Benefícios do Magnésio. Como este Mineral pode Auxiliar seu Organismo?

Benefícios do Magnésio não são somente saudáveis ao organismo, eles são essenciais, como a própria ciência já comprovou. Isso acontece porque todos os órgãos do seu corpo usam esse mineral, sobretudo, os músculos, os rins e o coração. Por isso, a maioria do magnésio absorvido fica nos ossos, sendo de vital importância para a força óssea. No entanto, como apenas 1% do magnésio se encontra no sangue, uma análise do sangue não será bastante para descobrir a falta deste mineral.


Devido a isso, é comum que o seu corpo sofra com essa escassez sem ficar evidente. Por isso, essa deficiência recebe o nome de “deficiência invisível”, sendo que a melhor forma de eliminá-la é pela alimentação saudável.

Contudo, o solo brasileiro é pobre em magnésio, presente em terras vulcânicas. Portanto, a maioria dos brasileiros não deve contar com a dosagem certa de magnésio.

Principais Sintomas da Falta de Magnésio no Corpo

A quantia diária para usufruir dos Benefícios do Magnésio é de 310-320 miligramas para mulheres e para os homens é de 400-420 miligramas. Quer saber tudo sobre esse mineral? Basta conferir o nosso post!

  •  Perda do apetite
  •  Resfriado
  • Dores de cabeça
  • Tontura
  •  Enjôos
  • Cansaço extremo
  • Queimação no peito
  •  Desequilíbrio
  • Falta de sono
  • Problema para engolir e aspereza na garganta

Sintomas Agudos da Deficiência de Magnésio no Corpo

  •  Cãibras frequentes
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)
  •  Visão turva
  •  Intumescimento e formigamento nas extremidades
  •  Convulsões
  • Mudança de humor
  •  Alucinações e delírio
  •  Ritmo cardíaco anormal
  •  Degeneração da cartilagem

Benefícios do Magnésio

Lista dos Benefícios do Magnésio

O magnésio participa de nada mais, nada menos que 350 reações enzimáticas necessárias à vida! Antigamente, se acreditava que os benefícios do magnésio se limitavam ao coração, mas, essa tese já foi cientificamente derrubada.

Desintoxicar o corpo e evitar danos causados pela poluição ambiental, substâncias químicas nocivas e metais pesados

Deixar músculos e nervos dispostos

Melhorar a qualidade do sono e repouso

Ativar o trifosfato de adenosina (ATP), que fornece energia para o corpo

Aliviar dores em geral, especialmente as das articulações

Facilitar a digestão de proteínas, carboidratos e gorduras

Dar força e flexibilidade aos músculos; é por isso muito importante para atletas

Ajudar a equilibrar os nervos

Outro dos benefícios do magnésio é impedir problemas da próstata

Prevenir diabetes: estudos mostraram que que uma dose maior de magnésio reduziu consideravelmente o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e também diminuiu a progressão em pacientes pré-diabéticos

Diminuir o risco de fraturas

Reduzir o risco de câncer, especialmente o de cólon e reto

Alcalinizar o corpo também é efeito de um dos benefícios do magnésio

Reduzir convulsões

Dicas para Aumentar os Níveis de Magnésio

De fato, os Benefícios do Magnésio para sua saúde são incontestáveis e há formas naturais de aumentar o índice deste mineral no seu corpo.

Uma ótima medida é consumir os famosos sucos verdes. Além disso, opte por alimentos orgânicos, pois os fertilizantes e herbicidas impedem a absorção de magnésio.

Outra recomendação é comer esporadicamente alguns alimentos crus, uma vez que conservam alta dosagem de magnésio.

Vale destacar que a vitamina D facilita a absorção de magnésio no corpo, ao mesmo tempo em que é preciso evitar o excesso de bebidas alcoólicas, açúcar e cafeína para não reduzir a capacidade do seu organismo de assimilá-lo.

Fontes Naturais de Magnésio

Agora, descubra fontes naturais para aumentar o seu consumo e ter acesso a todos os Benefícios do Magnésio.

  • Algas marinhas
  • Peixes
  •  Folhas verdes
  •  Frutas como banana, damasco, pêssego e ameixa
  •  Cacau puro e chocolate amargo
  •  Grãos e sementes como a de abóbora, gergelim, girassol, lentilha e ervilha
  •  Cereais de aveia e arroz integral
  •  Nozes, amêndoas e avelãs
  •  Germe de trigo
  • Abacate
  •  Batatas
  •  Broto de alfafa
  •  Abóbora
  •  Levedura de cerveja

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