Você sabia que a quinoa ajuda a emagrecer? Confira outras dicas sobre este alimento!

Kinax

Os benefícios da quinoa, que também é conhecida como quinoa, são tantos que muitas pessoas acabam desconhecendo as maravilhas que o alimento pode fazer pela nossa saúde. Por isso, o grão passou a ser conhecido como “supergrão” ou “superalimento”.

Por ser livre de glúten, a quinoa pode ser a substituta do arroz nas refeições, já que a mesma é um alimento considerado de alto valor nutritivo. Porém, mesmo com tantos benefícios para a saúde o alimento ainda é desconhecido por muitas pessoas.

A quinua é um cereal ou grão integral, já que seu consumo ocorre de forma natural, sem precisar que o grão seja moído ou refinado. Com isso, as pessoas que consomem o alimento só ganham mais valores nutricionais na dieta. Atualmente, existem três tipo de quinoa: branca, vermelha e preta.

Lista de benefícios da Quinoa

1- Ação antioxidante

Além dos benefícios das vitaminas e minerais, a quinoa possui moléculas chamadas flavonoides, que são antioxidantes vegetais. A quercetina e kaempferol, que são dois flavonoides presentes na quinoa, possuem ação anti-inflamatória. Além disso, estudos comprovam que a quinoa é um excelente alimento para combater vírus, câncer e depressão.

2- Proteínas

De acordo com nutricionistas, a quinua é um alimento vegetal completo quando o assunto é proteína, já que o grão contém aminoácidos essenciais para manter nosso organismo saudável. O aminoácido essencial não é produzido pelo organismo. Com isso, é preciso consumir alimentos que contenham proteínas completas, como é o caso da quinoa.

Existem nove tipos de aminoácidos presentes nos alimentos, sendo que a quinoa possui a maior parte dos mesmos. Por ser tão completo quando o assunto é proteína, o grão pode substituir a proteína animal, podendo ser consumida por veganos e vegetarianos que não comem carne.

Leia Também ↓↓: 

3- A quinoa é ideal para quem tem intolerância ao glúten

Atualmente, muitas pessoas têm alergia de alimentos, mas a quinoa é livre da presença do glúten. Assim, fica mais fácil o consumo do grão pelas pessoas que são alérgicas. Com isso, a quinoa se tornou a substituta do trigo, que contém glúten.

benefícios da quinua

4- Redução do colesterol

As fibras da quinoa ajudam a reduzir os níveis do colesterol no sangue. Com isso, vem sendo muito procurada por pessoas que sofrem com o problema. Além disso, o grão ajuda na redução de doenças cardiovasculares nas pessoas.

5- Baixo índice glicêmico

Alimentos que têm alto índice glicêmico são responsáveis por aumentar os níveis de açúcar no sangue, provocando assim obesidade nas pessoas. Porém, este não é o caso da quinoa que possui baixo valor glicêmico.

Leia Também ↓↓: 

Diante disso, o alimento é muito consumido por diabéticos, já que o índice glicêmico da quinoa é de apenas 53.

6- Perda de peso

Hoje, a vida agitada e o consumo de alimentos rápidos e nem sempre saudáveis contribuem para o aumento de peso entre as pessoas. Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda a aumentar o metabolismo, reduzindo o apetite. A grande quantidade de fibras do grão também ajuda a controlar a saciedade, o que faz com que a pessoa consuma menos alimentos.

7- Incorpore já a quinoa na sua alimentação diária

É muito simples utilizar o grão no dia a dia, pois basta substituir o arroz pela quinoa na principal alimentação do dia, ou se preferir colocá-la em pratos quentes ou saladas frias. O grão cozinha em menos de quinze minutos.

Dicas de preparo da Quinoa

Para utilizar a quinoa é preciso remover seu revestimento natural, que é uma casca dura e amarga chamada saponina. Para isso, basta lavar o grão antes de colocar na panela para cozinhar.

Depois de cozida, a quinoa tem seu tamanho expandido. Em seguida, coloque o grão em um recipiente com tampa e leve para a geladeira. Seguindo todos os cuidados, o produto pode ficar na geladeira por até seis meses.

Gostou de conhecer todos os benefícios da quinua? Aproveite para divulgar nas redes sociais para seus amigos!


Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: