Conheça agora o chá de cavalinho e todos os seus benefícios! Você vai se surpreender.

A cavalinha é uma planta medicinal que oferece vários benefícios para as pessoas. Porém, nem todo mundo conhece a planta, que tem origem em áreas pantanosas do Brasil. Em algumas regiões do país a erva muda de nome e pode ser encontrada por rabo de cavalo, cavalinha gigante, erva canudo e erva carnuda. Geralmente a planta é consumida em forma de chá. Conheça os benefícios do chá de cavalinha para a sua saúde logo abaixo.


Lista de benefícios do chá de cavalinha

1- Retenção de Líquidos

Muitas pessoas sofrem com a retenção de líquidos no organismo, que é o acúmulo de água no corpo. Dessa forma, as pessoas ficam inchadas. O chá de cavalinha pode ser um aliado para resolver esta situação, já que a erva medicinal possui propriedades diuréticas.

Porém, ao consumir o chá de cavalinha a pessoa deve tomar bastante água para evitar uma possível desidratação do organismo.

2- Beleza da Pele

Quem quiser ter uma pele bonita pode usar a cavalinha, já que a erva medicinal é um adstringente natural. Dessa forma, ocorre a redução da oleosidade, o que ajuda a combater a acne. Além disso, a cavalinha também melhora a elasticidade da pele e a flacidez.

A folha da cavalinha esmagada é um remédio natural para a pele, servindo para curar feridas e doenças de pele, frieiras e queimaduras.

3- Ajuda na Perda de Peso

O chá de cavalinha acelera o metabolismo e, dessa forma, a bebida auxilia na perda de peso. Isto ocorre por que quando nosso metabolismo trabalha mais rápido a queima de gorduras e calorias é otimizada.

A cavalinha pode ajudar na perda de peso, mas uma dieta equilibrada é o melhor caminho para queimar calorias.

4- Antioxidante

A cavalinha possui ação antioxidante, pois tem em sua composição propriedades que combatem os radicais livres. Esta erva medicinal foi classificada como uma fonte natural de antioxidantes por um estudo internacional.

A ação antioxidante natural é muito importante para combater doenças como o câncer e, ainda, ajuda a amenizar o processo de envelhecimento do organismo.

benefícios do chá de cavalinha

5- Cabelos e Unhas

A cavalinha ajuda no crescimento de cabelos e unhas. Isto ocorre por que existe sílica na erva medicinal, que auxilia na saúde dos cabelos e unhas. Segundo estudos, o consumo do chá, o uso da erva em produtos como xampus promove nutrição e rejuvenescimento de cabelos, principalmente os que sofrem com caspa.

Para tratar unhas frágeis e quebradiças, basta colocar duas colheres (chá) da erva seca em um copo. Em seguida, é só deixar as unhas de molho dentro da mistura.

6- Ação Anti-inflamatória

A cavalinha possui ação anti-inflamatória, ajudando a diminuir sangramentos causados por hemorroidas.

7- Osteoporose

A erva medicinal possui uma grande quantidade de silício. De acordo com estudos, a associação de cálcio com silício é excelente para prevenir fraturas, melhorando o fortalecimento dos ossos.

Outros benefícios do chá de cavalinha

  • Tratamento para gengivite, amidalite e feridas na boca;
  • Ajuda a combater gripe e resfriados.

Aprenda a fazer chá de cavalinha

Você vai precisar de:

  • 500 ml de água;
  • Cavalinha em erva seca (2 colheres de sopa).

É só colocar a cavalinha dentro de um recipiente e, logo depois, colocar água fervente. Deixe abafado por aproximadamente cinco minutos. Para finalizar, é só coar e beber o chá. É necessário beber duas xícaras do chá ao longo do dia.

Agora você já conhece os benefícios do chá de cavalinha. Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: