Você gosta de damasco? Então vai se surpreender com os benefícios dele para sua saúde.

Inscreva-se em nosso canal:
Rate this post

O damasco pode ser encontrado tanto fresco como seco e ambos oferecem ricas propriedades para a saúde. Cada 100 gramas da fruta, você obtém 12% de vitamina A, 6% de potássio e 12% de vitamina C. fora que é uma fruta rica em fibras e ferro, colaborando para a boa saúde de quem o consome. Conheça os benefícios do damasco e aprecie a fruta.

Lista de benefícios do damasco

Conheça a lista de propriedades benéficas para a saúde que o damasco oferece e inclua-o em sua dieta:

– Pele

Por conter elevados níveis de antioxidantes, o damasco ajuda a retardar o envelhecimento da pele, mantendo-a sempre saudável. Ele também ajuda na produção de células novas de forma rápida.

– Olhos

Conforme pesquisas comprovaram, o damasco colabora para a boa saúde ocular. Vale comer três porções diárias para aproveitar mais suas propriedades e a prevenção da degeneração macular, que ocorre em pessoas com idade já avançada. Portanto, o damasco previne a perda da visão que é causada pelos danos da retina no centro do campo visual.

– Coração

É benéfico para o coração devido as fibras solúveis que possui. O damasco ajuda a reduzir o colesterol ruim e ainda colabora por aumentar o bom colesterol. Sem contar que a fruta ainda possui potássio, garantindo que o músculo do coração fique sempre saudável e trabalhe melhor.

– Ossos

Ele fortalece os ossos por contar cálcio e potássio. O cálcio colabora contra a osteoporose e o potássio ajuda o nosso corpo a não liberar o cálcio na corrente sanguínea, onde acaba sendo expulso do nosso corpo e prejudicar a bexiga.

– Fonte de antioxidantes

Ele aumenta a produção de antioxidantes, já que este é fundamental para combater o envelhecimento celular e eliminar os radicais livres do organismo. Sem contar que, por conter vitamina A que é um potente antioxidante, ele auxilia no crescimento das células e melhora a imunidade.

Leia Também ↓↓: 

Benefícios do damasco

– Câncer

Por conter antioxidantes, o damasco ajuda a eliminar os radicais livres do corpo, diminuindo as chances do desenvolvimento de células cancerígenas. Supõe-se que suas sementes consigam matar os tumores, sem causar efeitos colaterais.

– Perda de peso

As fibras contidas no damasco ajuda a melhorar o sistema digestivo, colaborando com o bom funcionamento do metabolismo. Sem contar que a fruta possui baixa caloria, desde que seja o damasco fresco, pois o seco pode conter muitas calorias.

– Energia

É indicado para atletas, pois ele repõe rapidamente a energia perdida nas atividades físicas.

– Anti-inflamatório

Pode-se encontrar catequinas, substâncias anti-inflamatórias e também antioxidantes. As catequinas ajudam a proteger os vasos sanguíneos de inflamações, além de também controlar a pressão arterial.

– Anemia

Por ser uma rica fonte de ferro, combate a anemia, além de conter cobre que ajuda na absorção do ferro.

– Outros benefícios:

O damasco é importante para:

  • Alivio da asma
  • Produção de hemoglobina
  • Reduzir a febre
  • Construção muscular
  • Tratar a constipação
  • Pressão arterial alta

Receita natural com damasco

Anote uma deliciosa receita de geleia de damasco:

Você vai precisar de:

  • 03 xícaras de chá de água
  • 02 xícaras de chá de damasco seco
  • 01 canela em rama
  • 01 xícara de chá de suco de laranja
  • 01 colher de sopa de água flor de laranjeira

Preparo:

Pique o damasco em cubinhos e coloque-os em uma panela média. Acrescente a canela em rama, água e o suco de laranja, tampe a panela e leve ao fogo médio até ferver. Após, deixe a tampa semiaberta e vá mexendo sempre, deixando cozinhar por mais 30 minutos, apertando o damasco com as costas de uma colher. Desligue o fogo e pressione mais os damascos. Adicione a água de flor de laranjeira e coloque em um vidro. Tampe assim que esfriar e guarde-o no refrigerador. Depois, é só aproveitar os benefícios do damasco!


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você: