Você se Surpreenderá Com Esses 9 Espetaculares Benefícios das Nozes!

Embora os Benefícios das Nozes sejam pouco conhecidos pela população, diversas pesquisas comprovam que as substâncias contidas nestes alimentos oferecem inúmeras vantagens para a saúde.


Quer saber quais são elas? Acompanhe nosso post!

Benefícios das Nozes para a Saúde

Favorece o Coração

Uma pesquisa realizada por especialistas do Hospital Clínico de Barcelona apontou que as nozes contêm proteínas muito eficazes no combate às doenças cardiovasculares.

Esta mesma pesquisa verificou que o consumo de nozes contribui para inibir a absorção da gordura perniciosa ao organismo.

Reduz o Colesterol Ruim

Por meio de estudos, os espanhóis também chegaram à conclusão de que os efeitos obtidos pelo consumo de nozes são mais positivos que os do azeite de oliva, desempenhando um papel essencial na eliminação do colesterol ruim, o LDL.

Promove a Saúde das Artérias

Além de fortalecer o coração e diminuir o colesterol, as nozes contribuem para manter a saúde das artérias, tornando-as mais flexíveis.

Isso faz com que sejam consideravelmente diminuídos os riscos de infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Benefícios da Nozes

Melhora o Funcionamento do Cérebro

Entre os Benefícios das Nozes, destaca-se o fato de elas estimularem o funcionamento do cérebro, favorecendo as sínteses neurais e também combatendo episódios de depressão, já que este alimento é rico em folato, uma substância essencial para regular o humor.

Ajuda a Emagrecer

Os nutricionistas são unânimes ao recomendarem o consumo de nozes para auxiliar no processo de emagrecimento.

O motivo disso é que esses frutos são riscos em fibras, proteínas e ômega 3, elementos responsáveis por combater inflamações a estimular a perda de peso.

Estabiliza os Níveis de Glicose

Outra das propriedades das nozes diz respeito à capacidade que elas possuem de estabilizar os níveis de glicose no sangue, prevenindo e combatendo uma doença que ainda atinge milhões de pessoas: o diabetes.

Previne o Câncer

Pesquisas realizadas por instituições norte-americanas apontaram que o consumo regular de nozes está associado à diminuição de incidência de câncer, sobretudo o de mama e o de próstata.

Retarda o Envelhecimento

As substâncias contidas nas nozes inibem consideravelmente o processo de envelhecimento, fazendo com que as pessoas que possuem o hábito de comer nozes apresentem uma aparência muito mais rejuvenescida.

Fortalece os Ossos

Outro dos importantes benefícios referentes ao consumo de nozes trata-se de elas atuarem no fortalecimento dos ossos, evitando o surgimento de doenças como a osteoporose.

Como Adotar o Consumo Diário de Nozes?

Pratos Que é Possível Utilizar Nozes

Para usufruir de todos os Benefícios das Nozes por meio de uma alimentação diária rica em nutrientes, é preciso:

  • Lembrar que elas devem ser consumidas com moderação. A quantidade diária recomendada é de cerca de 3 a 4 unidades por dia;
  • Embora elas sejam facilmente encontradas em supermercados, também recomenda-se adquiri-las em feiras livres e em lojas de produtos naturais, lembrando sempre de prestar atenção na validade e aspecto das nozes.

Em Quais Pratos é Possível Utilizar Nozes?

Além de ingerir as nozes puras, é muito interessante utilizá-las no preparo de pratos saudáveis, tais como:

  • Saladas de folhas e legumes;
  • Frutas com iogurte;
  • Bolos e tortas com massa integral;
  • Misturadas com frutas e granola;
  • Arroz temperado com legumes (poderá ser salpicado com as nozes picadas);
  • Na cobertura de sorvetes.

As nozes oferecem uma “crocância” especial a todos os pratos, contribuindo também para a percepção da saciedade.

Como é fácil perceber, para usufruir dos Benefícios das Nozes diariamente e obter muito mais saúde e qualidade de vida é bem mais fácil que muitos imaginam.

Se você gostou, aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: