Benefícios da Sete Sangrias – Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Indicações

Conheça os Benefícios da Sete Sangrias e descubra que essa planta possui muitas propriedades medicinais que são importantes para a saúde do corpo humano.


Mas como você pode ter certeza de que esse remédio caseiro realmente ajuda ou é apenas uma mentira? A resposta é: entendendo quais são os Benefícios da Sete Sangrias.

É possível diluir a gordura com a ingestão dessa infusão? Existem mais benefícios para a saúde? Será que tem algum efeito colateral?

Descubra as respostas lendo esse artigo. Saiba mais sobre os Benefícios da Sete Sangrias e o que mais a erva fará para mudar a sua vida.

Benefícios da Sete Sangrias

O Que é a Planta Sete Sangrias?

Essa planta, que muitos chamam de sete sangrias, também leva o nome de:

  • Guaxuma;
  • Cuféa;
  • Chiagari;
  • Guanxuma-vermelha;
  • Galsamona;
  • Capim-sangue.

Nativa da América do Sul e Central, ela traz benefícios de limpeza de determinados resíduos e toxinas do organismo, uma vez que atua como:

  • Digestivo;
  • Hipotensiva;
  • Laxante;
  • Sedativa;
  • Diurético;
  • Cardiotónico;
  • Nas glândulas sudoríparas;
  • Antioxidante.

Os Benefícios da Sete Sangrias Para o Emagrecimento

Um dos Benefícios da Sete Sangrias no organismo é ter um efeito diurético, pois, como chá, ele estimula o processo de eliminação de água acumulada no corpo por intermédio da urina.

É útil em termos de retenção de líquido, onde o excesso que ocasionalmente acontece no organismo pode acarretar inchaço. Removendo esse excesso é possível que a pessoa adquira um corpo com aspecto mais delgado.

Contudo, deve-se lembrar sempre da importância em manter a atenção ao uso de diuréticos.

Estes não devem eliminar toda a água corporal, pois resultará em uma severa desidratação.

Outro alerta que se deve fazer é com relação ao detalhe de que a infusão de sete sangrias não é milagrosa. Funciona, mas não por completo.

Não basta apenas ingerir a bebida e imaginar que perderá peso magicamente.

Sua ingestão é um tratamento adicional, unido com uma alimentação saudável, regrada e bastante nutritiva.

Além disso, é imprescindível a realização de atividades físicas regulares para potencializar a queima de calorias.

Outros Benefícios da Sete Sangrias

A seguir poderemos ver alguns sintomas de doenças que podem ser tratadas a partir do consumo do chá de sete sangrias.

Insônia

Um dos Benefícios da Sete Sangrias é a propriedade sedativa. Ele pode ser ingerido para a redução insônia, contribuindo, assim, para uma noite com sono tranquilo.

Regulagem da Pressão Arterial

A sete sangrias também tem efeitos hipotensivos, reduzindo a pressão alta. Contudo, mesmo a infusão sendo altamente benéfica nesse quesito, pacientes que sofrem desse mal devem consultar um médico.

A orientação do profissional de saúde é imprescindível, pois o consumo por conta própria pode acarretar problemas mais sérios. Se a quantidade for além da indicada, a pressão pode cair abruptamente e agravar o quadro clínico.

Tratamento de Enfermidades da Pele

O auxílio no tratamento de doenças da pele, como psoríase e eczema, conferem a planta o título de milagrosa também. Ela é ótima, tanto para inflamação, quanto para irritação que traz a vermelhidão.

Poder Antioxidante

Mais um dos Benefícios da Sete Sangrias é seu poder antioxidante. Isso quer dizer que ela tem efeito no combate aos tais radicais livres. O que tanto ouvimos falar e que ocasionam doenças terríveis como envelhecimento precoce e até câncer.

Efeitos no Sistema Digestivo

Sua potencial propriedade digestiva contribui para a limpeza de toxinas e de determinados resíduos dos intestinos e estômagos.

Como Fazer um Chá de Sete Sangrias

Benefícios da Sete Sangrias - Chá

Se você deseja iniciar um tratamento adicional com o chá da erva de sete sangrias, siga essa receita e a forma de consumo.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas de sete sangrias;
  • 1 litro de água.

Método de preparo:

Deixe as folhas de sete sangrias e a água ferverem juntas. Assim que levantar fervura, desligue e espere esfriar. Coe e consuma cerca de 30 minutos antes das refeições.

Efeitos Colaterais e os Cuidados a se Tomar

Esse chá não deve ser ingerido por crianças, mais especificamente as que tenham menos de 7 anos de idade. Gestantes e lactantes também tem o uso restringido do chá de sete sangrias, pois pode ser bastante arriscado.

É importante ressaltar que existem diversos Benefícios da Sete Sangrias, mas seu chá não pode ser tomado em excesso nem continuamente.

O uso indiscriminado pode acarretar uma queda súbita e perigosa da pressão arterial. Também há casos de diarreia, uma vez que a planta tem efeitos laxativos de grau leve.

Para que não ocorra nenhuma interação ou efeito nocivo, recomenda-se a consulta preliminar com o médico. Ele poderá dar as devidas orientações.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: