Benefícios das Oleaginosas. Porque vocnão Deixe de Consumi-las!

Kinax

Muitos dos Benefícios das Oleaginosas, são desconhecidos para grande parte das pessoas. As oleaginosas são as frutas que possuem casca rígida e semente comestível, como castanhas, nozes, castanha do Pará, pistache, castanha de caju, amêndoa e avelã. Estas sementes possuem um alto teor de lipídeos quando são consumidos in natura.

Lista de Benefícios das Oleaginosas

Por ter uma alta concentração de gordura, as oleaginosas foram o principal alimento dos homens há milhares de anos. Dessa forma, elas ajudaram a garantir a sobrevivência da espécie. Conheça logo abaixo os tipos de sementes e confira os Benefícios Das Oleaginosas para saúde e bem estar.

Tipos:

Castanha do Pará

A castanha do Pará é originária da floresta amazônica, sendo considerada uma das melhores oleaginosas para a saúde, já que possui muitos benefícios. A semente desta castanha possui alta concentração de magnésio e selênio, ácidos graxos, sendo considerado um alimento antioxidante, combatendo os radicais livres do organismo e, dessa forma, prevenindo doenças graves como câncer e Parkinson.

Apenas duas frutas ao dia já são suficientes para garantir os benefícios desta oleaginosa. A castanha do Pará ajuda a diminuir o estresse, ansiedade, melhora do humor, prevenção de doenças circulatórias, entre outras.

Para quem está de regime a castanha do Pará é excelente, pois ajuda a saciar a fome. Além disso, a semente controla os níveis dos hormônios da tireoide no organismo.

Nozes

As nozes são consideradas as oleaginosas mais famosas e populares, sendo uma importante fonte de ácidos graxos (ômega 3). Com isso, a noz passa a ser excelente para o cérebro trabalhar ativamente, com melhora na memória das pessoas.

Leia Também ↓↓: 

Diante disso, a noz passou a ser consumida para prevenir doenças degenerativas, como Parkinson, Alzheimer e demência. Além disso, esta semente possui grande quantidade de vitamina E, prevenindo inflamações e os vasos sanguíneos.

Ao consumir nozes, as pessoas podem ficar livres de doenças graves, como câncer, principalmente o câncer de mama e o de próstata.

benefícios das oleaginosas

Amêndoas

As amêndoas possuem uma grande quantidade de antioxidantes (flavonoides, fenóis e ácidos fenólicos). Além disso, essa oleaginosa é rica em vitaminas E e B1, minerais (zinco, cobre, magnésio e cálcio). Sendo assim, fonte de gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na saúde do coração, ajudando a evitar ataques cardíacos e infartos.

As amêndoas têm uma grande quantidade de nutrientes, mas as fibras presentes na semente ajudam a controlar o índice glicêmico. Diante disso, estas sementes passaram a fazer parte da dieta de pessoas que precisam manter a restrição de muitas calorias.

Castanha de Caju

Leia Também ↓↓: 

A castanha de caju é indicada para prevenir anemia, já que possui grande quantidade de zinco. Além disso, protege o sistema cardiovascular, equilibra os hormônios, tem função antioxidante e regenera os músculos. Isso sem falar no sabor da castanha de caju, que é bem característico.

Para quem frequenta academias, precisa saber que a castanha de caju possui arginina, que é um aminoácido que ajuda a promover o aumento do fluxo do sangue para os músculos. Desta forma, ocorre um melhor desempenho no momento do treino e, também, após o mesmo, já que ocorrerá uma recuperação mais rápida.

Outras oleaginosas que trazem benefícios para a saúde

Agora que você conheceu os Benefícios das Oleaginosas. Então, não deixe de consumi-las a qualquer hora do dia. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!


Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: