Você sabia que a quinoa ajuda a emagrecer? Confira outras dicas sobre este alimento!

Kinax

Os benefícios da quinoa, que também é conhecida como quinoa, são tantos que muitas pessoas acabam desconhecendo as maravilhas que o alimento pode fazer pela nossa saúde. Por isso, o grão passou a ser conhecido como “supergrão” ou “superalimento”.

Por ser livre de glúten, a quinoa pode ser a substituta do arroz nas refeições, já que a mesma é um alimento considerado de alto valor nutritivo. Porém, mesmo com tantos benefícios para a saúde o alimento ainda é desconhecido por muitas pessoas.

A quinua é um cereal ou grão integral, já que seu consumo ocorre de forma natural, sem precisar que o grão seja moído ou refinado. Com isso, as pessoas que consomem o alimento só ganham mais valores nutricionais na dieta. Atualmente, existem três tipo de quinoa: branca, vermelha e preta.

Lista de benefícios da Quinoa

1- Ação antioxidante

Além dos benefícios das vitaminas e minerais, a quinoa possui moléculas chamadas flavonoides, que são antioxidantes vegetais. A quercetina e kaempferol, que são dois flavonoides presentes na quinoa, possuem ação anti-inflamatória. Além disso, estudos comprovam que a quinoa é um excelente alimento para combater vírus, câncer e depressão.

Leia Também ↓↓: 

2- Proteínas

De acordo com nutricionistas, a quinua é um alimento vegetal completo quando o assunto é proteína, já que o grão contém aminoácidos essenciais para manter nosso organismo saudável. O aminoácido essencial não é produzido pelo organismo. Com isso, é preciso consumir alimentos que contenham proteínas completas, como é o caso da quinoa.

Existem nove tipos de aminoácidos presentes nos alimentos, sendo que a quinoa possui a maior parte dos mesmos. Por ser tão completo quando o assunto é proteína, o grão pode substituir a proteína animal, podendo ser consumida por veganos e vegetarianos que não comem carne.

3- A quinoa é ideal para quem tem intolerância ao glúten

Atualmente, muitas pessoas têm alergia de alimentos, mas a quinoa é livre da presença do glúten. Assim, fica mais fácil o consumo do grão pelas pessoas que são alérgicas. Com isso, a quinoa se tornou a substituta do trigo, que contém glúten.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: