Você vai se Surpreender com os Incríveis Benefícios da Urtiga

Os benefícios da urtiga, uma planta bastante utilizada pelos brasileiros, oferece inúmeras vantagens para saúde nos mais diversos aspectos.


Para saber quais são eles e quais as melhores maneiras de preparar a urtiga, basta acompanhar este post!

Lista dos Benefícios da Urtiga

Auxilia no Tratamento da Artrite

Um dos principais benefícios da urtiga consiste no poder que ela exerce para o tratamento natural da artrite reumatoide, uma doença que ainda afeta inúmeras pessoas.

Por conter substâncias que combatem a inflamação em níveis crônicos, o chá desta planta também é muito recomendado para pessoas que sofrem de: reumatismo, gota, fibromialgia, tendinite e lúpus.

Auxilia no Processo Digestivo

Entre as propriedades medicinais desta planta, reside o fato de ela auxiliar no processo digestivo, combatendo o refluxo, o excesso de gases e a constipação intestinal.

Favorece a Saúde da Próstata

A urtiga desempenha um papel fundamental para a saúde da próstata, já que esta planta atua no tratamento natural do inchaço e da inflamação, reduzindo também os riscos de câncer nesta região do corpo.

Combate a Anemia

Por conter excelente quantidade de ferro, a urtiga apresenta resultados eficazes na prevenção e combate de processos anêmicos, estimulando a produção natural dos glóbulos vermelhos.

Reduz o Inchaço

Outra das propriedades desta planta diz respeito a ela diminuir a retenção de líquidos pelo corpo, agindo naturalmente no combate ao inchaço.

 

Benefícios da Urtiga

Favorece as Funções Renais

Por ser rico em vitamina B e em fósforo, o chá de urtiga é um excelente remédio natural para os rins, auxiliando no tratamento de pedras e também prevenindo a ocorrência de infecções urinárias.

Melhora a Saúde Bucal

Ainda com relação aos benefícios da urtiga, outro deles trata-se da saúde bucal.

Esta planta, além de combater as bactérias que prejudicam os dentes e as gengivas, colabora para manter os dentes firmes em virtude da alta quantidade de colágeno que ela possui.

Trata Doenças Respiratórias

As substâncias contidas na urtiga ajudam no tratamento de doenças respiratórias, tais como: gripe, bronquite, sinusite e também dores de garganta.

Combate o Diabetes

Pelo fato de esta planta cooperar para equilibrar os níveis de glicose na corrente sanguínea, ela é considerada uma importante combatente natural do diabetes.

Cuidados Quanto ao Consumo de Urtiga

Embora existem inúmeros benefícios da urtiga para a sua saúde, é necessário seguir alguns cuidados com relação a ela.

As folhas frescas dessa planta podem provocar reações alérgicas, sobretudo na pele. Justamente por esta razão, ela jamais deverá ser consumida crua.

Além disso, tanto o plantio quanto a colheita e manuseio da urtiga deverão ser feitos com luvas, evitando contato com a pele.

Como Fazer o Chá de Urtiga?

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de urtiga seca;
  • 4 xícaras de água fervente.

Preparo:

  • Colocar as folhas secas de urtiga em um recipiente grande;
  • Despejar a água fervente e abafar a mistura;
  • Deixar a infusão descansando por cerca de 10 minutos até que esfrie e as propriedades da planta sejam bem absorvidas pela água;
  • Coar, adicionar mel e beber.

Obs: este chá pode ser armazenado na geladeira e ingerido no decorrer do dia.

Como é possível perceber, usufruir de todos os benefícios da urtiga é muito simples, basta seguir todas as recomendações mencionadas.

Se você gostou deste texto, compartilhe com os seus amigos agora mesmo!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: