Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez: Garanta uma Gestação Saudável Todos os Meses!

São inúmeros os Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez que podem ser obtidos. Toda mulher sabe que a alimentação saudável durante a gravidez é fundamental tanto para a saúde do bebê quanto da gestante.


Sendo assim, uma dieta equilibrada que inclui legumes e vegetais in natura, como a cenoura por exemplo, é uma das melhores formas de se obter os nutrientes necessários ao organismo para levar uma gravidez saudável adiante.

Neste caso, além de muito nutritiva, a cenoura é um dos legumes mais versáteis e fáceis de serem preparados. Ou seja, você não terá dificuldade nenhuma em incluir esta leguminosa no seu cardápio. Até porque, a cenoura tem gosto adocicado e pode ser ingerida de diversas formas atraentes.

Portanto, vai ser fácil obter todos os Benefícios de Comer Cenoura na Gravidez para garantir a sua saúde e o desenvolvimento do seu bebê durante a sua gestação.

No post abaixo, vamos esclarecer todos os nutrientes que a cenoura possui e ensinar como você pode obter todos os Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez, assim como preparar receitas fáceis, rápidas e deliciosas para incorporar na sua dieta, não apenas durante estes meses, mas pela vida inteira.

Como Tirar o Melhor Proveito dos Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez

Durante o período gestacional, a mulher são necessários numa série de nutrientes e vitaminas para garantir o bom desenvolvimento do bebê. Normalmente, quem já costuma ter uma alimentação saudável não tem dificuldades em equilibrar a sua dieta neste período.

No entanto, durante a gravidez é preciso tomar maiores cuidados, pois o bebê vai precisar de uma quantidade maior de nutrientes, por isso a mulher grávida precisa ingerir quantidades específicas de alguns alimentos para que não faltem nutrientes no organismo. Nem para a mamãe, e nem para o bebê!

A cenoura, por exemplo, é uma hortaliça que pode ser uma excelente aliada durante esse período de gestação. Assim, são grandes os benefícios de consumir cenoura na gravidez para o desenvolvimento do bebê.

Justamente porque a cenoura é capaz de fornecer uma boa quantidade de nutrientes e vitaminas que irão ajudar a repor no organismo tudo aquilo que o bebê vai absorver.

Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez: Teor Nutritivo Elevado

Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez

Além de deliciosa, a cenoura tem um  teor nutritivo, portanto é rica em vários nutrientes importantes para uma gravidez saudável, são eles:

  • Sódio, fósforo e potássio: sais minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo;
  • Cálcio: fundamental no desenvolvimento ósseo do bebê;
  • Vitamina C: que evita a pré-eclâmpsia, parto prematuro e a prejuízos ao sistema cognitivo do bebê. Além disso, a vitamina C facilita a absorção de ferro, ajuda na cicatrização dos tecidos e destroem os radicais livres que podem degenerar as células;
  • Vitamina E: antioxidante ajuda na circulação sanguínea e oxigenação do sangue;
  • Vitaminas do complexo B: ajudam a regular o sistema nervoso e a melhorar o aparelho digestivo;Vitamina A: fundamental na qualidade do leite materno;
  • Fibras: excelente para o funcionamento do intestino;
  • Betacaroteno: responsável pela sua coloração alaranjada, e convertida pelo organismo em vitamina A. Por esta razão, reforça o sistema imunológico, protege e fortalece os sistemas respiratório e digestivo, os dentes, os ossos e o cabelo. Além disso, tem efeito antioxidante, é bom para a visão e tem um poder cicatrizante em casos de problemas de pele, e ainda protege contra certas formas de câncer.

Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez: Como Consumir

Por ser muito versátil, a cenoura pode ser consumida tanto de forma crua e imediata ou cozida, podendo ser preparada de várias maneiras. Por isso, a cenoura é uma excelente opção de refeição, lanche rápido ou até bebida, isso vai depender da sua preferência.

Na sua forma de suco, ela deve ser consumida com moderação, pois apenas um copo já contém uma quantidade elevada de cenoura. Mas como refeição, a cenoura também pode ser consumida em sopas ou como parte de uma salada (fatiada, ralada cortada em rodelas ou cubinhos) ou acompanhamento de pratos de carnes ou peixes, em palitos, como lanchinho e até em sobremesas (bolo de cenoura).

Crua é, sem dúvida, a melhor forma de se obter os seus nutrientes, mas deve ser consumida três vezes por semana e logo que possível. No entanto, quando consumida crua deve ser bem lavada, para evitar infecções por Listeriose e Toxoplasmose.

No entanto, apesar dos Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez, o seu consumo deve ser feito com moderação. Isso porque se consumida em excesso pode trazer alguns possíveis efeitos adversos, como por exemplo:

Como fonte de vitamina A, consumir cenoura em excesso pode afetar o crescimento do feto;

A substância Betacaroteno contida na cenoura, além de em outros alimentos, pode causar uma condição chamada Carotenose que afeta a cor da pele, dando-lhe um tom alaranjado.

Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez: Como Escolher e Conservar as Cenouras

Como Escolher a Cenoura

Para obter os melhores Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez e aproveitá-los ao máximo, é necessário saber escolher cenouras de qualidade e aprende a conservá-las. Para tanto, observe a casca da cenoura, ao tocar ela deve estar macia, não ter raízes laterais, se de tamanho médio e com cor laranja brilhante. Já a polpa e o centro da cenoura devem ter a mesma cor, que é um indicador de qualidade e de que a cenoura se manterá fresca por mais tempo.

Recomenda-se manter na geladeira por cerca de duas semanas, caso o intuito seja consumi-la crua. No entanto, se o objetivo for consumir as cenouras cozidas, é necessário que elas sejam descascadas, cortadas e amolecidas com um pouco em água quente e somente depois congelá-las, podendo ficar até oito meses congeladas.

É importante nunca manter a cenoura junto a outros alimentos que produzem gases, como por exemplo a maçã, a banana e o melão. Assim evita-se contaminar a cenoura e deixá-la com sabor amargo.

Principais Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez

Já dissemos que a cenoura trazem muitos benefícios quando consumidos durante a gravidez. Alguns mais importantes são os seguintes abaixo:

Auxilia na visão

Por conter betacaroteno, substância que é transformada em vitamina A depois de consumida, a cenoura auxilia na visão prevenindo problemas como a catarata e a degeneração macular, que é um distúrbio capaz de destruir a visão.

Previne Doenças

Além do  betacaroteno, a cenoura contém vitamina E , antioxidantes que ajudam a paralisar os radicais livres que causam doenças digestivas e cardiovasculares. Portanto, um dos Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez é o seu poder de reforçar a imunidade, evitando várias doenças, como por exemplo infecções respiratórias, problemas digestivos, úlceras e reumatismo.

Acredita-se que protege contra o cancro, problemas do coração e artérias. Se for consumida todos os dias, ainda reduz o colesterol gradualmente.

Além disso, a cenoura tem várias propriedades medicinais: anti-séptica, antimicrobiana, cicatrizante, diurética, estimulante do sistema linfático e nervoso, protetora dos raios ultravioleta, entre outras.

Evita Constipação

Normalmente, mulheres grávidas sofrem de constipação, pois a digestão costuma mudar ou ficar mais lenta durante essa fase. A cenoura é rica em fibras, e quando consumida crua é capaz de manter seu teor de fibras intacto, portanto é perfeita para regular a digestão.

Efeito Antidiarreico

Do mesmo jeito que há mulheres que sofrem de constipação durante a gestação, há também quem sofre de diarreia constante, correndo perigo de desidratar. Nestes casos, recomenda-se cozinhar bem a cenoura para depois consumi-la. O cozimento ativa os seus efeitos adstringentes e antidiarreicos.

Ajuda o Sistema Endócrino

Entre os sais minerais contidos na cenoura, o grande teor de iodo é um deles que influencia positivamente o sistema endócrino, fazendo com que os hormônios da tireoide trabalhem no desenvolvimento do cérebro do bebê. Além disso, o iodo também ajuda a manter a temperatura corporal de ambos estável, tornando a gravidez mais cômoda.

Ajuda no Desenvolvimento das Células

Um dos Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez é a presença da vitamina A , que favorece o desenvolvimento celular do bebê. Além disso, contribui para o funcionamento das defesas do corpo que protegem os tecidos da pele e também reforça a adesão da placenta.

Contribui para Manter um Peso Ideal

A cenoura possui baixo teor calórico, sendo ideal para purês sopas e saladas. Incluir o consumo diário de cenoura na dieta não afetará o seu peso.

Capaz de Eliminar Toxinas

A cenoura também atua como agente purificador do fígado, eliminando toxinas, fortalecendo e tonificando a função hepática, principalmente o seu sumo. No entanto, não é recomendável beber o sumo de cenoura em excesso para evitar a pele alaranjada. Para garantir, recomendam-se apenas 100 gramas de cenoura para garantir as doses diárias de vitamina A necessárias ao organismo da grávida.

Fonte de Energia

A cenoura possui uma enorme quantidade de açúcares que mantém os níveis de energia constantes, uma vez que são liberados lentamente no organismo. Ao contrário dos açúcares refinados, que fazem disparar esses níveis e até comprometer com uma diabete gestacional

Além disso, isso ainda melhora e aumenta o volume sanguíneo que, por sua vez, aumenta e melhora a produção do leite.

Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez: Receitas

Suco de Cenoura 3 em 1

Por ser um alimento muito versátil e possuir várias formas de ser consumida, são inúmeras as receitas que podem ser preparadas. Para ajudar, vamos indicar duas receitas muito fáceis e rápidas de preparar que vão garantir todos os Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez. São elas:

Suco de Cenoura 3 em 1

Esta receita de suco energético é ideal para para incluir a cenoura na dieta, principalmente em dias muito quentes para hidratar. A receita inclui também beterraba, mas caso não goste, é possível retirá-la e fazer o suco apenas com a laranja e a cenoura. O suco é excelente para aproveitar os benefícios de consumir cenoura na gravidez.

Ingredientes:

  • 4 xícaras de suco natural de laranja;
  • 1 cenoura média;
  • 1/2 beterraba;
  • 1 colher de chá de açúcar ou mel;

Modo de Preparo:

  • Pique a beterraba e a cenoura em pedaços pequenos;
  • Em seguida, bata no liquidificador;
  • Coe a mistura separando o líquido da polpa;
  • Adicione o açúcar ou o mel para adoçar;
  • Sirva gelado.

Salada Tipo Coleslaw

A salada do tipo coleslaw é uma receita muito saborosa de sabor agridoce. Você pode consumi-la sozinha ou servir como acompanhamento de sanduiche, uma carne de panela ou até mesmo no churrasco. É rápida e prática, e o melhor, crua.

Isso vai garantir que você obtenha todos os benefícios de consumir cenoura crua na gravidez se incorporá-la na sua dieta nesse período.

Ingredientes:

  • 1/2 copo de maionese;
  • 1/3 copo açúcar;
  • 1/4 copo leite;
  • 1/4 copo manteiga ou margarina derretida;
  • 2 1/2 colher de sopa de suco de limão;
  • 1 1/2 colher de café de vinagre branco;
  • 1/2 colher de café de sal;
  • 8 copos de repolho verde (ralado finamente);
  • Repolho roxo (a gosto);
  • 1/4 copo de cenoura (ralada finamente);
  • 2 colheres de sopa de cebola (ralada finamente);
  • Salsinha para decorar.

Modo de Preparo:

  • Rale o repolhos verde crú e bem lavados;
  • Deixe de molho um pouco e na água quente com uma pitada de sal, por aproximadamente 2 minutos;
  • Escorra a água bem e misture a cenoura, cebola e o repolho roxo, tudo ralado;
  • Misture a maionese, o açúcar, o leite, a manteiga, o suco de limão e o vinagre;
  • Em seguida leve para geladeira por 30 minutos antes de servir;
  • Salpique salsinha para decorar e sirva.

Por fim, os Benefícios de Consumir Cenoura na Gravidez são tantos que a cenoura é uma hortaliça que deve estar sempre presente na sua rotina alimentar. Principalmente, durante a gravidez. Assim, você será capaz de garantir todos os benefícios da cenoura em sua alimentação diária.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: