Benefícios do Ipê Roxo Que Vão Te Surpreender

Com uma árvore de longa e reverenciada história das plantas medicinais, os Benefícios do Ipê Roxo estão sendo cada vez mais difundidos.


Essa planta tem sido usada por anos a fio para tratar quase todas as doenças imagináveis.

Da malária ao resfriado comum, picadas de insetos ou infecções por fungos – o ipê roxo é a resposta, uma vez que cura sem apresentar muitas interações medicamentosas.

Foi e ainda é tomado internamente em forma de chá. Usado de maneira externa, serve para o tratamento de:

  • Todos os tipos de feridas;
  • Infecções de pele;
  • Picadas de cobra;
  • Impetigo.

Benefícios do Ipê Roxo Para a Saúde

Benefícios do Ypê Roxo

Tratamento de Cândida

Um dos Benefícios do Ipê Roxo se relaciona com a essa levedura comum que vive no organismo humano.

É necessário em quantidades muito pequenas para ajudar absorção de nutrientes, bem como na digestão.

No entanto, se o nível de Ph do corpo estiver perturbado, ele pode sair do controle muito rapidamente.

Isso resulta em um super crescimento da cândida, também conhecido como candidíase.

Não tendo o tratamento adequado, pode ocasionar uma série de problemas. Também pode enfraquecer o sistema imunológico, o que fará com que o organismo adquira doenças mais sérias.

Os sintomas de supercrescimento podem incluir:

  • Aftas;
  • Enxaqueca;
  • Falta de concentração;
  • Fadiga;
  • Desejos incontroláveis ​​de açúcar.

Poderosamente antifúngico, dos Benefícios do Ipê Roxo esse o é mais conhecido. Contém várias classes de compostos: lapachol, xiloidona e outras nafalquinonas, mas as mais importantes são o lapachol.

O ipê roxo também vai afrouxar os intestinos, mas não o suficiente para causar diarreia. No entanto, será o suficiente para lavar a velha matéria fecal, expondo a levedura cândida.

Desta forma, a planta oferece um ataque em duas frentes contra o supercrescimento dessa levedura.

Anti-inflamatório

A inflamação tem seu lugar como uma resposta imune valiosa, mas acredita-se que seu estado crônico cause a maioria das doenças existentes.

Se uma sobrecarga de toxinas da dieta e do meio ambiente se acumulou no corpo, isso pode ativar o sistema imunológico.

Portanto, ele se torna altamente reativo, o que leva à inflamação crônica.

A ocorrência de asma, doença de Crohn, doença cardiovascular e diabetes pode ser evitada através da redução da inflamação.

Estudos descobriram que um dos Benefícios do Ipê Roxo é o aumento da a expressão significativa dos genes de Nrf2 no ​​intestino.

Essa proteína protege o organismo contra a oxidação, o que desencadeia lesões e inflamação.

A possibilidade de mediação dos efeitos benéficos dessa planta milagrosa, com a ativação do Nrf2, acontece protegendo o intestino, que indefeso, pode sofrer com um processo inflamatório.

Antioxidante / Antiviral

Quer mais um dos Benefícios do Ipê Roxo? Aqui está! A planta contém alguns compostos antioxidantes poderosos, incluindo: quercetina, flavonóides e carnosol.

A quercetina, em particular, é um prolífico depurador de radicais livres, ajudando a retardar o processo de envelhecimento e diminuindo os efeitos do estresse oxidativo.

Também estimula o sistema digestivo a manter os alimentos em movimento através do corpo, especialmente o cólon, que pode ser comparado ao tanque de esgoto do corpo, precisando ser limpo, esvaziado e mantido para funcionar adequadamente.

Isso permite que qualquer resíduo prejudicial, o acúmulo excessivo de toxinas ou gorduras seja eliminado regularmente, portanto, mantendo o cólon limpo e sempre saudável.

Os Benefícios do Ipê Roxo como antiviral são lendários em sua terra nativa, sendo usado como planta “cura tudo” há anos e anos.

Os vírus pararam em suas trilhas pela variedade de chá da planta, do resfriado comum a vírus mais sérios que podem causar doenças potencialmente fatais.

Demonstrou-se que inibe eficazmente os vírus perigosos através do conteúdo do beta-lapochone que deixa inativa as enzimas nas células do vírus, afetando com precisão a síntese de DNA e RNA.

O vírus, então, é incapaz de controlar a reprodução da célula, o que significa que ela não mais se replicará ou infectará as demais células.

O ipê roxo tem oxigênio cristalino preso a ela, assim como também é rico em nutrientes, incluindo ferro, cálcio, selênio, vitaminas do zinco A, B e C, potássio de magnésio e sódio.

Também é composto por fitoquímicos terapêuticos, incluindo lapachol. Sua combinação de propriedades o torna antibacteriano, antiviral e antifúngico.

Isso lhe proporciona uma reputação como estimulante do sistema imunológico e combatente da doença.

Receita de Chá de Ypê Roxo

Benefícios do Ypê Roxo - Chá

Para preparar o chá de ipê roxo, acrescente:

  • 2 colheres de sopa das cascas da árvore;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Cozinha aproximadamente 10 minutos, contando a partir do momento em que se inicia a fervura.

Em seguida, retire do fogo e deixe repousar em um recipiente tampado por cerca de 10 minutos.

Coe e o chá está pronto para ser consumido. A indicação de ingestão é de 2 a 3 xícaras do chá ao dia.

Precauções de Uso

  • O ipê roxo pode afetar a capacidade do sangue de coagular. Mas também pode interferir com qualquer medicamento para afinar o sangue que você esteja tomando, incluindo:
    Varfarina (Coumadin);
  • Clopidogrel (Plavix);
  • Aspirina.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: