Você sabia que a cor dos alimentos pode salvar a sua vida? Descubra o segredo!

Canal Cura Verde

Rate this post

Quem nunca ouviu que o seu prato deve ser repleto de alimentos coloridos e balanceados? Mas, será que isso é verdade? De fato, existem inúmeros benefícios das cores dos alimentos que podem ser excepcionais para a sua integridade física e mental.

Isso acontece porque as substancias que determinam a coloração destes alimentos também possuem os nutrientes essenciais para a saúde humana. Por isso, confira o que cada cor pode fazer pelo seu organismo e deixe o seu cardápio bem colorido! Basta conferir o nosso post!

Lista dos benefícios das cores dos alimentos

1 – Vermelho

Encontrado no tomate, no morango, no pimentão e em todos os alimentos vermelhos, o nutriente mais importante é o licopeno. Esse componente se trata de um antioxidante, que combate os radicais livres que antecipam os efeitos do envelhecimento e prejudicam o seu coração.

Os benefícios das cores dos alimentos vermelhos ainda tem a ver com a alta concentração de vitaminas A, C e do complexo B, do cálcio, do potássio e do acido fólico.

2 – Laranja

O elemento determinante para a tonalidade de laranja de frutas e verduras é o betacaroteno, que também possui finalidade antioxidante. O betacaroteno é quem concede origem a vitamina A no organismo, sendo medicamento indicado para melhorar o funcionamento dos olhos, fortalecer os cabelos, as unhas e o sistema imunológico.

Você pode encontrar esse elemento na manga, no mamão, na abobora, na cenoura e no damasco.

 

Benefícios das cores dos alimentos

3 – Amarelo

Quer saber onde encontrar os benefícios das cores dos alimentos em amarelo? As principais fontes são o maracujá, a laranja e o abacaxi. Essas frutas são vitais para a imunidade alta. Além disso, as frutas cítricas contem vitamina C, que protege contra gripes, resfriados, febres e outras enfermidades.

4 – Verde

A abobrinha, o abacate e as folhas verdes contam com uma grande quantidade de nutrientes, ferro e fósforo. O ferro encontrado nos alimentos verdes é relevante para a boa circulação sanguínea, evitando a anemia, a desnutrição e o cansaço. Enquanto que o fósforo é responsável por deixar os ossos e os dentes bem mais fortes.

5 – Roxo

A ameixa, a beterraba, o figo e a uva são alguns dos alimentos com a cor roxa que podem reduzir os efeitos do envelhecimento e acabar com substancias cancerígenas no seu organismo.

Leia Também ↓↓: 

Diversidade é bem-vinda no seu cotidiano!

De fato, você pode usufruir dos benefícios das cores dos alimentos ao priorizar os pratos bem diversificados e contendo todos os grupos nutricionais, especialmente, nas refeições mais importantes do dia: o café da manhã, o almoço e o jantar.

Fica evidente que a preferência por uma refeição que contemple todas as vertentes tende a proteger muito mais o seu corpo, aumentando a sua resistência e a imunidade. No fim das contas, você estabelece a qualidade de vida, literalmente, pelo que consome no dia a dia!

Gostou de saber mais sobre os benefícios das cores dos alimentos? Então, aproveite para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos pelas redes sociais!


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: