Conheça todo poder do figo para a saúde e a beleza!

Kinax

Embora este fruto seja muito utilizado no preparo de doces, poucas pessoas sabem quais são os benefícios do figo e sobretudo como consumi-lo de forma saudável. Para conhecer mais detalhes sobre este assunto, confira nosso post.

Quais são os benefícios do figo?

Estre os benefícios desta fruta reconhecida por sua consistência suculenta, destacam-se:

Estimula a função intestinal

Em virtude da alta quantidade de fibras contidas nesta fruta, ela é considerada uma das grandes aliadas do bom funcionamento do intestino. Sendo assim, o consumo regular de figo in natura (sem adição de açúcar), regula naturalmente as funções intestinais, combatendo: prisão de ventre, constipação, irritação intestinal e até mesmo hemorroidas.

Combate a anemia

Por ser um alimento rico em ferro, substância primordial na produção de glóbulos vermelhos, o figo se apresenta como um dos itens que jamais devem faltar no cardápio de pessoas com tendência à anemia e também daquelas que já apresentam esta doença.

Favorece a saúde dos ossos

No que diz respeito aos benefícios do figo, também destaca-se o efeito que ele promove na saúde óssea. A razão disso é que ele é rico em ferro, potássio e cálcio, minerais essenciais para fortalecer ossos e dentes e também evitar doenças como a osteoporose.

Auxilia no emagrecimento

Também em decorrência da concentração de fibras nesta fruta, o figo é um dos maiores aliados de quem deseja emagrecer. As fibras agem como uma “esponja”, absorvendo o excesso de gordura e açúcar contidos no organismo, o que naturalmente acelera o processo de emagrecimento.

Previne e combate o câncer de mama

As fibras contidas nesta fruta auxiliam também no equilíbrio hormonal das mulheres, fator essencial na prevenção e combate ao câncer de mama.

Benefícios do figo

Controla o diabetes

Tanto as fibras contidas no figo quanto as folhas da figueira (árvore que produz o fruto), são muito eficazes no controle do diabetes, uma doença que atinge inúmeras pessoas em todo mundo. O motivo deste resultado tão positivo é o ácido clorogênico, elemento que atua na estimulação e equilíbrio dos níveis de insulina na corrente sanguínea.

Leia Também ↓↓: 
Diminui a pressão arterial

Os benefícios do figo também exercem um papel crucial para a saúde cardiovascular. Por conter excelente quantidade de potássio, esta fruta atua na estabilização da pressão arterial, evitando e combatendo a temida hipertensão.

Favorece a pele

Além de oferecer inúmeros benefícios para a saúde, o figo também exerce efeitos “milagrosos” para a estética. Graças às fibras contidas nesta fruta, a pele adquire um aspecto muito mais renovado, ganhando em nutrição e em maciez.

Fornece energia para o corpo

Por ser um alimento muito rico em vitaminas e minerais, o figo fornece diversos nutrientes essenciais para que o organismo consiga manter-se com bastante energia. Por este motivo, o consumo desta fruta é muito indicado no café da manhã e no almoço.

Receita de salada com figo

Para usufruir de todos os benefícios do figo, nada melhor que inseri-lo no cardápio semanal e é claro, consumi-lo sem adição de açúcar. Para isso, a dica é preparar esta deliciosa salada.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: