Este grão pode ser consumido por quem pretende ganhar massa muscular!

A semente de amaranto é de origem peruana e, nos últimos anos, vem ganhando espaço no Brasil. São muitos os benefícios do amaranto para a saúde do corpo. Porém, se engana quem pensa que o alimento é novo, pois os astecas já consumiam o produto há 8000 anos.


O cultivo do amaranto ocorre de forma muito rápida, já que as sementes do grão brotam e crescem com muita rapidez e facilidade. Atualmente, quem faz academia, consome o alimento na fase denominada “pós-treino”, já que, segundos pesquisas, o grão tem poder de regenerar músculos, fazendo com que as dores sejam amenizadas.

Veja lista de benefícios do amaranto

1- Saúde do coração

Por conter fitoesterois, o amaranto reduz os níveis do colesterol ruim do organismo. Com isso, o alimento faz bem ao coração, já que retira a gordura da corrente sanguínea.

2- Alimento indicado para celíacos

Atualmente, muitas pessoas têm problemas com intolerância ao glúten. O amaranto é livre de glúten. Com isso, se torna o substituto de vários alimentos para quem tem intolerância a substância.

3- Hipertensão

O amaranto é muito rico em propriedades nutricionais, mas, além disso, o grão tem em sua composição compostos fitoquímicos (peptídeos, rutina e nicotiflorin). Estas substâncias ajudam a reduzir problemas de hipertensão nas pessoas.

4- Pode substituir o leite e o trigo

O amaranto contém um teor de proteína praticamente idêntico ao do leite, mas o grão consegue ser digerido de forma mais fácil. Com isso, pessoas que têm problemas com o consumo de leite de vaca passaram a fazer a substituição dos produtos.

benefícios do amaranto

O grão é ainda rico em lisina, que é um aminoácido muito importante para os humanos. As proteínas primárias do amaranto são mais digeríveis e solúveis do que as do trigo.

5- Adstringente

A ação adstringente do amaranto ajuda na redução de inchaços no corpo. Com isso, pessoas de todas as idades, como idosos, jovens, esportistas, entre outras passaram a utilizar o óleo de amaranto para aliviar no inchaço.

6- Perda de peso

Nos dias de hoje, as pessoas sempre estão à procura de alimentos naturais que ajudem a emagrecer. Este é o caso do amaranto, que por conter muitas fibras em sua composição fazem com que o intestino trabalhe melhor. Assim, uma parte de gordura da hora da digestão é jogada para fora do nosso organismo.

O grande erro de algumas pessoas é achar que o amaranto pode ser a principal fonte de alimentação do dia a dia, sendo esta uma atitude errada que pode comprometer o organismo. O grão pode apenas auxiliar como parte de uma boa alimentação diária.

7- Ganho de massa muscular

O organismo humano não produz todos os aminoácidos dos quais precisamos no dia a dia. Dessa forma, é preciso consumir alguns alimentos para não sentirmos a falta de aminoácidos, sendo o amaranto um excelente produto para isto.

Quem pratica exercícios pesados em academia em busca de músculos e de um corpo perfeito deve consumir o amaranto, podendo substituir ou complementar os seguintes itens: proteína vegetal de soja, albumina de ovo e whey protein.

Aprenda a preparar um suco de amaranto para ser consumido após o treino

Ingredientes:

  • Flocos de amaranto (50 gramas);
  • Suco de abacaxi (300 ml).

Bata tudo no liquidificador com gelo a gosto. Fica uma delicia para ser tomado após um treino pesado na academia.

E você gostou de conhecer os benefícios do amaranto? Divulgue nas redes sociais e para seus amigos!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: