargo
• Grãos e sementes como a de abóbora, gergelim, girassol, lentilha e ervilha
• Cereais de aveia e arroz integral
• Nozes, amêndoas e avelãs
• Germe de trigo
Abacate
• Batatas
• Broto de alfafa
• Abóbora
• Levedura de cerveja

Gostou de saber mais sobre os benefícios do magnésio? Aproveite para compartilhar esse material com os seus amigos agora mesmo!


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