11 Benefícios do Chá de Alfazema – Sensacionais Para o Corpo e a Mente

Os Benefícios do Chá de Alfazema, também conhecida como lavanda, são imensos. Você sabia que um deles é o alívio dos sintomas da depressão e ansiedade? Para ver tudo que a alfazema oferece para sua saúde física e emocional, confira esse nosso post.


11 Benefícios do Chá de Alfazema

11 Benefícios do chá de Alfazema

Cada um dos Benefícios do Chá de Alfazema muda para melhor a saúde e qualidade de vida graças a uma combinação de propriedades medicinais. Veja agora quais são eles:

Alivia Dores de Cabeça

Para começar a falar dos Benefícios do Chá de Alfazema, é preciso deixar claro que a principal vantagem dessa planta são as substâncias relaxantes.

Por esse motivo, o chá de lavanda é eficaz no alívio de dores de cabeça e trata também problemas de enxaqueca.

Reduz a Ansiedade

O Chá de Alfazema, graças às suas substâncias naturalmente calmantes, é capaz de reduzir os sintomas da ansiedade, tais como coração acelerado, boca seca, irritação, transpiração excessiva, tremores etc.

No caso de pessoas que sofrem de ansiedade, o ideal é consumir esse chá com certa frequência, desde que não sejam apresentadas contraindicações médicas.

Combate Náuseas

O Chá de Alfazema ajuda no alívio de náuseas causadas por diferentes causas, o que evita crises de vômito.

Alivia Dores Reumáticas

Entre os Benefícios do Chá de Alfazema, um que é muito conhecido consiste no alívio de dores reumáticas, que são provocadas por um intenso e constante processo inflamatório que afeta as articulações.

Para combater as dores reumáticas, além de ingerir o Chá de Alfazema, é aconselhado fazer compressas com a infusão dessa planta e também diluir o óleo essencial em cremes de massagem para usar nas áreas mais afetadas pelas dores.

Favorece o Sono

Benefícios do chá de Alfazema - favorece o sono

Dos muitos Benefícios do Chá de Alfazema, um que se destaca é que essa bebida proporciona revigorantes noites de sono. O efeito calmante da lavanda traz uma agradável sensação de relaxamento físico e mental.

Além das substâncias benéficas contidas na bebida, o próprio aroma da alfazema é suficiente para favorecer o descanso e equilíbrio das emoções. Não é por acaso que essa é uma das plantas mais utilizadas em sessões de aromaterapia.

Diminui Dores e Desconfortos Musculares

O chá de alfazema é indicado para quem sofre constantemente com dores e desconfortos musculares. Por ser rico em substâncias relaxantes, ele traz maior leveza ao corpo e alivia os sintomas do estresse que, muitas vezes, é a principal causa de dores nos músculos.

Ajuda a Tratar a Depressão

Os Benefícios do Chá de Alfazema são tão poderosos que essa planta é uma das mais indicadas para quem sofre com depressão (em níveis leves e moderados).

Nas sessões de aromaterapia, a alfazema é usada de diferentes maneiras para aliviar emoções como tristeza, angústia, irritação, nervosismo etc.

O chá, óleos essenciais e demais produtos com lavanda proporcionam uma agradável sensação de relaxamento que reduz os efeitos da depressão.

Evita Prisão de Ventre

Os Benefícios do Chá de Alfazema se estendem para a saúde intestinal, já que essa planta evita a prisão de ventre e formação de gases que causam terríveis desconfortos na região abdominal.

Por isso, pessoas que sofrem com esse tipo de problema digestivo devem consumir esse chá com maior frequência, especialmente após as principais refeições do dia.

Equilibra o Ciclo Menstrual

O consumo do Chá de Alfazema oferece benefícios adicionais para as mulheres, pois essa planta contribui para regular o ciclo menstrual muitas vezes alterado pela baixa ou alta concentração de hormônios.

Previne e Trata Problemas Respiratórios

Os Benefícios do Chá de Alfazema atuam também no sistema respiratório, prevenindo e tratando problemas como tosse, gripes, resfriados, bronquite e até asma.

Melhora a Circulação

Ao consumir Chá de Alfazema, automaticamente é possível melhorar a circulação e evitar uma série de doenças como hipertensão e arritmia cardíaca. Isso é possível principalmente graças às substâncias relaxantes da planta.

Receita do Chá de Alfazema

Benefícios do chá de Alfazema

Para usufruir dos Benefícios do Chá de Alfazema, essa receita simples é a mais indicada e pode ser consumida no mínimo 3 vezes por semana.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (chá) de folhas de alfazema.

Como fazer:

  • Colocar a água em um recipiente e levar ao fogo;
  • Assim que a água começar a ferver, desligar o fogo e colocar as folhas de alfazema;
  • Tampar o recipiente e deixá-lo assim por 10 minutos. Isso faz que a água absorva totalmente as substâncias medicinais da planta;
  • Coar e beber esse chá ao longo do dia.

Essa mesma infusão pode ser utilizada para banhos relaxantes.

Contraindicações do Chá de Alfazema

Ainda que os Benefícios do Chá de Alfazema sejam muitos, essa bebida não deve ser consumida por pessoas que sofrem com irritações intestinais e úlcera.

Outros Usos da Alfazema

  • Banhos relaxantes;
  • Massagens corporais;
  • Aromatização de ambientes (especialmente o quarto).

Além de conhecer os Benefícios do Chá de Alfazema, veja nossos demais conteúdos que melhoram sua saúde física e emocional.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: